PM INVADE CASA EM FLORIANÓPOLIS E MATA ADOLESCENTE NEGRO QUE BRINCAVA COM ARMA DE PRESSÃO NO QUINTAL
Vitor Henrique Xavier Silva Santos, de 19 anos, foi assassinado por policiais militares no início da tarde de quinta-feira (18), no quintal de casa, no bairro Ingleses, em Florianópolis, enquanto a mãe trabalhava na cozinha de um restaurante. O jovem negro estava sentado em um pufe brincando de atirar em latinhas com uma arma de pressão quando foi baleado por dois policiais militares. Segundo a irmã, Vivian Silva dos Santos, 22 anos, eles invadiram a propriedade sem se anunciar e dispararam pelo menos cinco tiros. Os policiais estavam fardados e mascarados com balaclava para não serem reconhecidos.
“Eles passaram atirando, sem perguntar nada”, afirmou a irmã, que estava em casa no momento dos disparos. As marcas dos disparos ficaram cravadas no portão e no muro. Os dois irmãos moravam com a mãe, Vilma Silva dos Santos, 49 anos, que estava trabalhando como cozinheira em um restaurante na Agronômica quando o filho inocente foi morto. Vivian relatou ainda que os policiais tiraram o celular das mãos dela durante a ocorrência, o que a impossibilitou de avisar os pais de imediato sobre a morte do irmão.
Natural da Bahia, Vilma chegou a Florianópolis em 2011. Depois de cinco anos trabalhando na Capital, trouxe os filhos para morar com ela. A família vive na mesma casa há seis anos.
Parentes e amigos que prestavam solidariedade à família na noite do assassinato (18), disseram que Vitor “era um jovem prestativo, que ajudava em casa e era tranquilo”. Eles também afirmaram que o jovem costumava brincar com a arma de pressão e com o cachorro no quintal de casa. “Negro já nasce bandido para eles”, lamentou Rejane Gonçalves, uma amiga da família.
Vitor Henrique Xavier Silva Santos
O crime ocorre numa semana quando três pessoas são assassinadas em Florianópolis pela Polícia Militar que, sob o comando do governador bolsonarista capitão Moisés, tem se mostrado uma das corporações mais violentas e fora da lei no Brasil. Sem falar dos 80 tiros que assassinaram o músico Evaldo Rosa no Rio de Janeiro, caso que ontem teve como resultado mais um morto: o catador Luciano Macedo, de 28 anos que no momento da execução tentou ajudar Evaldo e sua família que foram vítimas do cheque em branco que Bolsonaro deu às forças de segurança pública para matar pobres e claro, negros.
A reportagem do estudante de jornalismo Vinícius Dias para o jornal ND pode ser lida originalmente aqui:
O corpo de Vitor Henrique Xavier Silva Santos, de 19 anos, está sendo velado na manhã desta Sexta-feira Santa (19), nos Ingleses, em Florianópolis. O velório ocorre em uma igreja da Assembleia de Deus, na rua Graciliano Manoel Cardoso, mesmo endereço em que o rapaz foi morto.
Tópicos Relacionados
Continue Lendo
Você pode gostar
154 Comments
154 Comments
Inácio da Silva
19/04/19 at 12:48
Uma idéia…esses que estão sempre espinafrando os policiais…sugiro que conclamem os jovens progressistas, de igual pensamento, a entrare para a polícia militar…assim teriam a oportunidade de mudar o comportamento da polícia pela base!!! Vejam que idéia boa!
Desmoralizando ??? Temos a polícia mais desmoralizada do mundo. Assassina, corrupta, miliciana, pau mandada da elite e racista. Se fosse um branco com arma nada aconteceria, pois está cheio de filhinho de papai exibindo arma nas mifias sociais e nada acontece. Bota uma coisa na tua cabeça: a polícia não tem aval pra matar, nem bandido muito menos inocentes. Ao contrário, ela tem o dever de proteger vidas e cumprir a Justiça.
É um crime atrás do outro da Polícia e do Exercíto agora. O Congresso Nacional nos representa não vão fazer nada? Eestamos voltando ao passado com o racismo em evidência, antes ainda era camuflado mas agora escancarou. Onde vamos parar? Ate onde isso vai? Ate chegar em nossas casas? Nossas famílias?
Pense viu Sr. Inácio q poderia ser seu filho se é q o Sr. Tem filhos. Como nao se comover c a morte estupida de um jovem inocente dentro da sua própria casa por policiais??? Em q mundo estamos vvendo ? O mundo do Capeta? Só pode.
a indiferença é o pior pecado que cometemos , como nao é comigo nao me impporto ,mas com certeza que uma hora dessas chegará na casa de todos nós o sr. bolsonaro faz apologisas\ a violencia e nada aconteceele disse vamos metralhar os petralhascomo era os petralhas e nao comigo , é nisso que deu! hiitler tambem dizia que iria acabar com os judeus,claro ninguem se lembrou disso quando deu seu voto a êle. nao era comigo, foi o que pensaram,mas agora começa chegar nas nossas casas.
Midia lixo!!! Bandidos são vocês, que escrevem uma materia dessas!!!! O Brasil esta essa bosta tambem por culpa desse jornalismo bandido!!! Quando voces precisarem da PM, favor ligar pro BATMAN!!! Quem devem ser exterminados da face da terra, sao voces dessa midia lixo!!!
Quem e contra a PM é tudo bandido!!!! Não vejo essa mídia lixo procurando solucoes parar melhorar o Brasil, so sabem criticar! Voces merecem a policia quem tem!!!
Eu considero bolsonaro o verdadeiro filho do diabo e que tem as mesmas ideologia do seu pai que é matar,roubar e destruir a policia desse país já é racista por natureza e trás consigo uma ideologia de que eles são os melhores e ainda vem um ser das profundezas do inferno para piorar o que já está ruim,todos os militares desse país votou em bolsonaro pois eles tem a esperança de que vão ter autorização para matar quem quer que seja principalmente negros eu conheço militares que disse que não existe ser mais racista que a policia e tem mais se tem alguém que quando morre vai direto para o inferno é policia
Desarmar a policia? Eu li isso? Só pode esta drogado, como a policia invade logo a casa onde um rapaz estava com uma espingarda de pressao? Que coisa nao, lamento muito pelo falecido, mas ta muito tendencioso essa materia.
Que jornalistinha mais sem vergonha heim… Fazer uma matemat sem vergonha dessa… Título: Jovem Negro adilesadole… Desde quando um camarada com 19 anos e adolescente… Matéria perniciosa… Acusando policiais ainda… os policiais deveriamdse unir e e processar este que fez a matéria… Jornalistinha fuleiro a vergonha
Quem comenta querendo tirar da polícia a responsabilidade por essa atrocidade orem, rezem e clamem para não passar pelo que essa família tá passando!!!!
Não entendo o porque da nomenclatura “jovem negro” , na realidade entendo sim, coisa de esquerdopata, com o simples intuito de dividir a sociedade . Não seria melhor dizer simplesmente “um jovem “?
O joio está em todos lugares, infelizmente, o Brasil vive a década de 1930 dos EUA, impunidade total para as grande raposas, e punidade excessiva para os pequenos.
Isso é resultado dos traidores da pátria que acham se donos do Brasil.
Essa elite faz o que quer, infelizmente tem seus cúmplices que são os três poderes que apoiam.
Todos vocês que apoiam e convive e aceita esses corruptos são cúmplices e traidores da pátria, e em breve o povo acordará, por mais que vocês tenham seus canhões, sua inteligência, o poder sobre os fantoches, cada um será cassado como rato em seu esgoto.
Traidores da pátria, não existe defesa para seus crimes.
Cedo ou tarde essa guerra vira e a vida de muitos custará, mas, portanto colheram o que plantou.
Os policiais não foram lá “de graça “, no mínimo houverem algumas denúncia de vizinhos. Reportagem que não ouve as versões dos dois lados não merece credibilidade
Que Deus console o coração desta família. O rapaz não cometeu nenhum crime, está claro. Como algum ser humano pode defender uma ação como esta?
Não pode ser chamado de ser humano, nem mesmo animal, mas podem ser chamados filhos de Satã.
Muito triste isso,o poder público que é pago. com dinheiro público perdeu a noção de suas funções ante a sociedade e procuram estar sempre acima do cidadão comum ,principalmente nas áreas de saúde e segurança, sempre foi.isso, agora com esse presidente tido piora porque é mais um semestre noção.
Boa noite. Para que eu possa ter uma posição pessoal sobre o fato narrado, preciso também ter a versão da polícia. Não vi na reportagem nada a respeito, ela existe?
Sobre o policial que foi alvejado na cabeça por um ladrão que tentou levar sua moto ninguém fala nada né jornalismo bandido que apoia ladrão tendencioso coloca a materia do jeito que quer acusando e ja julgando bando de vermes e tem que ver um manipulado chamar o presidente de filho do diabo LuLa e filho de quem entao só sabem criticar escrotos
Bom eu acho muito estranho uma família dentro de um carro que levou oitenta tiros e só um morrer .pelo jeito que aqueles bancos ficaram furados.e o carro não era para ter sobrado um sequer. Para mim aquele carro foi alvejado por.bandidis depois que as pessoas saíram para denigrir as força armadas, agora esse rapaz não sei o que aconteceu.esperemos.para saber os antecedentes dele. Pois as.vezes uma pessoa perigosa com uma ama na mão. Eu como policial não iria esperar ele atirar em mim…agora estou dizendo que não sei dos antecedentes dele. Mais aquele caso do rio de janeiro está muito suspeito .vcs viram no jornal como ficou o banco traseiro daquele carro.nao havia ninguém lá senão estariam todos mortos .
Os policiais entrao e deparam com um homem armado ,voces se preocupariam com a cor do homem ,parem de ser racistas e quererem colocar a polícia como racistas esse caso nao tem nada a ver com raca pelo amor d DEUS
Kkkkk adolescente de 19 anos?????? Calem a boca né, e outra tem q ver bem certinho, né ta mal explicado isso ai. Esquerdistas, vcs contra Bolsonaro são a favor do lulalixo ladrão safado e corrupto cales essas bocas
Os policiais hoje em dia se julgam os justiceiros e a raça negra sempre foi mal vista pela polícia e também pela sociedade,pois saibam de uma coisa tenho muito orgulho de ser negro e digo mais,se cor valesse alguma coisa papel higiênico não era branco,policiais de todos os estados vamos acordar pra realidade,tem muito branco fazendo mais Mérida doque os negros viu!
Bolsonaro n tem culpa de nada disso calem a boca, agora se sua esposa aparecer gravida a culpa é do Bolsonaro,? Haaa me poupem, haa e o choro é livre mas lula não..😂😂😂😂
Meu Deus estamos perdidos se a moda pegar o engraçado que eles só fazem maldade com os brasileiros os estrangeiros eles olham pide fazer o que quiser engraçado isso
Gente ou eu to cega ou eu to cega ,onde que esse rapaz é negro e outra tudo tem que ser investigado pra depois tirarmos uma conclusão,vamos parar de precipitaçao tanto para acudar quanto para defender…
Lamentável pela morte do rapaz mais muito vitimismo por ser um rapaz negro, parece até que ele foi mortp por ser Negro,hora se o policial vai atender a uma ocorrência e vê alguém de posse de uma arma a primeira iniciativa é defender sua vida,claro tem ser feita uma investigação e serem punidos com rigor o que não cabe é uma melosidada dessas com a morte do rapaz.
Meus pêsames a família do jovem! Espero que seja feita justiça…
Tudo é culpa do Bolsonaro agora? Quando um PM morre pela pátria, ninguém liga e nem se importa. Agora aparece esses merdas cheios de mi’mi’mi.
Mas que merda de reportagem é essa, quanta manipulação ,a polícia também é composta por pessoas negras e pobres também. Bando de jornalistas livres para manipular. Divulguem a notícia em toda sua verdade,VAGABUNDOS .Lamentável a morte do jovem,não creio que policias loiros de olhos claros estavam a caçar negros, têm-se que apurar o que houve e assim sim,dar a notícia, seus irresponsáveis. Não me venham encher o saco,não sou policia e nem tenho parente policial,e sou casado com uma mestiça e nordestina.Concordo com alguém aí ,que falou sobre os 80 tiros no Rio,muito suspeito só um ter morrido ,estão manipulando.
LamentavLa o que aconteceu, mais lamentável o intencin do jornal jovem negro, quanta ironia, poderia ser somente jovem ficaria mais agradável a notícia, começa a reportagem denegrindo a imagem do negro, só no Brasil mesmo
O rapaz suicidou na frente da polícia que foi lá dentro da sua casa pra ajudar o cidadão a enfrentar uma crise de depressão, mas ele se matou antes com um chumbinho. No caso do outro que estava dirigindo com sua família, cometeu o suicidio com 80 tiros de fuzil na sua propria cabeça e ainda atirou no sogro no banco de trás. Depois ainda teve tempo de sumir com o fuzil. Os soldados do exército tentaram socorrer o homem mas a sua esposa não permitiu. Ninguém tem culpa. Os policias e os soldados do exército são vítimas de difamação por jornalistas esquerdistas a serviço de Lula que planejou o suicídio dos dois homens em datas e locais diferentes.
Nossa a matéria desse jornal sempre tem uma chamada tendenciosa, jovem negro e fuzilado, se fosse uma pessoa Branca nesse caso também seria, esse foi foi péssimos policuas que faria isso com qualquer um. Sou negro e não concordo com o tittít dessa matéria.
Minha solidariedade a família desse rapaz.
É clara a intenção deste jornalista de meia tijela de tentar denegrir a imagem do governador e do presidente. Deve ser um pt radical e da mesma espécie do presidiário Luiz Inácio.
É só coincidência 90 % dos inocentes mortos por policiais são jovens negros. O músico fuzilado no RJ janeiro era negro, o catador que tentou ajudá-lo e foi assassinado era negro também. O advogado dos militares que fuzilaram o músico recebeu medalhas e honrarias do governo, também é coincidência. Pastem no jantar.
