Por Igor Lima, para o Jornalistas Livres
Na última sexta-Feira (17 de Abril) o Ministro da Educação, Abraham Weintraub, nomeou o interventor, Josué de Oliveira Moreira, através da portaria nº405 para exercer o cargo de Reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte. Este interventor possui um histórico de pouca aceitação na política, tendo sido candidato a prefeito de Mossoró 2 vezes e a suplente de senador, situação que recebeu menos de 1% dos votos.
Uma situação similar ocorreu no Instituto Federal de Santa Catarina, situação esta que o interventor, Lucas Dominguini, recusou-se assumir o cargo que era de direito ao atualmente reitor eleito Maurício Gariba.
O fator crucial neste caso que ocorre no Rio Grande do Norte é que Weintraub juntamente ao interventor assumiram a reitoria de forma desrespeitosa. Passaram por cima do processo que contemplou o candidato, José Arnóbio, eleito democraticamente pelos alunos, professores e servidores do Instituto.
Como se não bastasse o interventor ainda planeja apresentar um plano de retomada das atividades estudantis em meio a crise de pandemia e hoje (22 de Abril) resolve nomear uma equipe constituída por pessoas de direita para assumirem as funções de confiança da reitoria.
A última vez que o IFRN (na época ETFRN) sofreu uma intervenção em sua administração foi justamente no período da ditadura militar. Estas intervenções nas Instituições Federais nos levam a um caminho de afronte à democracia e a constituição. É evidente que o atual governo ensaia para futuras intervenções mais graves, por isso o nível de urgência é alarmante!
Colabore com as tags e o abaixo-assinado:
#PosseDoReitorEleitoJá
#ForaInterventorIFRN
clique aqui para assinar o abaixo-assinado
Veja abaixo a entrevista concedida ontem ao reitor democraticamente eleito, José Arnóbio, no programa Janela Web (Youtube), da Deputada Estadual (RN) Isolda Dantas (PT)