Projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro #15 – Luciana Cavalcanti: No Mundo de Casa

Luciana Cavalcanti
Share on facebook
Share on twitter
Share on whatsapp

Luciana Cavalcanti

No Mundo de Casa

Quando acordo todos os dias, nestes tempos, parece que o mundo se acaba em cada amanhecer que não tem sol, mesmo com ele lá no céu. É tudo muito esquisito, revoltante, potente, desolador, delicado, apreensão e aprendizado, doloroso, amoroso, uma junção e separação de coisas… Meu mundo é o de casa. Ele é gigante… As crias se apresentam cada vez mais como a melhor e mais bonita opção para se viver… Entre estudos, leituras, céu azul, abdução desejada, passagem do tempo, crescimento e “folhescer”, eles vem cheios de janelas pra eu ver melhor, para ter mais paciência, acompanhar o tempo do jeito que eu sempre quis, ainda que, infelizmente, lá fora o mundo se acabe… É o que tenho pra ver com as luzes que chegam pra mim, mesmo no terror profundo dos tempos sombrios e sem chão…

Tempos sem

honestidade, sem 

humanidade, sem 

dignidade, sem 

identidade, sem 

governabilidade, sem 

respeitabilidade…  

Mas com as crias, o mundo vira minha casa e eu viro o mundo pra cuidar de mim para daqui a pouco, já, na verdade, mais forte ainda, cuidar de quem precisa. Pois agora o que urgenciamos é cuidar do outro, ver o outro, estar com o outro. Mesmo que em mundos completamente diferentes.

Luciana Cavalcanti

Luciana Cavalcanti

Luciana Cavalcanti

Luciana Cavalcanti

Luciana Cavalcanti

Luciana Cavalcanti

Luciana Cavalcanti

Luciana Cavalcanti

Luciana Cavalcanti

Luciana Cavalcanti

Luciana Cavalcanti

Luciana Cavalcanti

Luciana Cavalcanti

Luciana Cavalcanti: jornalista e fotojornalista, doutoranda em História Social (UNESP – SP), mestra em Culturas e Identidades Brasileiras (IEB-USP-SP). Fotojornalista no Brasil de 1999 a 2013. Fotografias para organizações não-governamentais. Participou de exposições no Brasil, França, Chile e Argentina. Ela foi selecionada para duas bolsas de fotojornalismo na Fundação Nuevo Periodismo Iberoamericano (FNPI) na Colômbia. Projetos atuais: fotografia sobre direitos humanos, cultura popular, meio ambiente, saúde e infância; pesquisas sobre coleções fotográficas de intelectuais, viajantes e memória de cidades; cultura visual.

https://www.instagram.com/lucavalcantifoto/

https://lucianacavalcanti.carbonmade.com/

O projeto Futuro do Presente, Presente do Futuro é um projeto dos Jornalistas Livres, a partir de uma ideia do artista e jornalista livre Sato do Brasil. Um espaço de ensaios fotográficos e imagéticos sobre esses tempos de pandemia, vividos sob o signo abissal de um governo inumanista onde começamos a vislumbrar um porvir desconhecido, isolado, estranho mas também louco e visionário. Nessa fresta de tempo, convidamos os criadores das imagens de nosso tempo, trazer seus ensaios, seus pensamentos de mundo, suas críticas, seus sonhos, sua visão da vida. Quem quiser participar, conversamos. Vamos nessa! Trazer um respiro nesse isolamento precário de abraços e encontros. Podem ser imagens revistas de um tempo de memória, documentação desses dias de novas relações, uma ideia do que teremos daqui pra frente. Uma fresta entre passado, futuro e presente.

Outros ensaios deste projeto: https://jornalistaslivres.org/?s=futuro+do+presente

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

>