Adolescente, negro, brincando, inocente… Nota-se a verdadeira intenção dessa materia. Pior que ler uma lavagem cerebral dessa é ter que ler logo abaixo a proposta de desarmar os policiais. Bando de retardados!!!
Neste mundo existe bons e mais profissionais, falta é maior fiscalização dos policiais, muitos não possuem condições de se armar e outros tantos coniventes com o tráfico em geral ,outros usuários de drogas que fazem tratamento e logo voltam a portar armas sendo que essa doença não tem cura.
Por isso acontece essas calamidades.
Por causa desses militares despreparados e que militarismo nesse pais não dá certo,as bestas humanas desse policiais e que fazem toda uma população ficar descrente e com medo da polícia,bando de cavalo e burro
Eu acredito que os militares e os policiais estão errados e tem que pagar por isso. Só que tem muita gente culpando o governo, esse tipo de ação sempre aconteceu. Desde o governo do vagabundo do lula e suas corjas. Mas ninguém vem pra rua gritar quando esses bandidos matam as pessoas por causa de celular e outras crimes bárbaros q eles cometem pelas ruas, um bando de idiota falando besteiras, tá errado tem que pagar. Mas essas ações desastrosas da polícia sempre aconteceu, desde o governo desse ladrão que está preso e q hoje e tido como coitadinho.
Todos criticaram a polícia, mas já pararam para pensar que poderiam ser pessoas fantasiadas e não verdadeiros servidores públicos. Da mesma forma que vendem armas de brinquedo, falsas-fardas também são vendidas. Mas é mais fácil culpar a polícia, o inocente até que provem o contrário, só é para os jovens negros.
Noticia tendenciosa a colocar o cidadao contra o governo. Quanta burrice ao narrar que o governo deu carta branca para a policia matar pobres e negros. Isso e o limite do ridiculo.
Não esquentem povos… está vindo um grande asteroide…para acabar com tudo…..logo logo chega…..aí acaba toda essa intolerância….de vocês….essas divisão….
Canalhas, reportagem tendenciosa…a mídia Ta cada dia mais podre, como podem afirmar ele é inocente sem saber de nada ainda? Vcs sabem.diferenciar uma air soft de uma arma de fogo? Conhecem risco iminente? Então como podem fazer juízo de valor da situação? Vcs sempre demonizam a Policia Militar, mas n sabem nada do q esses guerreiros passam. Vcs acham q se fosse branco o resultado seria outro?
Esse site esta desatualizado. Com 19 anos ainda e adolescente. Atestado da incompetencia de fazer jornalismo e publicar uma materia seria. Isso e somente sensacionalismo. E procuraram a polícia pra saber a versao dos policiais??
Gente, se realmente o fato ocorreu como consta a matéria, houve um erro pericial por parte dos agentes(que devem pagar pela imperícia). No entanto, quero dizer que a maioria esmagadora das ocorrências não têm esse desfeixo lamentável. Isso deixa claro que a maioria dos policiais cumpre com o seu papel de proteger a sociedade.
Mas essa sociedade hipócrita usa desses fatos isolados e condena toda a corporação.
Ai da sociedade se não fossem os policiais do bem – que são a grande maioria.
Volto a repetir: se realmente ocorrreu segundo a reportagem, foi um erro grosseiro!
Meus sentimentos à família.
Eu queria saber uma coisa… Os políciais estavam com.bola de cristal,pra escolher aquela casa, invadir,(sabendo que havia um homem com uma “arma”no quintal,atirando?)
Era tão bom, se todos,inclusive os policiais,a irmã do rapaz falassem todas as coisas como realmente acontecessem… Todos aqui,tanto os que protegem os PMs,tanto os que defendem a vítima.
Aprendam,inclusive você jornalista da matéria,a pronunciar sua informação,quando tiver ambas histórias,da polícia, e da família da vítima ou testemunhas.
Assim a informação da realidade é repassada a todos.
Meu Deus.. adolescente com 19 anos, governo bolsonarista?? Ahhh deixem de serem ridículos seus esquerdistas hipócritas.. policiais mascarados? Vão para o inferno
Que Deus conforte a familia,mas daqui p frente e assim igual antigamente a rota aqui em sp primeiro atira e depois pergunta pois nessa epoca as criancas podiam se divertir na rua tranquilas ‘policia vai p cima msm e viva o novo Brasil,Brasil acima de tudo Deus acima de todos
Para mim é uma armação de bandidos disfarçados de policiais para difamar a imagem da polícia e ainda esse repórter de meda falando que é culpa do Bolsonaro.Cada um é responsável pelos seus atos.
Irão morrer muitos e muitos ainda, quem fez campanha em favor das armas e foi eleito, não era de se esperar outra coisa, vai ficar bem piores, agora que está no começo das matanças, aguardem………
Antes de falarem merda , acusando a vítima de bandido procurem informação pela net de jornais locais , um inocente foi executado pela policia militar do comandante Moisés atual governador de SC do PSL .E um monte de babaca defendendo , e se fosse com um filho teu , executado no pátio da tua casa ?
Vixeee, a reportagem estava até coerente e bem exposta digna de bons elogios, aí vem o dito e coloca política pelo meio, tornou-se para mim o abestado qualquer…
Existe algo utilizado por quase todas as polícias do mundo chamado “Uso progressivo da força”, que consiste basicamente em agir comtra o suposto infrator da lei, de forma proporcional á resistência e ameaça oferecida por ele quando é feita a abordagem ! Independente da cor do rapaz que foi morto pela polícia de Florianópolis, não me parece que os policiais aplicaram esse método que e exaustivamente treinado, inclusive faz parte do ordenamento jurídico do nosso país ! Lamentável…
jornalista, por que vcs nao conseguem passar a informação de maneira profissional ? Por que ? Só sendo bobo pra não exergar o modo tendencioso na escrita do texto. Não que não tenha acontecido nada, mas me espantou a maneira que foi escrito esse texto.
Repórter, burro, 19 anos não é adolescentes, e tbm não morreu por ser negro, reportagem tendenciosa, irresponsável, você que estou chamando de repórter, vai estudar, aprenda tbm a ser gente, deixe de ser um fracassado em busca de coisas que não existe.
Queria apenas que fizessem um exame toxicológico da queratina do cabelo da PM. Pc. Pf. Exército. Aeronáutica. Marinha.
Te garanto que não fica metade da tropa.
Nossas autoridades estão tendo atitudes de bandidos.. Isto é fato.
Aquele cara que matou mariele. 116 fuzis na casa do cara..
Me pergunto. Powrra será wue ninguém sabia que o cara vendia armamento pesado. Nem os colegas.? Será.
Bolsonaro votei em vc. Mais tô vendo que ti vai fazer igual a todos os outros presidentes..
Vai ficar só na palavra porque a atitude é 0
Nao esta correto mas poe logo na conta do presidente de fulano e beltrano o q fizer de anos atrás q a polícia matou um homem q estava com uma furadeira essa querendo ou nao e uma arma.vc olha de longe ver um cidadão numa esquina com uma arma de pressão vc vai perto???
De boa, que profissional é esse que fez essa matéria? Se diz jornalista e não serve nem para limpar um banheiro. Isso é a imprensa de hoje!!
Não tomando lado nenhum, mas a matéria é de 10° qualidade!!!!
Vejo que não sabemos mais quem é bandido.
É quem é ladrão. Pois tá todo mundo com desvio de conduta.
Se tivéssemos armamento para se defender. A polícia não teria trabalho.
O trabalho dela seria ficar com a viatura em posto de gasolina fazendo segurança privada.
Tá na hora de fazer uma reforma nas polícias. Tenho a absoluta certeza que o resto mudaria.
A questão é que a única coisa que as autoridades não querem é arrumar a casa. Pois a casa arrumada o sistema de corrupção não roda a baiana.
Kd pena de morte pra político corrupto.
Kd pena de morte pra traficante.
Kd pena de morte pra estuprador.
Kd pena de morte pra homicida.
Gastamos mais com um presidiário do que com uma criança estudando
Foda.
Os jornalistas esquerdistas e demagogos, sempre, incriminado os policiais. Não sabem como realmente acontecem as ocorrências e incriminam logo quem está na rua defendendo a sociedade. Erros?Todos podem errar, menos o policial. Os caras podem ser bandidos contumaz, mas para mídia, sempre serão “vítimas da sociedade”. E é um dos fatores que motivam a cada dia pessoas a entrarem para o mundo do crime.
Primeiro, tem que ser apurado, depois julgado, para poder condenar; Segundo, aonde vocês ouviram que presidente e governador, deram carta branca pra matar; Terceiro,quando morre uma pessoa de cútis branca, ninguém cita a cor.
Ser policial no Brasil não é fácil. Baixos salários, más condições. Vivemos uma sociedade deteriorada pela corrupção e pela libertinagem. Vejo as pessoas falando e criticando os políticos, mas praticam inúmeros atos de corrupção e querem que o país mude. Santa paciência!
Façam o seguinte: quando estivemos correndo algum perigo não chamem a polícia, chamem a imprensa, chamem os artistas da Globo, ele são especialistas em Segurança Pública.
Não estou aqui para defender ninguém..
Mas pelas palavras colocadas nesta reportagem, passo a ver como uma materma tendenciosa elaborada por mais um maconheiro de iPhone que se diz defensor de pessoas que se quer ele imagina como possa ser sua realidade.
Se os policiais erraram devem ser responsabilizados sim, mas que se apure a verdade e não nos deixamos influenciar por opiniões que claramente são tendeciosas
Novidade, Policia exterminando negros, ouvir versão da policia kkkkkkk que piada Como se eles fossem falar “Ah nós atiramos nele pq ele era negro” kkkkkkk Vai ver a cupula do PCC se tem algum preto, tudo branco, mas o negro que é bandido, se eu fosse negro sairia matando branco tbm pra eles verem como é gostoso.
Elias
Toda ação policial e apurada através de inquérito! Se o ministério público achar que a indícios de irregularidade, oferece denúncia e se o policial cometeu um crime será julgado condenado e excluído da corporação!!! Não e está bagunça que muitos falam sem conhecimento de causa…se os policiais estiverem errados quanto a ocorrência com esse garoto! Acreditem destruíram a carreira e a vida deles…e por traz da farda existe uma família… Antes de falar uma monte de besteira vai ler estudar pra ter conhecimento de causa! Soldado Elias PM.
Independente de ser negro ou branco, a vida das pessoas de bem há de ser preservada. Estranho como a mídia retrata o caso, de maneira a fazer um pré julgamento. Parece que o jornalista, na presente matéria, não se ateve em apenas divulgar o caso, colocou de modo sensacionalista, tais como: “polícia invade, negro”. Será que precisava se referir a cor da vítima?
Meu deus! Quantos idiotas. Primeiro a reportagem falando de negro, parece que o negro nesse país é um coitado. O negro não é coitado e outra quem defende a polícia sem arma! Quem vai defender quem precisa? Você que falou que precisa desarmar a polícia? E o idiotas que não sabem o que é ser polícia.
Menino de 19 anos
Já não é mais menino sabe muito bem o que esta fazendo com uma arma na mão não interessa se era de brinquedo ou não mais se aponta arma para policia.
Julgar é muito fácil a policia mais quando a sociedade hipócrita precisa ela chama.
Nunca ninguém vai gostar da policia , alias quem gosta da policia é a propina mãe do policial e a família.
Policiais muito mal preparado incompetente. Tinha q armar a populacao novamente ai acabaria com essa merda q esses bandidos de farda fazer .. sao funcionarios da populacao .. achan q pelo fato de tar armado podem sair atirando tem . Q punir esses vagabundos se posivel com a morte.
A punição a esses falsos policiais deve ser severa e exemplar, e o Estado deve indenizar à altura a família, para que bandidos fardados pensem antes de executar um ato malfeito como este.
Pois bem no meu ponto de vista o menino mesmos ultilizando uma pistola de pressão e realizando tiros com ela, o mesmo deve ter apontado a arma para os militares e percebendo que se tratava de uma arma em punhos, os policiais atiraram.
Covardes apoaidos pelo governo se fosse parente meu esses polícias iam ver se a farda deles iam livra eles sou negro defendo minha raça ingual eles a farda
Acho q Todos que percebe q essa materia e feita por racista querendo desmonospressa os negro o cara com arma na mão vc queria o q? Falar que morreu por causa de cor
Viva polícia militar da nossa nação. Negro, branco, amarelo ou qualquer que seja a cor, temos os mesmos direitos e deveres. A mídia caí matando na segurança pública, porque somos uma nação que prefere mil vezes defender o marginal do que abraçar o serviço prestado por guerreiros que colocam suas vidas todos os dias para tentar manter a ordem. Hoje pessoas gravam policiais atirando e agredido, mas não tem o caráter suficiente para gravar o antes, onde o policial é agredido e desrespeitado. O Brasil precisa passar por uma reforma sim, mas de valores e dignidade.
Malditos filhos da puta, cria do cão. Depois não querem que verdadeiros bandidos os eliminem. Policia racista, tenho pena de vcs. Classe de marginais fardados.
mas acaba ai a reportagem não teve perícia registro em delegacia policiais não foram presos não apareceu superior pra dar entrevistas, bem tendenciosa a reportagem…
Os policiais deveriam fazer uma paralização de alguns dias ,como aconteceu em Vitória, para a população realmente analisar e avaliar o seu convívio sem a polícia…
Eu não consigo entender a mídia jogando aos ventos que o ocorrido se deu por conta de uma carta branca do presidente Bolsonaro, vai ser instaurado um inquérito pra apurar os fatos e ainda ela vem (mídia) de forma escrota dizendo que o jovem era negro ,enfim todos nós somos descendentes de negros e querem continuar a menosprezar uma classe de pessoas pela sua cor ,resumindo se houve excesso da parte da PM ,os responsáveis pelo fato serão punidos ,mas não precisa fazer sensacionalismo com um ter nojento de levar notícias ao público ,no meu ver a mídia era pra ser imparcial pois não tem conhecimento certo da origem dos fatos e já esta expondo matéria sem aguardar uma posição .
Bando de jornalista vagabundos. Como se a condição de existência fosse ser negro. O Brasil e negro seus bando de idiotas. Vcs são o lixo da humanidade seus doentes esquerdopatas. Ninguém de bem deveria morrer não importa a cor, religião, sexo e etc. Só que tem as duas versões e vcs só colocaram a que vende.
Enquanto isto acontece na periferia a sociedade não dá a devida importância..mas logo chegará a vez fa classe média..só lembrando é mais um na estatística da polícia que mais mata no mundo…
Policiais de merda e presidente de bosta ou seja Brasil é um lixo , até a Bolívia melhor que esse país , policiais corruptos e governo de merda só roubam e quando vão preços são soltos pelas leis que existe brechas para os que tem dinheiro. Lamentável
Esses jornalistas lulistas nao perde uma oportunidade de conversar merda, o que era que esse cara queria podia esta brincando com um livro e nao com a arma, queria os policiais entrassem na casa dele com as maos pra cima era.
Tem que esperar para ver a versao verdadeira,por que tá mal explicado, como a polícia entre sem um mandado na casa de alguém e vai atirando ,e também como sabiam que ele estava lá com uma arma, mesmo sendo de pressão ou foi alguma denuncia. Ou essa informação não procede, vamos esperar a verdade.😥😥
A polícia não pode entrar na casa das pessoas, atirar, matar e depois perguntar quem era!!! Será q policiais não sabem reconhecer armas de brinquedo? E muita incompetência! Faz uns anos, atiraram num homem no RJ q estava usando furadeira, os policiais se confundiram …… O Brasil anda para traz, que vergonha! Mas diante do que estamos vivendo tb não dá para fechar os olhos para “brincadeiras” com armas…. Meus sentimentos a família, realmente é muito triste!
Os Policiais cometeram um crime barbaro. Não tem mimi mi. Que a PM aqui é importante é um fato. Isso não impede que condutas criminosas, sejam punidas. O relato do informado revela que bandidos fardados atuaram perversamente contra um jovem inocente, lamentável.
Que o Senhor console essa família e dê forças para continuar a vida.
Essa matéria só pode ter sido escrita por um esquerdista, só sabem falar de homofobia, racismo, machista esses doentes tentam a todo custo empurrar matérias tedenciosas, cambada de vitimistas , não morreu por ser negro e sim pq estava armado, ouve erro da PM tem que ser investigado mas ouve também erro por parte de quem foi vitimado….
Boa noite a todos…Quando o soldado Mota Brentano atirou em um branco e de classe social com poder aquisitivo alto o próprio governador entrou no caso pedindo urgência nas investigações …resultado soldado expulso da corporação e cumprindo pena no Presídio e várias homenagens ao surfista por todo Brasil….quando a mesma polícia atira em um negro pobre…….existe racismo e preconceito sim aliado a policiais despreparados…defenda quem te protege….ou ….defenda quem te mata por ser negro e pobre….porque esses policiais não estão presos? Por que atiraram em um negro?Só são presos quando atiram em branco?Matar pobre e negro não da cadeia…só da cadeia para os PMs se matarem branco de classe social com poder aquisitivo?
E impressionante o vitimismo q temos nesse país, mata pq e negro, guei, pobre etc…., não ouvimos o outro lado, sem contar que 19 anos não é adolescente, e tanto otimismo que eu que sou negro realmente tenho vergonha de ver esses come átrios deixando minha raça tão abaixo das outras
Não precisamos de ninguém que nos defendam, somos negros, não retardados que precisamos ser levados pelas mãos, CHEGA dessa hipocrisia de que somos coitados, não somos somos capazes de nos referendar de igual pra igual com qualquer um
Haaaa e como sempre e culpa do Bolsonaro, vcs tão de brincadeira mesmo, matéria idiota e racista, colocando nois negros como seres inimputáveis, aguardem a polícia dizer a versão dela para repudiar, crucificar que da a vida por nois
Puliça canalha só erram contra pobres, pretos e periféricos. Puliça mascarada não é puliça, é bandido. Assassino de aluguel a serviço de um estado preconceituoso.
Tudo q esta acontecendo é resultado de de governos comunistas q acabaram com a segurança publica durante anos de desgovernos…agora pra consertar a cagada muito “inocente” vai morrer ate por acoisa no prumo…vcs sao culpados e Não sabiam…
Não sou de desejar mal a ninguém, mas gostaria de saber como se comportaria se um desses policiais violentos bolsonaristas se deparar com um apoiador e defensor do incentivador de mente insana, e meter bala num parente ou nele mesmo. Aí, a família defenderia o ação dos polícias? Duvido. De forma indireta foi dado licença para matar sim, armamento para pobre não existe ( a arma + a habilitação não aí por menos de R$ 7000,00) logo só rico teria a oportunidade.
Que materiazinha mais sensacionalista, começa vitimizando, q a mãe estava trabalhando numa cozinha, q o menino de 19 anos brincava no quintal num pufe com o cachorrinho e blablabla!
Polícia fuzila? PM anda de pistola não de fuzil!
Enfm tem q ser apurado, e os policiais responsabilizados!
Polcial nãosai pra matar, sai pra defender a população .
Ai sim este idiota falando que o policial levou tiro na cabeça por causa da moto uma coisa não tem nada ver com a outra animal a situação é de uma pessoa estar em seu lar e uma polícia bandida corrupta assassina entrar e matar mas o comandante é baba ovo do JB tudo safado aposto que não vai ancontecer nada como sempre nesta bosta de paiz fazem tudo não acontece nada e falam que o Lula que é bandido …..bandido é a corja do presidente
Fabiano tu deve ser policial bandido e corrupto pelo seu comentário dizer que polícia sai para proteger não para matar polícia 50 por cento é bandido safados e nos é que pagamos estes bandidos
Isso tudo que vem acontecendo é apenas a tragédia anunciada que os trouxas não deram atenção e colocaram um demônio no poder do pais!!! Inclusive muitos pobres ,negros , LGBTs e mulheres votaram no Bozo mesmo sabendo de seus preconceitos e histórico racista!!!
Que jornal mais tosco e sem credibilidade, perdi literalmente meu tempo lendo uma notícia dessas totalmente tendenciosa. Lixo! Aprendam a fazer jornalismo de verdade! O tempo desses jornalista lixos está acabando.
ENQUANTO NÃO MATAREM UM DA FAMILIA DESSE BANDO DE FILHO DA PUTA QUE DEFENDE POLICIAL BANDIDO NÃO VÃO APRENDER TEM QUE TOMAR PAU APANHAR DE POLICIAL BANDIDO PRA APRENDER QUE TEMOS DE DEFENDER A POLICIA COMPETENTE QUE DEFENDE O CIDADÃO DE BEM E NÃO A QUE MATA INOCENTES… E PODE TER CERTEZA É UMA REALIDADE SO FOSSE BRANCO NÃO TINHA MOPRRIDO.
Lamentável tudo o que vivemos! Inclusive os comentários! A mídia que ignorantes inomináveis chamam de lixo, sobrevive e tenta fazer jus a vidas que são esquecidas diante a carnificina a qual a PM extermina com seu despreparo. Claro que há polícias bons dentre nossa realidade, mas esses são exceções e também tentam sobreviver nesse cenário trágico que está nossa nação! Que tristeza para essa família e nada o trará de volta. Mas precisamos nos revoltar à essas tragédias e divulgar sim os erros para serem combatidos!
E aos ignorantes, brioches!
Meu Deus
Q injustiça
#QueremosJustiçameuDeus
O q o menino fez de errado?cadê a intimação?
Pq eles fizeram isso?
Se ele era inocente ele merecia isso daew?
Qm fez isso com terá q responder pelos seus atos viu?
Q Deus abençoe a nossa nação e q Deus abençoe a todos nos grandiosamente
Tendenciosa a matéria até os dentes.
Sempre houve falhas por parte da polícia..sempre.
Mas como essa esquerda maldita não aceita a derrota,tdo que acontece e culpa do Bolsonaro.
Adolescente 19 anos negro morto pela polícia.
Isso é novidade?Começou em 2019?que mundo vcs vivem hein?idiotas!E os PMs amadores..que apodreça na cadeia cada um.
Li os comentários e percebi que muitos usam o fígado e não a razão. A questão do Jovem negro é destacada tendo em vista as pesquisas apontam que a maioria dos jovens que morrem assassinados, estão na faixa etária entre 15 a 24 anos e negros. Óbvio que houve denuncia, mas isto não dá o direito de invadirem a casa e atirar para matar. E se fosse com você ou com algum parente, concordariam com essa truculência? Tudo tem limites e a polícia tem que estar preparada e ter certeza do que ocorre para evitar mortes desnecessárias .
não vamos chamar o Batman pq não pagamos o batman para termos segurança pública. Pagamos a PM. Falta nada pra gente despedir a PM e contratar os batmans, pode crer.
Sinto muitíssimo. Sinto pela dor da família, pelo que morreu injustamente e covardermente. Sinto por ele ter sido infeliz de ao brincar com esta arma falsa sob o preceitos bolsonaristas da “arminha” , ter sido vítima fatal, visto que negro paga sempre o pato. Somente por ser negro, nada mais. O ódio ao pobre, o ódio a mulher, o ódio contra LGBTs, o ódio ao negro…e por aí vai é implacável na nossa sociedade. A visão colonialista escravocrata prepondera na eterna guerra covarde. Assassinatos, torturas mentais e físicas contra as classes pobres do nosso país. Qualquer atuação dessas, com requintes e sem limites de crueldade, quer dizer: “Recolham-se a sua insignificância, pois é nóis que defende o andar de cima, é nóis que mandamu na parada.” São os capitães que vieram do mato prá cidade.
Ninguém fez nada para combater as fake news em 4 anos no auge das redes sociais a não ser às vitimas denunciando na rede social e a imprensa no último ano com matérias desmentindo várias fake news. Quanto as autoridades, polícias (civil, militar e federal), os mais de 9000 promotores públicos, a PGR, STF, o cabo, o soldado, ninguém fez nada. A mamadeira de piroca ganhou a eleição e com ela veio um bando de Tutiricas nervosões … Agora “os caras violentos” da polícia estão se snetindo a vontade para tudo. Inclusive para assassinar ao invés de defender a vida. O nível de selvageria chega a ser mad Max, um pós apocaliptico surreal. O que ensinam nessas academias de policia? Não há uma triagem para detectar os violentos ou quanto mais violento lelhor? Precisamos acabar com essa doutrinacdonas escolas mikitares. Não é possível que continuem a criar esses rambos e que depois se forem expulsos da PM ainda viram milícia. Chega!!!
Quando o escritor francês Honoré de Balzac teve acesso ao vídeo da audiência de Mariana Ferrer, ele decidiu escrever o Código dos homens honestos, isso nos idos de 1875, mas só agora estou tornando públicas suas palavras, que estavam sob segredo de justiça.
Em uma análise bastante rigorosa, Balzac lembra, em primeiro lugar, que sabemos perfeitamente bem que “em princípio, ficou estabelecido que a justiça seria para todos, mas […]” . A tradução é de Léa Novaes, pois Balzac tinha dificuldade em escrever em português.
Dito isso, ele fala da figura do procurador. Em tempos idos, diz Balzac, os procuradores “levavam tão a sério o interesse de um cliente que chegavam a morrer por eles”. Além disso, eles “nunca frequentavam a sociedade”, e se a frequentassem eram vistos como “monstros”, mas hoje, “hoje tudo está monetarizado: já não se diz que Fulano foi nomeado procurador-geral, vai defender os interesses de sua província […]. Não, nada disso; o senhor Fulano acaba de conquistar um belo posto, procurador-geral, o que equivale a honorários de vinte mil francos […]”.
Balzac ia falar da figura do juiz e do defensor público, mas depois de tudo que assistiu ficou sem as palavras justas para descrevê-los.
Então, o escritor francês decidiu se debruçar sobre o papel do advogado, que “frequenta bailes, festas […] despreza tudo o que não é elegante”. E, diz Balzac, “Justiça seja feita aos advogados […]! São os decanos, os chefes, os santos, os deuses da arte de fazer fortuna com rapidez e com uma sagacidade que os torna merecedores de muitos elogios”.
Enfim, “de todas as mercadorias deste mundo, a mais cara é sem dúvida a justiça”.
Não citei na íntegra o texto do Balzac, porque foram esses os únicos fragmentos aos quais tive acesso, os outros foram apagados.
*Formada em Direito, em 1992, na Universidade Federal de Santa Catarina
Nos EUA voto popular não significa vitória. Biden terá mais votos do que Trump e ainda assim o resultado da eleição continuará indefinido por algum tempo. Apesar dos descalabros que marcaram a gestão Trump antes e durante a pandemia, o seu desempenho na atual corrida eleitoral será muito forte.
Mateus Pereira, Valdei Araujo e Walderez Ramalho, professores da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP) em Mariana, MG
A disputa está sendo muito mais acirrada do que era inicialmente previsto pela maior parte dos institutos de pesquisa e da mídia americana, embora a cautela e o medo nunca deixaram de estar presentes. Sob esse ponto de vista, as eleições deste ano são como uma repetição do que vimos em 2016, ainda que o resultado possa ser a derrota eleitoral para Trump. Em 2016 foram os democratas que denunciaram a interferência russa, agora é o presidente-agitador que se apressa em questionar a legitimidade do pleito, sem mostrar nenhuma prova. Sabemos que no ambiente do atualismo provas têm como base apenas convicções.
Um sistema eleitoral que sobreviveu por séculos, sem grandes mudanças, pode ter se tornado obsoleto desde a eleição de Bush, em 2000. Um lembrete do possível declínio da democracia americana: das últimas oito eleições presidenciais desde 1992, os democratas venceram no voto popular as últimas sete, mas em apenas quatro ocasiões ganharam o colégio eleitoral e fizeram o presidente.
Acreditamos que as eleições nos EUA são um exemplo do confronto entre duas estratégias e duas concepções sobre fazer política: de um lado, Trump e sua promessa de eterna atualização da atualidade em modo nostálgico; e Biden, com sua aposta moderada no cansaço na agitação atualista que seu adversário republicano encarna e radicaliza, e a retomada da política em moldes liberais. Essa retomada é feita sem uma crítica efetiva ao modelo neoliberal abraçado pela cúpula do partido democrata. Uma aposta radical, como Sanders, teria se saído melhor? É difícil dizer, mas tudo leva a crer que não, tendo em vista o complicado xadrez do voto estado a estado.
