Prefeitura cancela reunião em que apresentaria novas diretrizes de combate às drogas

O coordenador do programa ‘Redenção’, Arthur Guerra, cancelou a reunião da Subcomissão sobre Políticas de Drogas que aconteceria hoje (7) na Câmara Municipal de São Paulo.

No encontro ele falaria sobre como se dará na pratica a execução do novo Plano Municipal de Políticas Sobre Drogas cujas diretrizes foram apresentadas semana passada.

Segundo a presidenta do Conselho Municipal de Políticas Sobre Drogas e Álcool (COMUDA), Nathalia Oliveira, até agora o governo Doria disponibilizou às entidades e ao Conselho apenas um documento de 33 paginas em que não consta “previsão orçamentária, não diz onde e como os recursos serão usados, nem estabelece fluxos de atendimentos”.

Para ela o documento é uma “carta de intenções” da Coordenação do Redenção e o Conselho aguarda a próxima reunião para entender como a prefeitura pretende agir.

Os Jornalistas Livres, que viram de perto a ação violenta patrocinada pelos governos Alckmin e Doria do último 21 de maio – quando cerca de 600 policiais invadiram de forma estúpida a Cracolândia – têm visitado a região e entrevistado usuários e moradores.

Em pelo menos duas vezes foram registradas ações violentas muito parecidas com a que houve no primeiro semestre do ano, com uso de bombas de lacrimogêneo, spray de pimenta e participação da PM e da GCM.

Além disso, são constantes os avisos de ações violentas à redação. Ontem (7), por exemplo, segundo uma moradora da Luz, a presença da PM era ostensiva e duas pessoas foram presas logo após uma visita do vereador Eduardo Suplicy a região. Além disso há proibição de que entidades religiosas e civis façam distribuição de alimentos e roupas.

Ao ouvir o relato feito pela reportagem, a presidenta do Comuda disse considerar que será dificílimo a implementação do novo Plano, que segundo ela está de acordo com o estabelecido pelo SENAD (Secretaria Nacional de Álcool e Drogas), quando na pratica há desconfiança por parte dos usuários e descrédito dos profissionais.

Para o Comuda, a Coordenação do programa justificou o cancelamento alegando as dificuldades da gestão com a paralisação dos profissionais do Hotel Parque Dom Pedro, onde ainda são atendidos beneficiados do programa De Braços Abertos (DBA), implantado pela gestão de Fernando Haddad.

Os profissionais parados desde o dia 4 de dezembro dizem que por falta de segurança e infraestrutura, não há condições de trabalho na unidade. A nota de cancelamento diz que existe perigo de fechamento deste e outros hotéis do programa após fiscalização da Vigilância Sanitárias nos locais.

O programa sofre sucatemento desde a mudança na administração. No início de seu governo, João Doria decidiu retirar dos hotéis do DBA os guardas da GCM que foram treinados para a mediação de conflitos.

O que é o COMUDA?

O Conselho Municipal de Políticas Públicas (COMUDA), foi criado pela lei 13.321 de 06/02/2002. Tem como principais objetivos: acompanhar a execução das políticas municipais de prevenção ao uso de drogas, coordenar e desenvolver programas, estimular estudos e pesquisas visando o aperfeiçoamento do conhecimento técnico e científico referente ao uso de drogas licitas e ilícitas.
O COMUDA também realiza reuniões abertas ao público e organiza a discussão de eixos fundamentais nas conferências municipais que ocorrem a cada 2 anos .

 

Confira imagens da ação de Alckmin e Doria no dia 21 de maio

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS