Houston, we have a problem!

Por Aloísio Morais, especial para os Jornalistas Livres

Um ilustre cidadão está acompanhando as diversas competições das Olimpíadas sem que quase ninguém dê conta de sua presença. Trata-se, nada mais, nada menos, do simpático Edwin ‘Buzz’ Aldrin, aquele mesmo, o astronauta responsável pela pilotagem do módulo lunar Apollo 11 em 1969. No dia 20 de julho daquele ano ele tornou-se, por uma diferença de segundos, o segundo homem a pisar na superfície lunar. O primeiro foi Neil Armstrong. O terceiro membro da tripulação Apollo, Michael Collins, ficou na órbita da Lua e foi decisivo para o sucesso da missão.

13895083_389406351183248_7872423545909385132_n

 

Pois é, nesta terça-feira (9/8), Buzz Aldrin estava lá –na Barra da Tijuca– ao lado de amigos e torcedores norte-americanos. Na arena de atletismo, o homem de barbas brancas torceu por seus conterrâneos e, usando o Twitter, postou frases de incentivo aos atletas de seu país. E não conseguiu esconder sua empolgação quando o já lendário Michael Phelps conquistou mais uma medalha olímpica na natação.

Quando a equipe norte-americana de ginástica foi receber suas medalhas de ouro, o antigo astronauta, exultante, postou uma foto da cerimônia, de pé, batendo continência à bandeira e ao hino norte-americano. E a maioria dos brasileiros presentes ao evento não percebeu que estava bem perto do “homem que foi à Lua”.

Empolgado com tudo à sua volta, Aldrin fez questão de fotografar a apresentação da equipe feminina de ginástica e de mostrar fotos passeando de carro com amigos a caminho da Barra da Tijuca.

Bem-vindo, Aldrin!

Mas, nós, que descobrimos Aldrin no meio da arena, só conseguimos nos lembrar daquela célebre frase “Houston, We Have a Problem!”, enviada pelo astronauta Jack Swigert durante a viagem da Apollo 13 à Lua, em 11 de abril de 1970, com três tripulantes. É que nós estamos às voltas com um mega-problema… Após ouvir um estranho ruído, eles descobriram que um dos tanques de oxigênio havia explodido. Foi aí que Swigert avisou a base, em Houston, sobre o problema.

Bem, o resumo dessa história é o seguinte: os astronautas iam morrer, a esperança estava perdida. Mas, quase seis dias após a decolagem, a Apollo 13 mergulhou no Oceano Pacífico – próximo à ilha de Samoa. Os astronautas foram resgatados pelo navio Iwo Jima, que navegava a 6,5 km do local da queda. Todos se salvaram e o desastre foi evitado.

Quando vc pensar que o golpe já foi dado, pense na Apollo 13 (viu o número, né?). Todos se salvaram!

Fora Temer! Fica, Querida!

Legendas: Aldrin saúda a conquista de Phelps e ele, visto na viseira do capacete de Armstrong, durante a primeira visita do homem à Lua!

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS