ENTENDA O QUE MUDA NO SISTEMA DE APOSENTADORIAS DA ARGENTINA, SEGUNDO A PROPOSTA DE MAURICIO MACRI

 

Por Úrsula Asta especial para Jornalistas Livres

 

Atualmente, as aposentadorias são modificadas duas vezes por ano (em março e setembro) pela chamada “lei de mobilidade da aposentadoria”. É uma norma que foi aprovada em 2008. Antes desta lei, aprovada durante a administração Kirchner, o governo nacional decidiu discricionariamente quanto se aumentaria as pensões.

Segundo o projeto aprovado no Senado, e que agora pela segunda vez o governo argentino pretende adotar na Câmara para que se torne lei, a fórmula de aumento de aposentados e pensionistas, ou seja, dos veteranos da Guerra das Malvinas, pessoas com deficiência e beneficiários do plano social Atribuição Universal por Criança, seria alterada.

De acordo com o projeto de reforma das pensões, a mobilidade (aumentos) será baseada em uma variação de 70% da inflação e em um aumento de 30% de acordo com a correção dos salários, que será aplicado trimestralmente nos meses de março, junho, setembro e dezembro de cada ano. Com este cálculo, os aumentos seriam inferiores do que até agora. Por exemplo, o próximo aumento dos aposentados será de 5,7%, em vez de um aumento de 12%, que seria o aumento de acordo com a fórmula atual. O que implicaria milhares de pesos em perdas para o bolso anualmente.

Além disso, a nova lei concederia ao empregador o poder de intimar o trabalhador a se aposentar, uma vez que este último alcance 70 anos e atenda aos requisitos de aposentadoria.

Além disso, o estado nacional diz que garante aos aposentados com 30 anos de contribuições o pagamento de um suplemento monetário até atingir uma pensão equivalente a 82% do valor do salário mínimo, vital e móvel. No entanto, o aumento não seria significativo uma vez que, atualmente, a aposentadoria mínima representa 81,8% desse salário mínimo. Ou seja, é quase nulo.

Finalmente, é importante enfatizar que essa reforma – ou ajuste a aposentados e a todos que recebem pensões – vai de mãos dadas com outros projetos, a reforma tributária e a reforma trabalhista. Todos os três envolvem perdas de direitos e do poder de compra para a maioria.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS