Diversos países declaram apoio à Venezuela em relação a expulsão de diplomatas

Por conta da pandemia do coronavírus, o ato em solidariedade ao povo venezuelano organizado pelos Comitês General Abreu e Lima, de Brasília, Cabano Bolivariano, do Pará, Solidariedade a Revolução Bolivariana, do Rio de Janeiro, e Comunicação Nacional Zequinha Barbosa, aconteceu on-line. Com a participação de representantes do Uruguai, Argentina, República Dominicana, Venezuela e de diversos estados brasileiros, o ato durou quase 3 horas.

A manifestação marcou o fim do prazo determinado pelo governo Bolsonaro para que o corpo diplomático venezuelano deixasse o Brasil. No último dia 30, um documento assinado por Wellington Alberto Silva Mendes, Comandante em Exercício do Comando de Policiamento Regional Metropolitano II da Policial Militar do Distrito Federal, determinou que caso não se retirassem, os diplomatas seriam considerados “persona non grata” pelo Estado brasileiro e que teriam o prazo de 48 horas, até dia 04, para que saíssem do país. Segundo ele o documento foi redigido seguindo as decisões de Ernesto Araújo, Ministro das Relações Exteriores, e André Mendonça, novo Ministro da Justiça.

Já na noite do dia 01 a Polícia Militar colocou uma viatura em frente a Embaixada da Venezuela em Brasília. A ordem é que os policiais permaneçam no local até segunda-feira.

Também participaram do ato os deputados Paulo Pimenta, do Brasil, e Omarlena Abreu, do MET, Estado de Miranda, da Venezuela.

 

Entenda o caso

Na última terça-feira, o Itamaraty enviou um ofício à Embaixada da Venezuela para pressionar a saída dos diplomatas até o próximo dia 02 de maio, amanhã. Mas a saída não deve ocorrer no dia 02, e já que o prazo é de 48h horas após a notificação, que ainda não aconteceu. Segundo o documento, quem permanecer no país, será considerada “persona non grata” e perderá os direitos diplomáticos.

A determinação vem dois meses após Jair Bolsonaro declarar que todos os diplomatas e funcionários do governo venezuelano deveriam deixar o Brasil, e, curiosamente, vem, também, de encontro com os crimes que Trump e os Estados Unidos tramam contra a Venezuela. Todos os diplomatas brasileiros que trabalhavam na Venezuela retornaram para solo brasileiro em 17 de março por determinação de Bolsonaro.

Na tarde da última quinta-feira, 30, o governo da Venezuela se negou a abaixar a cabeça à determinação sem-sentido para retirar o corpo diplomático do Brasil. Em nota denunciou que Jair Bolsonaro faz “pressões desnecessárias” e que as supostas “negociações prévias” entre os dois países, ditas pelo governo brasileiro, nunca aconteceram de fato.

Para agradar Trump Bolsonaro diz que expulsará diplomatas da Venezuela

“O corpo diplomático e consular da Venezuela no Brasil não abandonará suas funções sob artifícios fora dos parâmetros do direito internacional”, diz um trecho do texto, que também acusa Bolsonaro de ser “abertamente subordinado” aos Estados Unidos. O texto também exemplifica a crueldade bolsonarista que irá aumentar, com uma manobra para fechar os escritórios consulares da Venezuela, a negligência com comunidade venezuelana no Brasil.

De forma covarde, o governo brasileiro reconhece Juan Guaidó, presidente autoproclamando que vive de selfie, e não Nicolás Maduro, presidente eleito pelo povo.

O ofício documento do Comando da Polícia Militar prevê que o corpo diplomático, caso se recuse sair, seja expulso.

O texto pede “reforço de policiamento (em ambas extremidades da Embaixada) e apoio das tropas especializadas para estarem em condições de atuar a partir da madrugada do dia 03 para o dia 04 de maio de 2020, até que a embaixada seja desocupada”. E informa que já foi feita uma “ordem de serviço prevendo uma viatura fixa do dia 01 ao dia 04/05/2020” mas reclama que “apenas uma viatura no portão frontal da Embaixada pode não ser suficiente para evitar a entrada de manifestantes e movimentos sociais pró-Maduro, em especial na madrugada de Domingo (03/05) para Segunda-feira (04/05) e manhã desta, a qual pode também vir a ocorrer paulatinamente e pelo portão de pedestres de trás da Embaixada”.

Atravessando uma pandemia que já matou mais de 6 mil pessoas só no Brasil, Bolsonaro assume agora que, além de não se importar com o povo brasileiro que dia a dia enterra seus entes queridos, também não se importa com os imigrantes. Ainda que a situação na Venezuela seja muito melhor para quem enfrenta o coronavírus – o país tem apenas 10 mortes, neste momento é impossível retornar ao país, uma vez que a fronteira está fechada e não há voos previstos entre Brasil e Venezuela.

O procurador-geral da República, Augusto Aras, enviou um ofício nesta sexta-feira, 01, ao Ministério das Relações Exteriores pedindo que o Itamaraty suspenda a decisão que determinou a saída de diplomatas venezuelanos do país. No texto a PGR afirmar que a medida pode contrariar tratados e convenções internacionais diante da situação dos serviços de saúde na Venezuela em decorrência da pandemia do coronavírus.

Bolsonaro, fazendo o papel que já era esperado dele diante de Trump, coloca em risco a vida de idosos, mulheres, homens e crianças para causar um factoide que, além de endossar as atrocidades propostas pelos Estados Unidos, ainda serve para tirar o foco do fiasco da política federal de contenção do coronavírus.

Veja mais: Quem dera fôssemos a Venezuela – que tem 10 mortes por corona x Brasil 5.511

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Vocês são jornalistas livres, mas, não são jornalistas isentos… pelo que se pode notar são comunistas e pregam apoio a Venezuela que tem um presidente matando seu povo.. Por quê não se mudam para lá e levam a legião de admiradores do comunismo com vocês ?

  2. Vamos dizer a verdade,chega de falarem mentira,vamos mudar o nosso jeito de ver a politica,vcs da mídia não tem pena de um povo brasileiro cansado de escutar mentiras e mais mentiras,de um povo que anos e mais anos foi manipulado vcs são interesseiros querem o que afinal???crianças de 10 anos vcs quem transformar suas cabeça para livre escolha,vcs são loucos por que vcs não falam de um governo que fez o povo de palhaço que a nossa educação é umas das piores do mundo,na América só ganha da Venezuela hje existem professores mais incompetentes que seus próprio aluno não temos faculdades descende pq vcs seus palhaços que certamente ganham dinheiros pra fala besteira pq não dizem a verdade temos as piores faculdade do mundo,temos os piores leito de saúde do mundo MAS TEMOS OS MELHORES ESTADIO DE FUTEBOL DO MUNDO!!!Querem atacar um presidente que não tem dois ano de presidência. Um ex presidente que roubo o povo brasileiro FERNANDO COLLOR disse que se o presidente nao tem apoio da Câmara e do senado não resiste a presidência ainda vcs babaca acham bonito,acham que o presidente esta fazendo um trabalho ruim???me desculpe pelos erro em português pq foi a educação q eu recebi de um ensino medíocre e sinceramente povo que não tem virtude acaba por ser escravo

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da