A escolha entre as duas estratégias/concepções se mostrou muito mais difícil e apertada do que se imaginava. A tal “onda azul” anunciada por parte da imprensa estadunidense esteve longe de acontecer. De fato, Trump se mostrou eleitoralmente muito mais forte do que os analistas supunham. Considerando que esta não é a primeira vez que os institutos de pesquisa falharam em captar esse movimento no eleitorado americano, e considerando também que fenômeno semelhante ocorreu no Brasil em 2018, coloca-se a questão de saber se as tradicionais pesquisas de opinião tornaram-se de alguma forma obsoletas em um mundo atualista. Esse quadro muda pouco, mesmo com uma eventual vitória de Biden ou pior, com uma inconveniente reeleição de Trump.
São vários fatores que devem ser considerados para avaliar essa questão. Os próprios institutos se apressaram a ensaiar algumas explicações ao público. O diretor da Trafalgar Group, Robert Cahaly, afirmou que muitos eleitores “esconderam”, como já havia acontecido, sua preferência por Trump por algum receio ou constrangimento social.[1] Não podemos desconsiderar algum tipo de boicote/sabotagem dos eleitores republicanos, já que na retórica do trumpismo as pesquisas de opinião fazem parte da mídia vendida. Outros recorreram à justificativa de que as pesquisas anteriores representavam apenas fotografias do momento específico em que as entrevistas foram feitas, e não o que se poderia esperar na eleição propriamente dita. Isso poderia ter sido de fato observado pela tendência de redução da vantagem de Biden nos últimos 15 dias. Afinal, o episódio da contaminação de Trump e sua rápida recuperação pode ter tido um saldo positivo, ao menos na mobilização de sua base, como já havíamos especulado em coluna anterior.
Aceite-se ou não essas justificativas, fato é que os institutos de pesquisa sairão dessas eleições com sua credibilidade e imagem pública mais arranhadas, sobretudo diante das especificidades do sistema eleitoral americano. Como afirmamos, muitos fatores concorrem para esse desgaste. Um deles está relacionado à condição atualista que caracteriza o nosso presente e como cada um dos candidatos se coloca frente a tal condição.
Trump é um político bastante sintonizado com o ambiente da comunicação atualista onde as provas dispensam comprovação factual. Seja nas redes sociais, seja em seus concorridos comícios, o presidente se revela um comunicador difícil de ser batido. Dentre os aspectos associados à condição atualista, destacamos a intensidade e velocidade sem precedentes do fluxo de notícias, em detrimento dos protocolos de verificação e checagem da informação veiculada. Esse ambiente infodêmico[2] é particularmente fértil para a produção de desinformação e sua disseminação como misinformação.[3] Além das informações imprecisas, para não dizer apenas falsas, que a infodemia trumpista ajuda a difundir, é preciso levar em consideração a agitação/ativação que produz. É como se a oposição se agitasse confusamente e a base trumpista se ativasse a cada um de seus comentários polêmicos. Assim, o uso constante das redes sociais para disseminar fake news ou comentários faz com que, seja de modo positivo ou negativo, o presidente esteja sempre no foco da mídia. O acúmulo de notícias sobre suas falas ou atos inconsequentes faz com que seja difícil recuperar qual foi o absurdo dito ou feito na semana anterior. Na condição atualista há um valor excepcional em estar mais atualizado (e exposto) que o seu adversário.
Ainda assim, a manipulação das fake news como ferramenta política supõe uma linguagem organizada para se tornar eficaz. Essa afirmação pode soar chocante à primeira vista: como podemos atribuir coerência a um discurso fundamentado em desinformação e que frequentemente e sem o menor pudor afirma hoje o contrário do que disse ontem, como o exemplo do uso de máscaras na pandemia?[4] O ponto aqui é que a condição atualista coloca muitos obstáculos para que o passado, mesmo o mais recente, seja trazido à reflexão. Assim, quando confrontados com suas próprias contradições, políticos atualistas como Trump e Bolsonaro simplesmente atualizam suas narrativas e afirmações quando as anteriores se tornam insustentáveis. Com muita frequência, os seus discursos mudam em função da conveniência da atualidade, sem a mínima necessidade de se prestar conta da contradição com o que eles mesmos diziam no dia anterior.
Essa estrutura atualista do discurso político só se torna eficaz, porém, no interior de uma linguagem organizada e facilmente identificável pelo público que a compartilha, no interior de uma condição material de reorganização do mundo do trabalho e do capital. A crise de 2008, concentração de renda, neoliberalismo, capitalismo de vigilância e a formação do atual “precariado” são elementos, dentre outros, fundamentais para entender a emergência de líderes que governam e são eleitos por pequenas maiorias mobilizadas pela historicidade e ideologia atualista. Só assim podemos entender a força de Trump na eleição independente do resultado final, ainda que sua derrota interesse a todos os democratas do mundo.
Trump lança mão de artifícios retóricos quando confrontado com suas afirmações evidentemente baseadas em mentiras e contradições, de tal maneira que ele consegue, mesmo em tais situações, transmitir e reforçar o código entre o seu público. O código se estrutura em uma lógica antagonista, na qual o portador é sempre vítima de perseguição por parte do establishment e da imprensa vendida para a “esquerda corrupta” ou as corporações globalistas.
O ponto principal a ser considerado é que para ser politicamente eficaz não é necessário que o código seja compartilhado por todos; mas que seja continuamente ativado junto aqueles que já o compartilham. Por mais que esteja sustentado em desinformações, o fato é que o código é bastante poderoso na ativação de afetos políticos centrais como o medo, ódio e ansiedade, vetores de forte engajamento e agitação política que Trump e Bolsonaro sabem tão bem promover.
O sucesso dessa estratégia se coaduna com a popularização das redes sociais e dos smartphones, bem como das novas tecnologias de processamento de dados manipulados para fins políticos. Nesse contexto, tornou-se possível criar e difundir mensagens sob medida para cada tipo de público, cada indivíduo ou grupo formula suas próprias percepções sobre o mundo a partir de narrativas (códigos) que não mais precisam ser expostos publicamente a todos para serem eficazes. Após alguns reconhecimentos iniciais, os algoritmos se encarregam de abastecer-nos das notícias que nos mobilizam, sempre com o mesmo teor e formato. Reforça-se, assim, o fenômeno das “bolhas”.[5] Esses códigos podem circular de forma subterrânea, de tal modo que o que parece absurdo e chocante para uns, é perfeitamente aceitável e normalizado para outros.
Esse ambiente de circulação de notícias e códigos é condizente com a ordem atualista de nosso tempo e, ao nosso ver, é um fator importante a ser considerado no desempenho surpreendente de Trump nestas eleições. E um dos preços a se pagar para tal sucesso é a radicalização do clima de agitação que tem marcado a nossa época. Esse quadro tem resultado inclusive em distúrbios psicológicos cada vez mais comuns, como o “transtorno do estresse eleitoral”, que segundo estimativas afeta sete em cada dez cidadãos estadunidenses.[6]
Os políticos atualistas claramente não se importam em pagar esse preço, na verdade eles têm lucrado com isso. Mas, ao fim e ao cabo, eles não podem evitar completamente os efeitos colaterais de suas apostas. Agitação e dispersão geram também cansaço no eleitorado. Biden e os democratas tomaram esse efeito como vetor de suas estratégias para estas eleições. Frente à irrefreável agitação de Trump, Biden se vendeu como a opção mais “centrista”, de moderação e convergência. A divergência entre as duas estratégias foi mais uma vez demonstrada logo após o fechamento da votação: enquanto Trump se apressou em declarar-se vencedor e dizer que irá judicializar a eleição em caso de derrota, Biden classificou tal postura como “ultrajante” e pregou calma aos seus apoiadores[7].
Mesmo que a vitória do democrata seja confirmada, é inegável que o preço desse lance foi bastante alto. A imprensa americana noticiou como parcelas importantes do eleitorado negro, que o próprio Biden afirmou ser “a chave para a vitória”, relataram estarem pouco motivados a votarem no candidato democrata.[8] O mesmo ocorreu entre parte do eleitorado hispânico, em especial na Flórida e no Texas. O conservadorismo nos costumes, a adesão a denominações evangélicas que tem crescido entre hispânicos e a tradição anticomunista dos cubanos, e agora também venezuelanos, na Flórida, são fenômenos a serem considerados. Enquanto fechamos essa coluna Trump ainda lidera na Pensilvânia, estado no qual o operariado branco migrou dos democratas para o trumpismo. No último debate, Biden acabou por reconhecer que teria que acabar com a exploração do altamente poluente gás de xisto, o que foi imediatamente explorado por Trump: “Eis uma declaração importante”, ironizou o presidente. Caso perca por margem apertada na Pensilvânia, onde os trabalhadores dessa indústria são amplamente sensíveis ao tema, talvez essa declaração tenha custado a eleição.
Para entender melhor essas flutuações teríamos que fazer algo pouco praticado durante a campanha, uma avaliação retrospectiva fundada em boa informação acerca das políticas públicas implementadas por democratas e republicanos, em especial nos governos Obama e Trump. O apoio ao republicano não é apenas resultado da mágica da comunicação, deriva também da tibieza das políticas democratas e dos acertos de Trump. Reforma do sistema criminal, política externa menos intervencionista, foco na economia e na criação de empregos, com bons resultados, ao menos até a pandemia.
A decisão das eleições primárias do Partido Democrata em nomear um candidato “centrista” para concorrer nessas eleições – ao contrário de uma opção mais radical do populismo de esquerda como Bernie Sanders – foi importante para unificar o partido (em especial o seu establishment) e angariar o apoio do eleitorado “cansado” da agitação radicalizada. Por outro lado, a figura moderada de Biden não se mostrou capaz de promover um grau de engajamento e mobilização do público à altura do seu adversário agitador, nem está claro ainda se seu discurso de união nacional conseguiu atrair eleitores de Trump. Essa diferença é importante em um contexto onde o voto não é obrigatório e, no caso particular das eleições deste ano, ainda mais desencorajado pela pandemia do coronavírus.
Mesmo assim, a moderação pode ter sido eficaz para para derrotar a agitação, mas não para desativá-la. E ainda não podemos assegurar como os EUA sairá dessas eleições, pois Trump continua sendo quem é. Há ainda o risco de o agitador perder e não aceitar sair, e as consequências disso poderão ser catastróficas. E mesmo que ele saia, o trumpismo – o negacionismo, o anti-esquerdismo, o desejo de retorno a um passado glorioso e mítico – ainda permanecerá em parcelas consideráveis da população.
O que tudo isso ensina para o campo democrático brasileiro, que tem de enfrentar a sua própria versão de agitador atualista? Desde o início da votação nos EUA, Bolsonaro disparou freneticamente uma série de tweets ressoando as alegações infundadas de seu ídolo sobre as eleições serem “fraudadas” a favor dos democratas, o que seria um risco para a “liberdade” e para o Brasil. Afinal, nosso agitador atualista tupiniquim sabe bem que a permanência de Trump é uma força de sustentação fundamental para ele. As relações entre EUA e Brasil deixaram de ser uma relação entre Estados, mas sim uma relação de “amizade” (leia-se emulação e, do nosso ponto de vista, subserviência) entre os chefes de turno da Casa Branca e do Palácio do Planalto.
Assim, e seguindo o estilo atualista de fazer política, Bolsonaro ressoa as afirmações sem fundamento de Trump, sem se preocupar com a veracidade e desprezando o princípio diplomático básico da impessoalidade. Mas Bolsonaro também tem seu próprio código “alternativo”, cujo enfrentamento é a tarefa prioritária das forças democráticas no Brasil, que deverá avaliar e tomar suas próprias escolhas para vencer o confronto. Assim como o trumpismo, nos Estados Unidos, o bolsonarismo é um fenômeno que não necessariamente depende da permanência de Bolsonaro no poder: ele mobiliza parcelas consideráveis da população através de seus discursos, que defendem o conservadorismo nos costumes, o liberalismo na economia, a luta contra “o sistema”, a religião e a admiração pelo militarismo.
Será que a aposta moderada e centrista será suficiente para derrotar o bolsonarismo aqui? Mesmo que por pouco? Ou, em nosso contexto particular, faz-se necessário redobrar a aposta na radicalização pela via da esquerda? Mesmo que a vitória de Biden seja confirmada, ainda não está claro qual das duas vias parece a mais indicada para o Brasil. Enfim, tudo indica um destino trágico da democracia liberal de “pequenas maiorias” em tempos de agitação atualista. Sem negar a nossa atual realidade, cabe a nós pensar e imaginar alternativas, por mais difícil que pareça ser em nosso atual nevoeiro e impregnados por uma sensação de asfixia. Além disso, a lentidão com que a apuração avança em alguns estados decisivos promete nos deixar hipnotizados pelos mapas eleitorais na expectativa da atualização decisiva.
(*) Mateus Pereira e Valdei Araujo escreveram o Almanaque da Covid-19: 150 dias para não esquecer ou o encontro do presidente fake e um vírus real com Mayra Marques. Ambos são professores de História na Universidade Federal de Ouro Preto, em Mariana (MG). Também são autores do livro Atualismo 1.0: como a ideia de atualização mudou o século XXI e organizadores de Do Fake ao Fato: (des)atualizando Bolsonaro, com Bruna Klem. Walderez Ramalho é doutorando em História na mesma instituição. Agradecemos à Márcia Motta e ao grupo Proprietas pelo apoio e interlocução nesse projeto.
[2] PEREIRA, Mateus; MARQUES, Mayra; ARAUJO, Valdei. Almanaque da COVID-19: 150 dias para não esquecer, ou a história do encontro entre um presidente fake e um vírus real. Vitória: Editora Milfontes, 2020.
[3] Usamos aqui um neologismo para dar conta da diferença que em inglês é mais clara entre a produção deliberada de notícias falsas (disinformation) e sua disseminação involuntária (misinformation).
[5] EMPOLI, Giuliano Da. Os engenheiros do caos: como as fake news, as teorias da conspiração e os algorítimos estão sendo utilizados para disseminar ódio, medo e influenciar eleições. São Paulo: Vestígio, 2019.
A reportagem do Intercept Brasil sobre a denúncia de estupro da influencer Mariana Ferrer tornou-se viral nas redes. Sob o título JULGAMENTO DE INFLUENCER MARIANA FERRER TERMINA COM SENTENÇA INÉDITA DE ‘ESTUPRO CULPOSO’ E ADVOGADO HUMILHANDO JOVEM, o texto da repórter Schirlei Alves serviu de base para milhares e milhares de postagens sobre a excrescência jurídica que teria embasado a absolvição do empresário André de Camargo Aranha. Até as 15h30 de ontem (4/11), o Google devolvia 781.000 resultados, quando se procurava pela expressão “estupro culposo”. Memes, charges, textões e textinhos foram produzidos em escala industrial para provar que um estuprador havia conseguido sentença absolutória graças a uma invencionice jurídica obrada pela Justiça, com vistas a proteger um macho branco, amigo de poderosos e, ele mesmo, “filho do advogado Luiz de Camargo Aranha Neto, que já representou a rede Globo em processos judiciais”, segundo a reportagem do Intercept.
Lida toda a sentença de 51 páginas do juiz do caso, Rudson Marcos, da 3ª Vara Criminal de Florianópolis, entretanto, constata-se que, em nenhum momento da sentença é dito que houve “estupro culposo” contra a jovem. Ao contrário, é dito que não existe essa tipificação e que o estupro é necessariamente doloso. Portanto, está errada a formulação do título do Intercept Brasil.
Está tão errada que o próprio site The Intercept Brasil foi obrigado, às 21h54, nada menos do que 19 horas e 50 minutos depois de publicada a história, a fazer uma “atualização” que diz assim:
“A expressão ‘estupro culposo’ foi usada pelo Intercept para resumir o caso e explicá-lo para o público leigo. O artíficio é usual ao jornalismo. Em nenhum momento o Intercept declarou que a expressão foi usada no processo.”
O Intercept faz como a música de Tom Zé: “Eu tô te explicando pra te confundir. Eu tô te confundindo pra te esclarecer.” Uma explicação que confunde. E, sim, o Intercept disse que a sentença inédita baseou-se no “estupro culposo”.
É só ler o título indigitado de novo:
JULGAMENTO DE INFLUENCER MARIANA FERRER TERMINA COM SENTENÇA INÉDITA DE ‘ESTUPRO CULPOSO’ E ADVOGADO HUMILHANDO JOVEM
Com as redes ajudando a espalhar a bobagem, todo mundo louco atrás de cliques, de “bombar”, da lacração, poucos deram-se ao trabalho de ler a sentença que, sim, absolveu o réu André de Camargo Aranha por “falta de provas”.
Uma pena.
Se, em vez da lacração, tivessem mirado no fato em si da absolvição do crime de estupro “por falta de provas”, talvez tivessem ajudado muito mais. Sabe-se que a cada 8 minutos uma mulher ou menina é estuprada no Brasil. Mas a maior parte desses crimes jamais será nem sequer investigada pela falta de indícios e elementos probatórios, já que ocorrem escondidos e, preferencialmente, sem testemunhas.
Mariana Ferrer, diz a sentença, não conseguiu provar a acusação que fez contra André de Camargo Aranha. Será? Está na sentença que o exame toxicológico não apontou o consumo de substâncias estupefacientes, como seria de se esperar se ela tivesse ingerido involuntariamente alguma droga do tipo “Boa Noite Cinderela”. A maioria das testemunhas ouvidas, várias mulheres inclusive, disse que a vítima não cambaleava e que não parecia dopada. As câmeras internas do Café de la Musique, onde teria ocorrido o estupro, mostram Mariana Ferrer subindo para um camarote e descendo, seis minutos depois, sem necessidade de ajuda (e de salto!!!!, como faz questão de ressaltar a sentença). Teria transcorrido nesses seis minutos o crime de estupro, de que Mariana Ferrer não tem memória.
Mas Mariana Ferrer diz ter inúmeras provas irrefutáveis do estupro e que nem sequer foram levadas em consideração pelo julgador.
E, no entanto, todas as mulheres sabem da dificuldade de “provar” a violência sexual, quando ela ocorre entre quatro paredes, sem testemunhas. Mariana Ferrer não seria exceção. Nos trechos da vídeo-conferência que foi o julgamento, assombra a solidão da menina que denuncia, vítima de outros homens violentos, que a acusam de ser (ela sim), um monstro querendo prejudicar a reputação de um “pobre milionário”.
Como sempre acontece, a vítima deixa de ser vítima para se transformar no monstro sensual e ardiloso que precisa ser contido. A qualquer custo.
A verdade é que Mariana Ferrer estava sozinha.
Desde o dia em que alega ter sido estuprada (15/dezembro/2018), Mariana Ferrer tem pedido ajuda pelas redes sociais e tem narrado todo o sofrimento e a depressão que a assolam em decorrência do fato.
Quem foi ajudá-la a reunir provas? Quem foi ajudá-la a colher testemunhos que aumentassem a credibilidade de sua acusação? Quem foi ao Café de la Musique, onde ocorreram os fatos julgados, procurar indícios de que ali funcionaria um “abatedouro” de meninas destinadas ao gozo masturbatório de machos alfa? Quem?
Ou achamos razoável condenar alguém sem elementos probatórios que apoiem a denúncia?
Não, não é razoável.
Apenas a voz da vítima não pode embasar uma condenação. E quem defende isso precisa saber que abdicar de provas é apenas a reedição do velho punitivismo, é vingança. Não é Justiça. Pior, resultará na condenação sem provas dos mesmos criminalizados de sempre: os pretos, pobres e periféricos.
A única forma de evitar a perpetuação desse ciclo perverso requer de nós nós, feministas, que encaremos o estupro, cada estupro, como um problema nosso!
Temos de ajudar as vítimas a robustecer as provas da violência que sofreram. Temos de afrontar a Justiça machista, exigindo a presença de mulheres no julgamento. Tem de ser um trabalho nosso enfrentar a misoginia cuspida e escarrada de gente como Cláudio Gastão da Rosa Filho, o advogado de defesa de André de Camargo Aranha, que humilhou e ofendeu Mariana Ferrer enquanto exibia fotos dela que nada tinham a ver com o processo! Que nenhuma mulher mais tenha de enfrentar um julgamento de estupro apenas diante de homens, na solidão absoluta, como acontecia com as antigas feiticeiras.
Temos de incentivar a solidariedade entre nós, mulheres, para que acolhamos as vítimas, em vez de fingir que se trata de um problema só delas. Não há mulher ou menina que não tenha sido atacada ao menos uma vez em sua vida pela violência sexual. E nós sabemos disso em nossos próprios corpos!
É o pai, é o tio, é o avô, é o tarado que mostra o pinto para a adolescente, é o abusador que se acha no direito de ejacular na mulher dentro do trem lotado…
Temos de organizar o “Socorro Feminista”, para apoiar as mulheres que decidem denunciar a violência sexual.
Os tribunais brasileiros são câmaras de tortura contra mulheres, negros, indígenas e pobres em geral. As cenas de humilhação de Mariana Ferrer não são, infelizmente, exceções. São a regra.
É preciso atuar sobre esse front.
Então, precisamos entender que não se trata de um problema privado de Mariana Ferrer o desenlace de sua denúncia. É de todas nós!
Lembro da França, em 1971, quando uma mulher foi presa e julgada pelo crime de aborto, na época punível com a pena de morte pela guilhotina!
Em vez de “solidariedades”, textões de repúdio, e essas lacrações inúteis, 343 mulheres, entre elas as atrizes Catherine Deneuve e Jeanne Moreau, assinaram o manifesto escrito por Simone de Beauvoir, e assumindo que haviam feito, elas também, um aborto. A força desse texto e a coragem das signatárias empolgaram intelectuais como Françoise Sagan e Annie Leclerc, jornalistas conhecidas, de muitas feministas, a começar por Antoinette Fouque, da advogada Gisèle Halimi ou ainda da deputada socialista Yvette Roudy. Todas declararam ter realizado um aborto, como forma de quebrar o tabu de uma injustiça social.
A Justiça no Brasil é machista, é racista e é classista. Só incidindo juntas sobre ela será possível mudar esse regramento que sempre condena a vítima e libera o agressor.
Mariana Ferrer deve recorrer da sentença em primeira instância. Agora, é organizar a luta para mudar o rumo da História. Quem se dispõe?
Inácio da Silva
19/04/19 at 12:48
Uma idéia…esses que estão sempre espinafrando os policiais…sugiro que conclamem os jovens progressistas, de igual pensamento, a entrare para a polícia militar…assim teriam a oportunidade de mudar o comportamento da polícia pela base!!! Vejam que idéia boa!
Djeine
19/04/19 at 13:22
Desmoralizando ??? Temos a polícia mais desmoralizada do mundo. Assassina, corrupta, miliciana, pau mandada da elite e racista. Se fosse um branco com arma nada aconteceria, pois está cheio de filhinho de papai exibindo arma nas mifias sociais e nada acontece. Bota uma coisa na tua cabeça: a polícia não tem aval pra matar, nem bandido muito menos inocentes. Ao contrário, ela tem o dever de proteger vidas e cumprir a Justiça.
Ronau Gomes de Mello
19/04/19 at 13:44
E ainda temos ler o que escreve o tal de Inácio.
Abumussab
19/04/19 at 13:48
Ah… era mestiço , ” Dá Nada NÃO “!!!!
Marco
19/04/19 at 14:29
Quantos negros ainda morrerão?
Alencar De Oliveira
19/04/19 at 14:36
Que maldade inominável! Meus sentimentos a família!
Mirian
19/04/19 at 15:49
Se eu fosse uma mãe negra creio q não suportaria viver neste país.
Marcia zanotti
19/04/19 at 15:51
É um crime atrás do outro da Polícia e do Exercíto agora. O Congresso Nacional nos representa não vão fazer nada? Eestamos voltando ao passado com o racismo em evidência, antes ainda era camuflado mas agora escancarou. Onde vamos parar? Ate onde isso vai? Ate chegar em nossas casas? Nossas famílias?
Pense viu Sr. Inácio q poderia ser seu filho se é q o Sr. Tem filhos. Como nao se comover c a morte estupida de um jovem inocente dentro da sua própria casa por policiais??? Em q mundo estamos vvendo ? O mundo do Capeta? Só pode.
joao nelson da silva
19/04/19 at 16:17
a indiferença é o pior pecado que cometemos , como nao é comigo nao me impporto ,mas com certeza que uma hora dessas chegará na casa de todos nós o sr. bolsonaro faz apologisas\ a violencia e nada aconteceele disse vamos metralhar os petralhascomo era os petralhas e nao comigo , é nisso que deu! hiitler tambem dizia que iria acabar com os judeus,claro ninguem se lembrou disso quando deu seu voto a êle. nao era comigo, foi o que pensaram,mas agora começa chegar nas nossas casas.
Israel Silva
19/04/19 at 16:42
Midia lixo!!! Bandidos são vocês, que escrevem uma materia dessas!!!! O Brasil esta essa bosta tambem por culpa desse jornalismo bandido!!! Quando voces precisarem da PM, favor ligar pro BATMAN!!! Quem devem ser exterminados da face da terra, sao voces dessa midia lixo!!!
Janir
19/04/19 at 16:49
Quem e contra a PM é tudo bandido!!!! Não vejo essa mídia lixo procurando solucoes parar melhorar o Brasil, so sabem criticar! Voces merecem a policia quem tem!!!
Manezinho
19/04/19 at 17:01
Precisamos de uma política urgente de desarmamento para a polícia. Chega de matar nossos jovens com dinheiro público.
Marcelo de nobrega
19/04/19 at 17:28
Eu considero bolsonaro o verdadeiro filho do diabo e que tem as mesmas ideologia do seu pai que é matar,roubar e destruir a policia desse país já é racista por natureza e trás consigo uma ideologia de que eles são os melhores e ainda vem um ser das profundezas do inferno para piorar o que já está ruim,todos os militares desse país votou em bolsonaro pois eles tem a esperança de que vão ter autorização para matar quem quer que seja principalmente negros eu conheço militares que disse que não existe ser mais racista que a policia e tem mais se tem alguém que quando morre vai direto para o inferno é policia
john
19/04/19 at 17:31
Desarmar a policia? Eu li isso? Só pode esta drogado, como a policia invade logo a casa onde um rapaz estava com uma espingarda de pressao? Que coisa nao, lamento muito pelo falecido, mas ta muito tendencioso essa materia.
Kaike
19/04/19 at 17:47
Parabéns a polícia👏
Daniel
19/04/19 at 17:50
Que jornalistinha mais sem vergonha heim… Fazer uma matemat sem vergonha dessa… Título: Jovem Negro adilesadole… Desde quando um camarada com 19 anos e adolescente… Matéria perniciosa… Acusando policiais ainda… os policiais deveriamdse unir e e processar este que fez a matéria… Jornalistinha fuleiro a vergonha
Danielson Pereira Santos
19/04/19 at 17:53
Quem comenta querendo tirar da polícia a responsabilidade por essa atrocidade orem, rezem e clamem para não passar pelo que essa família tá passando!!!!
Zenildo
19/04/19 at 17:54
Não entendo o porque da nomenclatura “jovem negro” , na realidade entendo sim, coisa de esquerdopata, com o simples intuito de dividir a sociedade . Não seria melhor dizer simplesmente “um jovem “?
Cerebro Celebre
19/04/19 at 17:58
O joio está em todos lugares, infelizmente, o Brasil vive a década de 1930 dos EUA, impunidade total para as grande raposas, e punidade excessiva para os pequenos.
Isso é resultado dos traidores da pátria que acham se donos do Brasil.
Essa elite faz o que quer, infelizmente tem seus cúmplices que são os três poderes que apoiam.
