No Carnaval, “Lula Livre” é o grito de muitos

Esquentam os tambores de Norte a Sul do país! Já é Carnaval e baterias, escolas de samba e foliões já preparam a fantasia e a mensagem para botar o bloco na rua. Como sempre um ambiente de sátiras e críticas políticas explícitas, o Carnaval de 2019 já ganhou um tom “laranja”. Além das críticas ao Governo que recém-começou, os foliões e as foliãs têm entoado juntos um grito que promete marcar a folia este ano: “Lula Livre!”

No último fim de semana, diversos blocos manifestaram sua indignação com a prisão injusta de Lula, que já perdura por mais de dez meses. Em São Paulo, foram diversas as manifestações por Lula Livre, como as alas no Bloco da Abolição e no Bloco da Ursal, além de várias fantasias nos blocos que saíram no Centro da cidade. O Rio de Janeiro presenciou um gigantesco Lulaço no Parque Lage e não faltaram manifestações nas prévias em Olinda e no Recife.

A partir do início das festividades de Momo, na próxima sexta-feira (01), os principais carnavais do país têm articulações dos blocos para cantar a liberdade e gritar Lula Livre. No RJ, os blocos Viemos de Egyto, AGYTOÊ, Orquestra Voadora, Tocoxona, Tambores de Olokum, Terreirada Cearense e Cordão do Boitatá são polos de manifestações pela Democracia e por Lula Livre. Também em São Paulo a lista é extensa: Toca do Saci, Jegue Elétrico, Bloco do Hercu, Salete Campaty e o Navio Pirata do BaianaSystem.

Na Bahia já se espera o grito por Lula Livre nas apresentações de Xênia França, Luedji Luna, do ÀTTØØXXÁ e do Afrocidade. Na capital mineira, os Meninos de Santa Tereza vão levar a marchinha premiada “Solta a Jararaca” para diversos blocos em todos os dias de folia.E em Olinda o destaque vai para o Blocão da Democracia na próxima segunda-feira (04), que sai puxado pelo Bloco do MST acompanhado de mais de 20 outros blocos engajados.

Para agitar a folia, o Comitê Nacional Lula Livre elaborou um Kit especial para o Carnaval, que contém máscara, seleção de marchinhas e frevos, cards para uso nas redes sociais e até tatuagens. O Kit está disponível fisicamente nos blocos articulados para gritar Lula Livre, mas também pode ser baixado pelo link www.bit.ly/KitCarnavalLULALIVRE .

Para a cobertura colaborativa, basta postar sua foto na folia com a tag #CarnavalLulaLivre.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS