Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #19 – Cristina Elias: Involução da Flor

Cristina Elias

Cristina Elias

Involução da Flor

Termo relacionado a melancolia ou depressão: este estado pode ser acompanhado por paranóia; processo de transformação do útero após a gravidez, decrescimento, retorno à situação anterior; na matemática, indica uma função involutiva, uma função que é o seu próprio inverso como a multiplicação por -1.

Nestes três meses de isolamento tenho olhado repetidamente para mim mesma. Catarse. Um retorno em alguns aspectos, uma descoberta em outros, mas sempre uma transformação. Pensando a sociedade como um grande eu, vejo o sistema capitalista e suas crias, seus defensores, suas vítimas, seus inimigos e também aqueles que apenas pairam neste cenário, mergulhados num processo involutivo. Um retorno, um esvair-se em si mesmo, uma possível descoberta, um multiplicar-se pelo seu inverso, mas com certeza, uma troca de direção do fora para dentro.

_

Cristina Elias

Cristina Elias

Cristina Elias

Cristina Elias

Cristina Elias

Cristina Elias

Cristina Elias

Cristina Elias

Cristina Elias

Cristina Elias

Cristina Elias

_

Para conhcer mais o trabalho da artista:

Website: www.cristinaelias.eu

instagram: https://www.instagram.com/mcristina_elias/

_

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Na medula do verbo

Na medula do verbo

Hoje, o Café com Muriçoca traz a recomendação de leitura da obra “Na medula do verbo”, de Michel Yakini-Iman.

Jornalistas Livres Entrevista: Maria Marighella

JL entrevista Maria Marighella, indicada nova presidenta da Funarte. Ela fala do desafio de participar do processo de reconstrução das políticas públicas culturais no Brasil pós-Bolsonaro

Hoje Maria Marighella é a entrevistada no Programa JORNALISTAS LIVRES ENTREVISTA. Atriz, mãe, militante e produtora cultural. Herdeira de uma família de tradição militante. Maria

Quem segura essa quebrada

Quem segura essa quebrada?

O Café com Muriçoca de hoje traz duas indicações de livros: “Viela Ensanguentada”, de Wesley Barbosa, e “O Pé que ficou naquela estação”, de Nina Barbosa.