Todos vocês que apoiam e convive e aceita esses corruptos são cúmplices e traidores da pátria, e em breve o povo acordará, por mais que vocês tenham seus canhões, sua inteligência, o poder sobre os fantoches, cada um será cassado como rato em seu esgoto.
Traidores da pátria, não existe defesa para seus crimes.
Cedo ou tarde essa guerra vira e a vida de muitos custará, mas, portanto colheram o que plantou.
Zenildo
19/04/19 at 17:59
Os policiais não foram lá “de graça “, no mínimo houverem algumas denúncia de vizinhos. Reportagem que não ouve as versões dos dois lados não merece credibilidade
Pastor Andrade
19/04/19 at 18:01
Que Deus console o coração desta família. O rapaz não cometeu nenhum crime, está claro. Como algum ser humano pode defender uma ação como esta?
Não pode ser chamado de ser humano, nem mesmo animal, mas podem ser chamados filhos de Satã.
Sérgio
19/04/19 at 18:04
Muito triste isso,o poder público que é pago. com dinheiro público perdeu a noção de suas funções ante a sociedade e procuram estar sempre acima do cidadão comum ,principalmente nas áreas de saúde e segurança, sempre foi.isso, agora com esse presidente tido piora porque é mais um semestre noção.
Max Souza
19/04/19 at 18:07
Boa noite. Para que eu possa ter uma posição pessoal sobre o fato narrado, preciso também ter a versão da polícia. Não vi na reportagem nada a respeito, ela existe?
Alexandre
19/04/19 at 18:10
Sobre o policial que foi alvejado na cabeça por um ladrão que tentou levar sua moto ninguém fala nada né jornalismo bandido que apoia ladrão tendencioso coloca a materia do jeito que quer acusando e ja julgando bando de vermes e tem que ver um manipulado chamar o presidente de filho do diabo LuLa e filho de quem entao só sabem criticar escrotos
Lopes
19/04/19 at 18:11
Bolsonaro deu carta branca para matar pobres e negros? Quando ele disse isso?
Vcs são canalhas de marca maior!
Leandro
19/04/19 at 18:16
Ata, de eu cagar na rua a culpa é do bolsonaro???
Vcs são comédias.
Por isso não sai disso aí.
Meus sentimentos a família.
Elias
19/04/19 at 18:18
Bom eu acho muito estranho uma família dentro de um carro que levou oitenta tiros e só um morrer .pelo jeito que aqueles bancos ficaram furados.e o carro não era para ter sobrado um sequer. Para mim aquele carro foi alvejado por.bandidis depois que as pessoas saíram para denigrir as força armadas, agora esse rapaz não sei o que aconteceu.esperemos.para saber os antecedentes dele. Pois as.vezes uma pessoa perigosa com uma ama na mão. Eu como policial não iria esperar ele atirar em mim…agora estou dizendo que não sei dos antecedentes dele. Mais aquele caso do rio de janeiro está muito suspeito .vcs viram no jornal como ficou o banco traseiro daquele carro.nao havia ninguém lá senão estariam todos mortos .
Marcos
19/04/19 at 18:21
Os policiais entrao e deparam com um homem armado ,voces se preocupariam com a cor do homem ,parem de ser racistas e quererem colocar a polícia como racistas esse caso nao tem nada a ver com raca pelo amor d DEUS
Avante
19/04/19 at 18:26
Notícia tendenciosa de merda. Parabéns aos Policiais.
Eduardo Schroeder
19/04/19 at 18:27
Mídia lixo
Edder Correa
19/04/19 at 18:37
Kkkkk adolescente de 19 anos?????? Calem a boca né, e outra tem q ver bem certinho, né ta mal explicado isso ai. Esquerdistas, vcs contra Bolsonaro são a favor do lulalixo ladrão safado e corrupto cales essas bocas
Luisa Salles
19/04/19 at 18:39
Temos de ter todas as versões, não sabemos a da polícia
Hamilton soares
19/04/19 at 18:39
Os policiais hoje em dia se julgam os justiceiros e a raça negra sempre foi mal vista pela polícia e também pela sociedade,pois saibam de uma coisa tenho muito orgulho de ser negro e digo mais,se cor valesse alguma coisa papel higiênico não era branco,policiais de todos os estados vamos acordar pra realidade,tem muito branco fazendo mais Mérida doque os negros viu!
Edder Correa
19/04/19 at 18:40
Bolsonaro n tem culpa de nada disso calem a boca, agora se sua esposa aparecer gravida a culpa é do Bolsonaro,? Haaa me poupem, haa e o choro é livre mas lula não..😂😂😂😂
Paulo Mira
19/04/19 at 18:41
Mais uma matéria ridícula sensacionalista, tendenciosa e com objetivo bem definido. Não cola mais.
Lurdes sousa
19/04/19 at 18:41
Meu Deus estamos perdidos se a moda pegar o engraçado que eles só fazem maldade com os brasileiros os estrangeiros eles olham pide fazer o que quiser engraçado isso
Paulo Mira
19/04/19 at 18:44
A culpa de tudo agora tem nome: Bolsonaro…se agua acabou, gás acabou, luz acabou, meu namoro terminou a culpa é do Bolsonaro
Vingador
19/04/19 at 18:47
No Brasil, os bandidos estão acabando, pois os nossos policiais tomaram o lugar deles.
Vivemos num país onde os as coisas se inverteram
Ricardo Correa
19/04/19 at 18:49
O rapaz estava DENTRO DA CASA DELE !!! Respeitem o direito à propriedade !!! Invadem a casa atirando e querem ter razão?
Eli
19/04/19 at 18:51
Gente ou eu to cega ou eu to cega ,onde que esse rapaz é negro e outra tudo tem que ser investigado pra depois tirarmos uma conclusão,vamos parar de precipitaçao tanto para acudar quanto para defender…
Rafael Oliveira
19/04/19 at 18:51
Lamentável pela morte do rapaz mais muito vitimismo por ser um rapaz negro, parece até que ele foi mortp por ser Negro,hora se o policial vai atender a uma ocorrência e vê alguém de posse de uma arma a primeira iniciativa é defender sua vida,claro tem ser feita uma investigação e serem punidos com rigor o que não cabe é uma melosidada dessas com a morte do rapaz.
Jefferson
19/04/19 at 18:57
Meus pêsames a família do jovem! Espero que seja feita justiça…
Tudo é culpa do Bolsonaro agora? Quando um PM morre pela pátria, ninguém liga e nem se importa. Agora aparece esses merdas cheios de mi’mi’mi.
Mauro Marques Filho
19/04/19 at 18:58
Mas que merda de reportagem é essa, quanta manipulação ,a polícia também é composta por pessoas negras e pobres também. Bando de jornalistas livres para manipular. Divulguem a notícia em toda sua verdade,VAGABUNDOS .Lamentável a morte do jovem,não creio que policias loiros de olhos claros estavam a caçar negros, têm-se que apurar o que houve e assim sim,dar a notícia, seus irresponsáveis. Não me venham encher o saco,não sou policia e nem tenho parente policial,e sou casado com uma mestiça e nordestina.Concordo com alguém aí ,que falou sobre os 80 tiros no Rio,muito suspeito só um ter morrido ,estão manipulando.
Rozinei
19/04/19 at 18:58
LamentavLa o que aconteceu, mais lamentável o intencin do jornal jovem negro, quanta ironia, poderia ser somente jovem ficaria mais agradável a notícia, começa a reportagem denegrindo a imagem do negro, só no Brasil mesmo
Chuchuca
19/04/19 at 18:59
O rapaz suicidou na frente da polícia que foi lá dentro da sua casa pra ajudar o cidadão a enfrentar uma crise de depressão, mas ele se matou antes com um chumbinho. No caso do outro que estava dirigindo com sua família, cometeu o suicidio com 80 tiros de fuzil na sua propria cabeça e ainda atirou no sogro no banco de trás. Depois ainda teve tempo de sumir com o fuzil. Os soldados do exército tentaram socorrer o homem mas a sua esposa não permitiu. Ninguém tem culpa. Os policias e os soldados do exército são vítimas de difamação por jornalistas esquerdistas a serviço de Lula que planejou o suicídio dos dois homens em datas e locais diferentes.
Luiz dantas da silva filho
19/04/19 at 19:05
As autoridades dos estados ficam pregando violencia.os militares despreparados se acham no direito de matar.muito triste.
Ok
fernando santos caetano
19/04/19 at 19:07
Nossa a matéria desse jornal sempre tem uma chamada tendenciosa, jovem negro e fuzilado, se fosse uma pessoa Branca nesse caso também seria, esse foi foi péssimos policuas que faria isso com qualquer um. Sou negro e não concordo com o tittít dessa matéria.
Minha solidariedade a família desse rapaz.
Marcelino
19/04/19 at 19:09
É clara a intenção deste jornalista de meia tijela de tentar denegrir a imagem do governador e do presidente. Deve ser um pt radical e da mesma espécie do presidiário Luiz Inácio.
Ernesto Oliveira Rodrigues
19/04/19 at 19:09
É só coincidência 90 % dos inocentes mortos por policiais são jovens negros. O músico fuzilado no RJ janeiro era negro, o catador que tentou ajudá-lo e foi assassinado era negro também. O advogado dos militares que fuzilaram o músico recebeu medalhas e honrarias do governo, também é coincidência. Pastem no jantar.
Papa Mike
19/04/19 at 19:11
Adolescente, negro, brincando, inocente… Nota-se a verdadeira intenção dessa materia. Pior que ler uma lavagem cerebral dessa é ter que ler logo abaixo a proposta de desarmar os policiais. Bando de retardados!!!
Adriano
19/04/19 at 19:12
19 anos não é adolescente. Matéria tendenciosa. Lixo…
Ayrton Argento
19/04/19 at 19:15
Neste mundo existe bons e mais profissionais, falta é maior fiscalização dos policiais, muitos não possuem condições de se armar e outros tantos coniventes com o tráfico em geral ,outros usuários de drogas que fazem tratamento e logo voltam a portar armas sendo que essa doença não tem cura.
Por isso acontece essas calamidades.
DANIEL
19/04/19 at 19:17
É difícil desejar o mal a alguém. Mas so quero que esse erro fatídico se repita na vida do Inácio e tantos outros.
PAULO ROBERTO DA SILVA
19/04/19 at 19:19
Por causa desses militares despreparados e que militarismo nesse pais não dá certo,as bestas humanas desse policiais e que fazem toda uma população ficar descrente e com medo da polícia,bando de cavalo e burro
Eduardo
19/04/19 at 19:19
Eu acredito que os militares e os policiais estão errados e tem que pagar por isso. Só que tem muita gente culpando o governo, esse tipo de ação sempre aconteceu. Desde o governo do vagabundo do lula e suas corjas. Mas ninguém vem pra rua gritar quando esses bandidos matam as pessoas por causa de celular e outras crimes bárbaros q eles cometem pelas ruas, um bando de idiota falando besteiras, tá errado tem que pagar. Mas essas ações desastrosas da polícia sempre aconteceu, desde o governo desse ladrão que está preso e q hoje e tido como coitadinho.
Renata
19/04/19 at 19:25
Todos criticaram a polícia, mas já pararam para pensar que poderiam ser pessoas fantasiadas e não verdadeiros servidores públicos. Da mesma forma que vendem armas de brinquedo, falsas-fardas também são vendidas. Mas é mais fácil culpar a polícia, o inocente até que provem o contrário, só é para os jovens negros.
Alberto
19/04/19 at 19:27
Parabéns aos policiais.
Marcio santos silva
19/04/19 at 19:31
Sao assassinos esses vermes merecem a morte da mesma forma,com bandidos eles cagam nas calças de medo,filhos da puta todos eles…
Romero g
19/04/19 at 19:39
Noticia tendenciosa a colocar o cidadao contra o governo. Quanta burrice ao narrar que o governo deu carta branca para a policia matar pobres e negros. Isso e o limite do ridiculo.
carmomcamca@gmail.com
19/04/19 at 19:40
Não esquentem povos… está vindo um grande asteroide…para acabar com tudo…..logo logo chega…..aí acaba toda essa intolerância….de vocês….essas divisão….
JAIDSON FERNANDES DA SILVA
19/04/19 at 19:42
Se o jovem fosse pardo ou branco sairia na notícia? Bando de fdp’s, uma fatalidade aconteceu mas insistem em colocar o gênero ou a cor nas notícias
Rogerio
19/04/19 at 19:44
Que bela bosta de capa de reportagem.
Vão investigar primeiro pra depois postar.
Lamento pela família mais não podemos crucificar a polícia.
Paulo ricardo
19/04/19 at 19:46
Canalhas, reportagem tendenciosa…a mídia Ta cada dia mais podre, como podem afirmar ele é inocente sem saber de nada ainda? Vcs sabem.diferenciar uma air soft de uma arma de fogo? Conhecem risco iminente? Então como podem fazer juízo de valor da situação? Vcs sempre demonizam a Policia Militar, mas n sabem nada do q esses guerreiros passam. Vcs acham q se fosse branco o resultado seria outro?
Mara
19/04/19 at 19:51
Adolecente? Com 19 anos!!?
Romero g
19/04/19 at 19:59
Esse site esta desatualizado. Com 19 anos ainda e adolescente. Atestado da incompetencia de fazer jornalismo e publicar uma materia seria. Isso e somente sensacionalismo. E procuraram a polícia pra saber a versao dos policiais??
Vando
19/04/19 at 20:12
Sei nao essa materia, ta estranha.
Adolescente negro 19 anos
De qualquer forma lamento pela morte
Zeu
19/04/19 at 20:14
Gente, se realmente o fato ocorreu como consta a matéria, houve um erro pericial por parte dos agentes(que devem pagar pela imperícia). No entanto, quero dizer que a maioria esmagadora das ocorrências não têm esse desfeixo lamentável. Isso deixa claro que a maioria dos policiais cumpre com o seu papel de proteger a sociedade.
Mas essa sociedade hipócrita usa desses fatos isolados e condena toda a corporação.
Ai da sociedade se não fossem os policiais do bem – que são a grande maioria.
Volto a repetir: se realmente ocorrreu segundo a reportagem, foi um erro grosseiro!
