Sindicato oferece colônia de férias para hospital de campanha

Na guerra contra o coronavírus, o Sintaema – Sindicato dos Trabalhadores em Água, Esgoto e Meio Ambiente do Estado de São Paulo, que representa trabalhadores da Sabesp, Cetesb, Fundação Florestal e empresas privadas da área ambiental, disponibilizou oficialmente a colônia de férias da categoria ao governo do Estado para Hospital de Campanha ou base de apoio para o que for preciso.

A Colônia de Férias tem cerca de 30 mil metros quadrados, 54 chalés com dois ou três quartos, cozinha e sala e fica no município de Nazaré Paulista, a 70 km de São Paulo (cerca de uma hora e vinte minutos). A estrutura dispõe de mais de 130 leitos que poderão ser utilizadas como Hospital de Campanha.

Em nota de divulgação, o sindicado explicou que “neste período crítico em que todos estão unidos em solidariedade, esta foi a forma de ajudar a população e os profissionais da saúde no combate à pandemia”.

Para o presidente do Sintaema José Faggian, esse é um momento crucial “O momento é grave, a pandemia atingirá principalmente os trabalhadores com menos recursos, assim é preciso solidariedade de classe e a contribuição de todos! A colônia de férias do Sintaema é um patrimônio dos trabalhadores que foi construído para proporcionar lazer e saúde aos nossos companheiros, por isso decidimos cedê-la agora pra ajudar a salvar vidas para que, no futuro, possamos usá-la novamente para nos confraternizar”.

A importância dos trabalhadores do saneamento e do meio ambiente

O sindicato ainda ressalta o papel essencial dos trabalhadores da categoria frente à crise do coronavírus, inclusive as equipes da Sabesp que saem às ruas para atender às emergências e que também estão fazendo um importante trabalho de desinfecção nas cidades.

“Como em toda situação de crise surgem heróis, na pandemia do coronavírus não é diferente. Muitos se arriscam e se expõem para preservar a vida do coletivo, profissionais da área de saúde, de alimentação e de outros serviços sem os quais a pandemia seria potencializada e o sofrimento da população seria ainda maior. Nesse grupo estão incluídos também os profissionais do saneamento e do meio ambiente que no momento garantem o abastecimento de água tratada, o afastamento do esgoto e ainda cumprem um importante papel ajudando os governos na desinfecção de ruas, hospitais e outros aparelhos públicos”, explica Faggian.

O abastecimento de água é uma das categorias essenciais que não param as medidas de isolamento social. Lavar as mãos e higienizar corretamente os alimentos vêm sido defendidos, juntamente com o isolamento social, como uma das principais formas de se proteger, e proteger a todos, contra o Novo Coronavírus.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS