… “Mato seco pegou fogo
Mamoeiro ficou de pé, mamoeiro ficou de pé
Se é fogo morro acima
Ou tu fica ou dá no pé, se é mamoeiro fica em pé
Se é água morro abaixo
Ou tu fica ou dá no pé, se é mamoeiro fica em pé ”…
(Ponto de jongo da Comunidade Dito Ribeiro, Campinas)
Resistir, persistir, prosseguir e unir para que todos e todas façam aquilo que uma única pessoa não consegue fazer sozinha, assim é a Comunidade Jongo Dito Ribeiro, guardiões do legado do Jongo do Sudeste que é patrimônio imaterial da cidade de Campinas (SP).
A Comunidade Jongo Dito Ribeiro está fazendo uma campanha para a doação de mudas de diversas espécies, e promoverá nos dias 1 e 2 de setembro um mutirão para replantio nas áreas que foram destruídas pelo incêndio no mês de junho, no local ocupado pela Casa de Cultura Fazenda Roseira.
A Casa de Cultura Fazenda Roseira é gestada pela comunidade e abriga inúmeras ações culturais e educativas promovidas pela comunidade. As ações que tem como eixos a cultura, a história, a mitologia e o meio ambiente em uma perspectiva afro-brasileira, no local funciona também o Centro de Referência dos Jongueiros e Jongueiras do Sudeste.
Esse rico patrimônio foi ameaçado no final de junho (26) por um incêndio que consumiu parte da APP (Área de Preservação Permanente), quase toda da plantação da comunidade e por pouco não atingiu um dos casarões do complexo da Casa de Cultura Fazenda Roseira. A comunidade desenvolve a agricultura quilombola no local, que é uma prática baseada nos saberes e fazeres da cultura de matriz africana, respeitando o tempo de produção de cada cultivo, não se utiliza nenhum tipo de agrotóxico para controle da vegetação espontânea e nem para o controle de pragas.
O prejuízo causado pelo incêndio foi grande, a plantação de legumes, de feijão, a horta e as árvores frutíferas foram destruídas em quase sua totalidade, restando algumas bananeiras e um mamoeiro. Apesar de controlado, o incêndio iniciado no entorno da Casa de Cultura demonstrou a vulnerabilidade do local , segundo Bianca Lúcia Lopes, coordenadora geral da casa. “ Não temos cerca, não temos segurança . Se fosse durante a noite, o fogo teria atingido a casa” declarou. O alambrado que cercava a Casa de Cultura Fazenda Roseira foi roubado meses atrás.
Para a ação restauro do plantio, a Comunidade Jongo Dito Ribeiro precisa e conta com voluntários para a doação de mudas (preferencialmente) ou sementes de diversas espécies de hortaliças, ervas, legumes e frutas ( lista completa no final da matéria). A colaboração também pode ser realizada por meio da doação de mudas de primaveras que serão utilizadas para o cercamento da área pertencente a Casa de Cultura Fazenda Roseira. Os voluntários também poderão ajudar na atividade de plantio das áreas, ou com doação de gansos para servirem de alerta a invasores e auxiliarem na segurança do espaço ocupado pela casa de Cultura Roseira.
Os gansos são aves consideradas territorialistas, característica que faz com que o animal não responda com tanta facilidade a estímulos que podem torná-lo dócil. Dessa forma, são altamente utilizados para fazer a segurança de locais diversos.
O quê doar?
100 – Mudas de Primavera – Urgente/ para o cercamento
Mudas de Hortaliças – Replantio
100 – Alface
100 – Rúcula
100 – Chicória
100 – Couve
100 – Agrião
100 – Cebolinha
50 – Salsinha
50 – Salsão
50 – Coentro
50 – Mostarda
Ervas – Replantio
50 – Alecrim
50 – Orégano
50 – Arruda
50 – Manjerona
50 – Manjericão
50 – Alfazema
50 – Hortelã
50 – Colônia
50 – Poejo
50 – Cidreira
50 – Erva Doce
50 – Cana Do Brejo
50 – Quebra Pedra
Legumes e Frutas – Replantio
50 – Tomate
50 – Chuchu
100 – Bulbos Inhame
100 – Bulbos Cará
100 – Manivas de Mandioca
30 – Abacaxi
30- Limão
30 – Laranja
30 – Jabuticaba
100 – Mudas de Banana
30 – Acerola
10 – Gansos para Preservação da área
Como doar?
As doações poderão ser levadas diretamente na Casa de Cultura Fazenda Roseira ( Rua Domingos Haddad, s/nº – Residencial Parque da Fazenda – Campinas SP – de terça à sexta-feira das 10 às 17h ), mais informações e contato pelos telefones (19) Alessandra Ribeiro 19 99134 3922, Maira 19 99409 5247, ou ainda pelos e-mails : [email protected] ou [email protected].