Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #40 – Zeca Caldeira: Revisitar

Zeca Caldeira apresenta o 40º ensaio do Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro - Imagens que narram nossa história
Zeca Caldeira
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Revisitar: tornar a visitar; visitar muitas vezes. Revisitar os amigos, os parentes, os santos lugares…

Confesso que em tempos de pandemia e isolamento social, minha saudade volta-se, sobretudo, à simplicidade de encontros perdidos e de abraços inconsequentes.

Pode parecer pouco, mas o vírus não nos inflige apenas o medo da doença ou da morte. Desumano, impõe também a interdição de convívios valiosos.

Há cerca de um ano, eu, Júlio Dojcsar e César Meneghetti iniciávamos no Arouche, o projeto FAMÍLIAS com o objetivo de documentar a cena LGBTQIA+ na região e, particularmente, os grupos de convivência e proteção conhecidos como Famílias.

O que encontramos foi muito além. De certo modo, um microcosmo de tudo que, por ora, perdemos. Das amizades conquistadas ao acolhimento mútuo e à alegria do caminhar em conjunto, paira sobre nós uma suspensão dolorida. Revisitar esse trabalho neste fatídico ano de 2020 me traz saudades, mas, principalmente, enseja novas reflexões.

Zeca Caldeira
Zeca Caldeira
Zeca Caldeira
Zeca Caldeira
Zeca Caldeira
Zeca Caldeira
Zeca Caldeira
Zeca Caldeira
Zeca Caldeira
Zeca Caldeira
Zeca Caldeira
Zeca Caldeira
Zeca Caldeira
Zeca Caldeira
Zeca Caldeira

.

Conheça mais o trbalho do artista.

Site: https://coletivocasadalapa.wordpress.com/2016/04/14/zeca-caldeira/

Site: www.zecacaldeira.com

.

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

>