Desembargador Souto Maior garante o direito à greve

O Desembargador  Souto Maior determinou multa de R$ 1 milhão por cada ato antissindical cometido pelas empresas que tentarem impedir a paralisação dos trabalhadores na adesão à greve geral convocada para sexta-feira (14/06) pelas centrais sindicais.

A decisão  é do Tribunal Regional do Trabalho (TRT) da 15ª Região que  garante o direito à greve para motoristas de ônibus no interior do estado de São Paulo .

Em sua decisão cita, entre outros,  o  Art. 9º da Constituição:  “ É assegurado o direito de greve, competindo aos trabalhadores decidir sobre a oportunidade de exercê-lo e sobre os interesses que devam por meio dele defender.”  Afirma ainda no texto que “Deflagrada a greve, é responsabilidade do empregador abrir negociação com os trabalhadores, inclusive para definir como será dada continuidade às atividades consideradas essenciais ou inadiáveis.”

O magistrado, ao longo do despacho, reforça Constituição de 1988, fruto do processo de redemocratização do país “que só foi possível em decorrência do advento de muitas greves”, garante o direito à greve.

Por ato “antissindical” Souto Maior  define que “valer-se de qualquer força impeditiva ou opressiva do Estado” identificados pelo magistrado como com “aparatos policiais (da força pública e de entidades privadas, para reprimir ou inviabilizar atos pacíficos e falas dos trabalhadores em greve” ou “dar continuidade aos serviços sem negociar com o sindicato ou a comissão de greve”.

A liminar do desembargador vem em resposta à ação da entidade Interurbano (Sindicato das Empresas de Transporte Urbano de Passageiros do interior do estado de São Paulo)  que pedia a manutenção de 80% do efetivo do transporte em funcionamento.

No texto, o magistrado  afirma: “Se a greve é um direito dos trabalhadores não compete ao empregador ‘decidir’ pelo fim da greve. Ao Estado, por sua vez, o que cumpre é garantir a efetividade dos direitos fundamentais e o direito de greve está consignado na Constituição como tal”

 Para o desembargador “ A greve efetiva não é o vazio. É a forma que os trabalhadores elegem para que sua voz seja ouvida.

 

 

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Desembargador EXEMPLO pra aqueles que insistem em rasgar a Constituição.

  2. Este Desembargador representa o povo trabalhador do Brasil.O povo sem medo de lutar!

  3. A genitora do eminente magistrado não deve ser usuária do transporte coletivo.

POSTS RELACIONADOS