Da República de Curitiba ao “Caos” dos Secundaristas

Foto: Melito/CWB Resiste

As mobilizações secundaristas que ocorreram em Curitiba no ano passado transformam-se em registro cinematográfico no documentário República do Caos, que teve sua pré-estreia no sábado (17/06), às 15 horas, na da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR), na capital paranaense. O longa, com uma 1h20 de duração, trata dos eventos ocorridos entre maio e novembro de 2016 e foi construído de forma coletiva utilizando-se de materiais  disponibilizados pela mídia livre, whatsApp e por veículos digitais, além de uma série de cenas e entrevistas inéditas capturadas pela equipe do filme.

Segundo um dos diretores, Paulo Jesus, “o desafio foi manter uma linguagem moderna e estética com tantas dimensões diferentes em que as imagens se encontravam.” Além disso, ele ressalta que a narrativa caótica e não linear foi uma decisão unânime da equipe que apostou na correlação dos eventos como “na teoria do Caos”. Paulo ainda lembra que o documentário é uma tentativa de demonstrar que Curitiba não é somente a capital da Lava-Jato.

estudante em documentário República do Caos
Foto: Melito/CWB Resiste

“É importante garantir um registro histórico desses acontecimentos, que marcaram a política local e nacional”, opina Mônica Ribeiro, também diretora do longa e professora do departamento de Educação da UFPR. “Os secundaristas, por exemplo, assumiram um protagonismo fundamental ao se organizarem nas ocupações”.

Além da preocupação estética e da coletividade, o filme valoriza o cenário da cultura local. As músicas utilizadas como trilha sonora do filme foram compostas por músicos radicados na capital paranaense.

O documentário também estará disponível no Youtube, a partir do dia 21 de junho e poderá ser assistido em 4 episódios de cerca de 20 minutos na plataforma.

sessão documentário República do Caos
Foto: Melito/CWB Resiste

Durante a estreia quem assistiu o documentário garantiu que sentiu aflição e empatia pelos estudantes. Na quarta, 21/07 ocorre outra exibição na UFPR. Dia 29/06 ocorrerá uma exibição na Unicamp em São Paulo.

Direção:
Mônica Ribeiro e Paulo Jesus

Traillers:
https://youtu.be/-kZ0GuxHcqQ

https://youtu.be/gHxp46naBcM

Serviço:

Página:
https://www.facebook.com/RepublicadoCaos/

Evento:
https://www.facebook.com/events/1733006646991651

Data: Quarta, 21 de junho.

Local: Observatório do Ensino Médio, primeiro andar do prédio Dom Pedro I da Reitoria da Universidade Federal do Paraná (UFPR). Entrada pela Rua General Carneiro, Centro de Curitiba.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Governo de Mato Grosso quer fechar escolas periféricas

Secretaria de educação alega “reorganização” para o fechamento de ao menos três unidades com décadas de funcionamento em Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá. População e ex-alunos estão mobilizados para impedir esse absurdo num momento em que ninguém sabe como será o próximo ano letivo por conta da Covid

10 Anos de Mostra Luta!

Entender e propor discussões sobre o momento atual e seus caminhos, as diversas faces e forças que muitas vezes oprimem a classe trabalhadora. Refirmar, dar