Meus sentimentos à família.
Wal
19/04/19 at 20:14
Eu queria saber uma coisa… Os políciais estavam com.bola de cristal,pra escolher aquela casa, invadir,(sabendo que havia um homem com uma “arma”no quintal,atirando?)
Era tão bom, se todos,inclusive os policiais,a irmã do rapaz falassem todas as coisas como realmente acontecessem… Todos aqui,tanto os que protegem os PMs,tanto os que defendem a vítima.
Aprendam,inclusive você jornalista da matéria,a pronunciar sua informação,quando tiver ambas histórias,da polícia, e da família da vítima ou testemunhas.
Assim a informação da realidade é repassada a todos.
Marcelo
19/04/19 at 20:15
Meu Deus.. adolescente com 19 anos, governo bolsonarista?? Ahhh deixem de serem ridículos seus esquerdistas hipócritas.. policiais mascarados? Vão para o inferno
Douglas
19/04/19 at 20:20
Que Deus conforte a familia,mas daqui p frente e assim igual antigamente a rota aqui em sp primeiro atira e depois pergunta pois nessa epoca as criancas podiam se divertir na rua tranquilas ‘policia vai p cima msm e viva o novo Brasil,Brasil acima de tudo Deus acima de todos
Bere
19/04/19 at 20:22
Boa
Adriano Moura Tribst
19/04/19 at 20:25
Para mim é uma armação de bandidos disfarçados de policiais para difamar a imagem da polícia e ainda esse repórter de meda falando que é culpa do Bolsonaro.Cada um é responsável pelos seus atos.
Manoel
19/04/19 at 20:26
Irão morrer muitos e muitos ainda, quem fez campanha em favor das armas e foi eleito, não era de se esperar outra coisa, vai ficar bem piores, agora que está no começo das matanças, aguardem………
Roberto
19/04/19 at 20:32
Reportagem lixo e direcionada
Alex Sandro Rodriguez
19/04/19 at 20:38
Antes de falarem merda , acusando a vítima de bandido procurem informação pela net de jornais locais , um inocente foi executado pela policia militar do comandante Moisés atual governador de SC do PSL .E um monte de babaca defendendo , e se fosse com um filho teu , executado no pátio da tua casa ?
Gabriele
19/04/19 at 20:39
Vixeee, a reportagem estava até coerente e bem exposta digna de bons elogios, aí vem o dito e coloca política pelo meio, tornou-se para mim o abestado qualquer…
Edmilson
19/04/19 at 20:42
Existe algo utilizado por quase todas as polícias do mundo chamado “Uso progressivo da força”, que consiste basicamente em agir comtra o suposto infrator da lei, de forma proporcional á resistência e ameaça oferecida por ele quando é feita a abordagem ! Independente da cor do rapaz que foi morto pela polícia de Florianópolis, não me parece que os policiais aplicaram esse método que e exaustivamente treinado, inclusive faz parte do ordenamento jurídico do nosso país ! Lamentável…
Igor Davi Barbosa Almeida
19/04/19 at 20:44
jornalista, por que vcs nao conseguem passar a informação de maneira profissional ? Por que ? Só sendo bobo pra não exergar o modo tendencioso na escrita do texto. Não que não tenha acontecido nada, mas me espantou a maneira que foi escrito esse texto.
marco
19/04/19 at 20:46
Repórter, burro, 19 anos não é adolescentes, e tbm não morreu por ser negro, reportagem tendenciosa, irresponsável, você que estou chamando de repórter, vai estudar, aprenda tbm a ser gente, deixe de ser um fracassado em busca de coisas que não existe.
Aplaze
19/04/19 at 20:47
Queria apenas que fizessem um exame toxicológico da queratina do cabelo da PM. Pc. Pf. Exército. Aeronáutica. Marinha.
Te garanto que não fica metade da tropa.
Nossas autoridades estão tendo atitudes de bandidos.. Isto é fato.
Aquele cara que matou mariele. 116 fuzis na casa do cara..
Me pergunto. Powrra será wue ninguém sabia que o cara vendia armamento pesado. Nem os colegas.? Será.
Bolsonaro votei em vc. Mais tô vendo que ti vai fazer igual a todos os outros presidentes..
Vai ficar só na palavra porque a atitude é 0
Uelton Dioni de Moura
19/04/19 at 20:48
Adolescente de 19 anos? Faça -me o favor, ainda os sensacionalistas enfatizam ser negro!!!!
Jairo da Costa Santos
19/04/19 at 20:51
Esse jotnaj e de esquerda ,direira ou imparciai??
R. esquerda sem sombras de dúvidas..
Deveria só dá a notícia e não tendência de um lado ou de outro.
APR variedades
19/04/19 at 20:55
Nao esta correto mas poe logo na conta do presidente de fulano e beltrano o q fizer de anos atrás q a polícia matou um homem q estava com uma furadeira essa querendo ou nao e uma arma.vc olha de longe ver um cidadão numa esquina com uma arma de pressão vc vai perto???
Zezao
19/04/19 at 20:58
De boa, que profissional é esse que fez essa matéria? Se diz jornalista e não serve nem para limpar um banheiro. Isso é a imprensa de hoje!!
Não tomando lado nenhum, mas a matéria é de 10° qualidade!!!!
Aplaze
19/04/19 at 21:02
Vejo que não sabemos mais quem é bandido.
É quem é ladrão. Pois tá todo mundo com desvio de conduta.
Se tivéssemos armamento para se defender. A polícia não teria trabalho.
O trabalho dela seria ficar com a viatura em posto de gasolina fazendo segurança privada.
Tá na hora de fazer uma reforma nas polícias. Tenho a absoluta certeza que o resto mudaria.
A questão é que a única coisa que as autoridades não querem é arrumar a casa. Pois a casa arrumada o sistema de corrupção não roda a baiana.
Kd pena de morte pra político corrupto.
Kd pena de morte pra traficante.
Kd pena de morte pra estuprador.
Kd pena de morte pra homicida.
Gastamos mais com um presidiário do que com uma criança estudando
Foda.
Joaquim
19/04/19 at 21:06
A polícia invadiu ou passou atirando.
Marcelo
19/04/19 at 21:07
Adolescente de 19 anos…brincando com réplica.. .isso ta mal contado…deichem de ser robô.. .da imprensa…deichem de ser burros
DAVI ALVES DE ALMEIDA
19/04/19 at 21:08
Os jornalistas esquerdistas e demagogos, sempre, incriminado os policiais. Não sabem como realmente acontecem as ocorrências e incriminam logo quem está na rua defendendo a sociedade. Erros?Todos podem errar, menos o policial. Os caras podem ser bandidos contumaz, mas para mídia, sempre serão “vítimas da sociedade”. E é um dos fatores que motivam a cada dia pessoas a entrarem para o mundo do crime.
Neto
19/04/19 at 21:12
Primeiro, tem que ser apurado, depois julgado, para poder condenar; Segundo, aonde vocês ouviram que presidente e governador, deram carta branca pra matar; Terceiro,quando morre uma pessoa de cútis branca, ninguém cita a cor.
ALVES
19/04/19 at 21:16
Ser policial no Brasil não é fácil. Baixos salários, más condições. Vivemos uma sociedade deteriorada pela corrupção e pela libertinagem. Vejo as pessoas falando e criticando os políticos, mas praticam inúmeros atos de corrupção e querem que o país mude. Santa paciência!
ALVES
19/04/19 at 21:20
Façam o seguinte: quando estivemos correndo algum perigo não chamem a polícia, chamem a imprensa, chamem os artistas da Globo, ele são especialistas em Segurança Pública.
Robson Antunes de Oliveira
19/04/19 at 21:20
Não estou aqui para defender ninguém..
Mas pelas palavras colocadas nesta reportagem, passo a ver como uma materma tendenciosa elaborada por mais um maconheiro de iPhone que se diz defensor de pessoas que se quer ele imagina como possa ser sua realidade.
Se os policiais erraram devem ser responsabilizados sim, mas que se apure a verdade e não nos deixamos influenciar por opiniões que claramente são tendeciosas
Flavio
19/04/19 at 21:21
Novidade, Policia exterminando negros, ouvir versão da policia kkkkkkk que piada Como se eles fossem falar “Ah nós atiramos nele pq ele era negro” kkkkkkk Vai ver a cupula do PCC se tem algum preto, tudo branco, mas o negro que é bandido, se eu fosse negro sairia matando branco tbm pra eles verem como é gostoso.
Elias
19/04/19 at 21:24
Elias
Toda ação policial e apurada através de inquérito! Se o ministério público achar que a indícios de irregularidade, oferece denúncia e se o policial cometeu um crime será julgado condenado e excluído da corporação!!! Não e está bagunça que muitos falam sem conhecimento de causa…se os policiais estiverem errados quanto a ocorrência com esse garoto! Acreditem destruíram a carreira e a vida deles…e por traz da farda existe uma família… Antes de falar uma monte de besteira vai ler estudar pra ter conhecimento de causa! Soldado Elias PM.
Carlos
19/04/19 at 21:30
Independente de ser negro ou branco, a vida das pessoas de bem há de ser preservada. Estranho como a mídia retrata o caso, de maneira a fazer um pré julgamento. Parece que o jornalista, na presente matéria, não se ateve em apenas divulgar o caso, colocou de modo sensacionalista, tais como: “polícia invade, negro”. Será que precisava se referir a cor da vítima?
Paulo r c
19/04/19 at 21:31
Meu deus! Quantos idiotas. Primeiro a reportagem falando de negro, parece que o negro nesse país é um coitado. O negro não é coitado e outra quem defende a polícia sem arma! Quem vai defender quem precisa? Você que falou que precisa desarmar a polícia? E o idiotas que não sabem o que é ser polícia.
Marcelo
19/04/19 at 21:36
Menino de 19 anos
Já não é mais menino sabe muito bem o que esta fazendo com uma arma na mão não interessa se era de brinquedo ou não mais se aponta arma para policia.
Julgar é muito fácil a policia mais quando a sociedade hipócrita precisa ela chama.
Nunca ninguém vai gostar da policia , alias quem gosta da policia é a propina mãe do policial e a família.
O Peregrino
19/04/19 at 21:39
Isso tem que ser investigado.. o jornalismo podre quer a todo custo denegrir o governo.
Natan
19/04/19 at 21:41
Policiais muito mal preparado incompetente. Tinha q armar a populacao novamente ai acabaria com essa merda q esses bandidos de farda fazer .. sao funcionarios da populacao .. achan q pelo fato de tar armado podem sair atirando tem . Q punir esses vagabundos se posivel com a morte.
Alberto Pereira
19/04/19 at 21:43
A punição a esses falsos policiais deve ser severa e exemplar, e o Estado deve indenizar à altura a família, para que bandidos fardados pensem antes de executar um ato malfeito como este.
Altemir Batista dos Santos
19/04/19 at 21:44
Pois bem no meu ponto de vista o menino mesmos ultilizando uma pistola de pressão e realizando tiros com ela, o mesmo deve ter apontado a arma para os militares e percebendo que se tratava de uma arma em punhos, os policiais atiraram.
ernado
19/04/19 at 21:47
Covardes apoaidos pelo governo se fosse parente meu esses polícias iam ver se a farda deles iam livra eles sou negro defendo minha raça ingual eles a farda
ernado
19/04/19 at 21:53
Acho q Todos que percebe q essa materia e feita por racista querendo desmonospressa os negro o cara com arma na mão vc queria o q? Falar que morreu por causa de cor
MARCIA
19/04/19 at 21:54
Desarmar a polícia?!?!?
Moço, sua maconha tá estragada, troca!
Fábio de Almeida
19/04/19 at 21:56
Viva polícia militar da nossa nação. Negro, branco, amarelo ou qualquer que seja a cor, temos os mesmos direitos e deveres. A mídia caí matando na segurança pública, porque somos uma nação que prefere mil vezes defender o marginal do que abraçar o serviço prestado por guerreiros que colocam suas vidas todos os dias para tentar manter a ordem. Hoje pessoas gravam policiais atirando e agredido, mas não tem o caráter suficiente para gravar o antes, onde o policial é agredido e desrespeitado. O Brasil precisa passar por uma reforma sim, mas de valores e dignidade.
Thug
19/04/19 at 21:56
Malditos filhos da puta, cria do cão. Depois não querem que verdadeiros bandidos os eliminem. Policia racista, tenho pena de vcs. Classe de marginais fardados.
lrandro
19/04/19 at 22:00
mas acaba ai a reportagem não teve perícia registro em delegacia policiais não foram presos não apareceu superior pra dar entrevistas, bem tendenciosa a reportagem…
Ricardo
19/04/19 at 22:03
Os policiais deveriam fazer uma paralização de alguns dias ,como aconteceu em Vitória, para a população realmente analisar e avaliar o seu convívio sem a polícia…
João
19/04/19 at 22:09
Ele tem cara de que estava com uma arma de brinquedo, porta nenhuma ele tava treinado para roubar pessoas, turma do mimi , muito inocente ele
Felipe
19/04/19 at 22:10
Eu não consigo entender a mídia jogando aos ventos que o ocorrido se deu por conta de uma carta branca do presidente Bolsonaro, vai ser instaurado um inquérito pra apurar os fatos e ainda ela vem (mídia) de forma escrota dizendo que o jovem era negro ,enfim todos nós somos descendentes de negros e querem continuar a menosprezar uma classe de pessoas pela sua cor ,resumindo se houve excesso da parte da PM ,os responsáveis pelo fato serão punidos ,mas não precisa fazer sensacionalismo com um ter nojento de levar notícias ao público ,no meu ver a mídia era pra ser imparcial pois não tem conhecimento certo da origem dos fatos e já esta expondo matéria sem aguardar uma posição .
I h s f
19/04/19 at 22:11
Bando de jornalista vagabundos. Como se a condição de existência fosse ser negro. O Brasil e negro seus bando de idiotas. Vcs são o lixo da humanidade seus doentes esquerdopatas. Ninguém de bem deveria morrer não importa a cor, religião, sexo e etc. Só que tem as duas versões e vcs só colocaram a que vende.
Jair Teixeira
19/04/19 at 22:23
Enquanto isto acontece na periferia a sociedade não dá a devida importância..mas logo chegará a vez fa classe média..só lembrando é mais um na estatística da polícia que mais mata no mundo…
Antonio Neto
19/04/19 at 22:27
Policiais de merda e presidente de bosta ou seja Brasil é um lixo , até a Bolívia melhor que esse país , policiais corruptos e governo de merda só roubam e quando vão preços são soltos pelas leis que existe brechas para os que tem dinheiro. Lamentável
Edinaldo bezerra de lima
19/04/19 at 22:35
Esses jornalistas lulistas nao perde uma oportunidade de conversar merda, o que era que esse cara queria podia esta brincando com um livro e nao com a arma, queria os policiais entrassem na casa dele com as maos pra cima era.
Soldado
19/04/19 at 22:36
😂😂😂😂
Soldado
19/04/19 at 22:37
Que site lixo
Tem que rir pra não chorar
Zanete
19/04/19 at 22:43
Tem que esperar para ver a versao verdadeira,por que tá mal explicado, como a polícia entre sem um mandado na casa de alguém e vai atirando ,e também como sabiam que ele estava lá com uma arma, mesmo sendo de pressão ou foi alguma denuncia. Ou essa informação não procede, vamos esperar a verdade.😥😥
Rubens Pacheco
19/04/19 at 22:44
Mais um preto abatido, caçado como bicho.
ELIANE BERTE
19/04/19 at 22:45
A polícia não pode entrar na casa das pessoas, atirar, matar e depois perguntar quem era!!! Será q policiais não sabem reconhecer armas de brinquedo? E muita incompetência! Faz uns anos, atiraram num homem no RJ q estava usando furadeira, os policiais se confundiram …… O Brasil anda para traz, que vergonha! Mas diante do que estamos vivendo tb não dá para fechar os olhos para “brincadeiras” com armas…. Meus sentimentos a família, realmente é muito triste!
Flávio
19/04/19 at 23:06
Assassinos de farda pagos com o dinheiro do cidadão e sob a protecao do estado representado por um político sem noção eleito pelo povo…
Marcelo Renovado
19/04/19 at 23:17
Os Policiais cometeram um crime barbaro. Não tem mimi mi. Que a PM aqui é importante é um fato. Isso não impede que condutas criminosas, sejam punidas. O relato do informado revela que bandidos fardados atuaram perversamente contra um jovem inocente, lamentável.
Que o Senhor console essa família e dê forças para continuar a vida.
Adilson Carlos De Oliveira Oliveira
19/04/19 at 23:21
Essa matéria só pode ter sido escrita por um esquerdista, só sabem falar de homofobia, racismo, machista esses doentes tentam a todo custo empurrar matérias tedenciosas, cambada de vitimistas , não morreu por ser negro e sim pq estava armado, ouve erro da PM tem que ser investigado mas ouve também erro por parte de quem foi vitimado….
José Carlos da Silva
19/04/19 at 23:22
Quando ele disse “vou metralhar os petralhas” eram os pobres negros e LGBT’s taokey
José Carlos da Silva
19/04/19 at 23:25
O exterminio começou agora e a população tá nem aí
Cândida
19/04/19 at 23:28
F
Almir
19/04/19 at 23:45
Boa noite a todos…Quando o soldado Mota Brentano atirou em um branco e de classe social com poder aquisitivo alto o próprio governador entrou no caso pedindo urgência nas investigações …resultado soldado expulso da corporação e cumprindo pena no Presídio e várias homenagens ao surfista por todo Brasil….quando a mesma polícia atira em um negro pobre…….existe racismo e preconceito sim aliado a policiais despreparados…defenda quem te protege….ou ….defenda quem te mata por ser negro e pobre….porque esses policiais não estão presos? Por que atiraram em um negro?Só são presos quando atiram em branco?Matar pobre e negro não da cadeia…só da cadeia para os PMs se matarem branco de classe social com poder aquisitivo?
Deivid
19/04/19 at 23:49
Reportagem vagabunda
paulo estevao
20/04/19 at 0:02
Bolsonarista é foda hein?nao tem jeito mesmo!raça da desgraça!
Ww
20/04/19 at 1:42
Cara que matéria lixosa. Cheia de contradicoes e mentiras. Lixo total. Pena que em nosso pais ainda ha quem alimente essa midia podre mentirosa.
Marcio
20/04/19 at 2:15
E impressionante o vitimismo q temos nesse país, mata pq e negro, guei, pobre etc…., não ouvimos o outro lado, sem contar que 19 anos não é adolescente, e tanto otimismo que eu que sou negro realmente tenho vergonha de ver esses come átrios deixando minha raça tão abaixo das outras
Não precisamos de ninguém que nos defendam, somos negros, não retardados que precisamos ser levados pelas mãos, CHEGA dessa hipocrisia de que somos coitados, não somos somos capazes de nos referendar de igual pra igual com qualquer um
Haaaa e como sempre e culpa do Bolsonaro, vcs tão de brincadeira mesmo, matéria idiota e racista, colocando nois negros como seres inimputáveis, aguardem a polícia dizer a versão dela para repudiar, crucificar que da a vida por nois
Josê
20/04/19 at 3:01
Puliça canalha só erram contra pobres, pretos e periféricos. Puliça mascarada não é puliça, é bandido. Assassino de aluguel a serviço de um estado preconceituoso.
Rogério Gama
20/04/19 at 8:05
Nunca mais serei manipulado por vcs, melhor aguardar o desenrolo do inquérito…
Milton
20/04/19 at 8:12
Tudo q esta acontecendo é resultado de de governos comunistas q acabaram com a segurança publica durante anos de desgovernos…agora pra consertar a cagada muito “inocente” vai morrer ate por acoisa no prumo…vcs sao culpados e Não sabiam…
Lucas Sergio
20/04/19 at 8:14
Esse capitão Moisés de merda é bolsonarista?
Ah! Pode contar que ele vai mandar matar mais.
Edmilson C.
20/04/19 at 9:00
Não sou de desejar mal a ninguém, mas gostaria de saber como se comportaria se um desses policiais violentos bolsonaristas se deparar com um apoiador e defensor do incentivador de mente insana, e meter bala num parente ou nele mesmo. Aí, a família defenderia o ação dos polícias? Duvido. De forma indireta foi dado licença para matar sim, armamento para pobre não existe ( a arma + a habilitação não aí por menos de R$ 7000,00) logo só rico teria a oportunidade.
Fabiano gil Sousa
20/04/19 at 9:09
Que materiazinha mais sensacionalista, começa vitimizando, q a mãe estava trabalhando numa cozinha, q o menino de 19 anos brincava no quintal num pufe com o cachorrinho e blablabla!
Polícia fuzila? PM anda de pistola não de fuzil!
Enfm tem q ser apurado, e os policiais responsabilizados!
Polcial nãosai pra matar, sai pra defender a população .
Sem paciência
20/04/19 at 10:42
Matéria tendenciosa de jornalista de esquerda e maconheiro que mora com a mãe. Deveria abrir uma ONG com recursos próprios.
Robinson de Lima Sobreira
20/04/19 at 11:57
É EXTREMAMENTE necessário saber em quem o rapaz assassinado votou para presidente, para montarmos uma crítica fundamentada.
Alguém sabe ?
Matos
20/04/19 at 12:06
Ai sim este idiota falando que o policial levou tiro na cabeça por causa da moto uma coisa não tem nada ver com a outra animal a situação é de uma pessoa estar em seu lar e uma polícia bandida corrupta assassina entrar e matar mas o comandante é baba ovo do JB tudo safado aposto que não vai ancontecer nada como sempre nesta bosta de paiz fazem tudo não acontece nada e falam que o Lula que é bandido …..bandido é a corja do presidente
Matos
20/04/19 at 12:10
Fabiano tu deve ser policial bandido e corrupto pelo seu comentário dizer que polícia sai para proteger não para matar polícia 50 por cento é bandido safados e nos é que pagamos estes bandidos
César Reis
20/04/19 at 12:31
Isso tudo que vem acontecendo é apenas a tragédia anunciada que os trouxas não deram atenção e colocaram um demônio no poder do pais!!! Inclusive muitos pobres ,negros , LGBTs e mulheres votaram no Bozo mesmo sabendo de seus preconceitos e histórico racista!!!
HARYSON
20/04/19 at 13:04
Que jornal mais tosco e sem credibilidade, perdi literalmente meu tempo lendo uma notícia dessas totalmente tendenciosa. Lixo! Aprendam a fazer jornalismo de verdade! O tempo desses jornalista lixos está acabando.
Alexandre
20/04/19 at 13:54
ENQUANTO NÃO MATAREM UM DA FAMILIA DESSE BANDO DE FILHO DA PUTA QUE DEFENDE POLICIAL BANDIDO NÃO VÃO APRENDER TEM QUE TOMAR PAU APANHAR DE POLICIAL BANDIDO PRA APRENDER QUE TEMOS DE DEFENDER A POLICIA COMPETENTE QUE DEFENDE O CIDADÃO DE BEM E NÃO A QUE MATA INOCENTES… E PODE TER CERTEZA É UMA REALIDADE SO FOSSE BRANCO NÃO TINHA MOPRRIDO.
Will
20/04/19 at 16:26
Tá com cara de fake news
Ro
20/04/19 at 17:44
Lamentável tudo o que vivemos! Inclusive os comentários! A mídia que ignorantes inomináveis chamam de lixo, sobrevive e tenta fazer jus a vidas que são esquecidas diante a carnificina a qual a PM extermina com seu despreparo. Claro que há polícias bons dentre nossa realidade, mas esses são exceções e também tentam sobreviver nesse cenário trágico que está nossa nação! Que tristeza para essa família e nada o trará de volta. Mas precisamos nos revoltar à essas tragédias e divulgar sim os erros para serem combatidos!
E aos ignorantes, brioches!
Hudson Ramon
20/04/19 at 19:11
Meu Deus
Q injustiça
#QueremosJustiçameuDeus
O q o menino fez de errado?cadê a intimação?
Pq eles fizeram isso?
Se ele era inocente ele merecia isso daew?
Qm fez isso com terá q responder pelos seus atos viu?
Q Deus abençoe a nossa nação e q Deus abençoe a todos nos grandiosamente
Marcus Vinicius de Oliveira Martins
20/04/19 at 19:18
Jornalistas livres?Está mais pra jornalistas lixo.
A polícia está para garantir a lei e a ordem sem distinção de raça seus ignorantes.
Mikael
20/04/19 at 21:00
Tendenciosa a matéria até os dentes.
Sempre houve falhas por parte da polícia..sempre.
Mas como essa esquerda maldita não aceita a derrota,tdo que acontece e culpa do Bolsonaro.
Adolescente 19 anos negro morto pela polícia.
Isso é novidade?Começou em 2019?que mundo vcs vivem hein?idiotas!E os PMs amadores..que apodreça na cadeia cada um.
Carlos
20/04/19 at 21:15
Estes direitopatas estão com tanto ódio, não enxergam à triste realidade.
Porque os policiais estavam usando máscaras?
Porque eles não advertiram o rapaz antes de atirar?
Porque os policiais tiraram o celular da irmã da vítima?
São perguntas que até agora à polícia não respondeu.
A maior parte do corpo policial são da banda boa, entretanto existe à banda podre, e estes devem ser extirpado da corporação.
Angelica D.M.T.Lapolla
20/04/19 at 23:34
Li os comentários e percebi que muitos usam o fígado e não a razão. A questão do Jovem negro é destacada tendo em vista as pesquisas apontam que a maioria dos jovens que morrem assassinados, estão na faixa etária entre 15 a 24 anos e negros. Óbvio que houve denuncia, mas isto não dá o direito de invadirem a casa e atirar para matar. E se fosse com você ou com algum parente, concordariam com essa truculência? Tudo tem limites e a polícia tem que estar preparada e ter certeza do que ocorre para evitar mortes desnecessárias .
Vanessa
21/04/19 at 0:45
não vamos chamar o Batman pq não pagamos o batman para termos segurança pública. Pagamos a PM. Falta nada pra gente despedir a PM e contratar os batmans, pode crer.
Ivone torres
21/04/19 at 15:46
Sinto muitíssimo. Sinto pela dor da família, pelo que morreu injustamente e covardermente. Sinto por ele ter sido infeliz de ao brincar com esta arma falsa sob o preceitos bolsonaristas da “arminha” , ter sido vítima fatal, visto que negro paga sempre o pato. Somente por ser negro, nada mais. O ódio ao pobre, o ódio a mulher, o ódio contra LGBTs, o ódio ao negro…e por aí vai é implacável na nossa sociedade. A visão colonialista escravocrata prepondera na eterna guerra covarde. Assassinatos, torturas mentais e físicas contra as classes pobres do nosso país. Qualquer atuação dessas, com requintes e sem limites de crueldade, quer dizer: “Recolham-se a sua insignificância, pois é nóis que defende o andar de cima, é nóis que mandamu na parada.” São os capitães que vieram do mato prá cidade.
J. Dallacosta
22/04/19 at 0:45
Ninguém fez nada para combater as fake news em 4 anos no auge das redes sociais a não ser às vitimas denunciando na rede social e a imprensa no último ano com matérias desmentindo várias fake news. Quanto as autoridades, polícias (civil, militar e federal), os mais de 9000 promotores públicos, a PGR, STF, o cabo, o soldado, ninguém fez nada. A mamadeira de piroca ganhou a eleição e com ela veio um bando de Tutiricas nervosões … Agora “os caras violentos” da polícia estão se snetindo a vontade para tudo. Inclusive para assassinar ao invés de defender a vida. O nível de selvageria chega a ser mad Max, um pós apocaliptico surreal. O que ensinam nessas academias de policia? Não há uma triagem para detectar os violentos ou quanto mais violento lelhor? Precisamos acabar com essa doutrinacdonas escolas mikitares. Não é possível que continuem a criar esses rambos e que depois se forem expulsos da PM ainda viram milícia. Chega!!!
J. Dallacosta
22/04/19 at 0:47
Desculpem os erros. Não corrigi e não dá pra editar.