Holocausto indígena nos anos de chumbo

Segundo a Comissão Nacional da Verdade (CNV),  8.300 índios foram mortos no Brasil no período da ditadura militar.

Via Mídia India

“Registro encontrado em arquivos militares de indígenas Suruí acorrentados por uma expedição militar. Estes indígenas terminaram se tornando “desaparecidos” assim como tantos outros ao longo de todo o regime militar que se instalou no país entre as décadas de 60 e 80.

Numa data em que recordamos o golpe que desencadeou esta escalada de matanças contra os povos originários, vemos muitas denúncias dos assassinatos e torturas sofridas pelos presos políticos durante período dos embates entre as forças de segurança e grupos guerrilheiros. Porém pouco ou quase nada se fala do holocausto de milhares de indígenas neste mesmo período. Foram aldeias e até etnias inteiras exterminadas sob o rolo compressor do “progresso”.

Afinal qual a diferença entre os dois casos? Além do holocausto indígena ter alcançado um número de vítimas 20 vezes maior que o dos mortos na luta armada, é apenas a continuação de um processo de genocídio que já durava séculos e já alcançou proporções muito mais devastadoras em outras épocas. Também que o holocausto indígena não foi uma guerra, mas um massacre.

E o que eles tem em comum? Bom, primeiramente que são todas vidas humanas e merecem o mesmo respeito e consideração. E também são todos vítimas de crimes políticos. Os indígenas não se sublevaram contra o regime militar, mas as nossas simples existências por si só representam um ato político. Uma resistência e ameaça àquele regime e a qualquer outro que sustente esta ordem colonial de exploração e destruição”.

Saiba mais:

Inventário da violência da ditadura cívico-militar-empresarial a partir de 1964 : F.Altmayer Jr.

#povosoriginarios #indigenas #anosdechumbo #regimemilitar #tortura #genocidio #etnocidio #colonialismo #descolonize #decolonize ##AldeiaReXiste

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Para contextualizar a magnitude e o significado do número de vítimas indígenas apurado pela Comissão Nacional da Verdade é preciso dizer que os 8357 mortos é resultado da apuração feita em 10 povos dos 305 que existem no país.

  2. NOSSA , A ESQUERDA COMUNISTA NÃO TEM NENHUM ESCRÚPULO EM MENTIR, SÓ FOI PRESO E TORTURADO BANDIDO, SRO ÍNDIO FOI PRESO TORTURADO E MORTO, PODE TER CERTEZA QUE ERA COMUNISTA VAGABUNDO.

  3. Quem mais matou indígenas brasileiros foram os narcotraficantes que tem o apoio de organizações criminosas socialistas, ao qual o Regime Militar, o brando, não fez o favor de exterminar totalmente.

  4. Essa imagem é de um grupo de indígenas, da etnia Huitoto que expressa um contexto de aprisionamento resultante de exploração nos seringais da amazônia peruana. Uma denúncia de Walter Ernest Hardenburg (1866–1942) no livro: O Paraíso do Diabo: relato de viagem e testemunho das atrocidades do colonialismo na Amazônia. Não é foto de Surui, mas isso não altera as barbaridades e crueldades contra os indígenas. As evidências de práticas coloniais aliadas ao capital, a colonialidade.A versão traduzida para o português foi de iniciativa do Prof. Dr Hélio Rodrigues da Rocha, em 2016, docente da Universidade Federal de Rondônia (UNIR)
    Versão em inglês, disponível em: https://archive.org/details/putumayodevilspa00hardrich

POSTS RELACIONADOS

O silêncio dos nada inocentes e a coragem de Lula

Em coletiva de imprensa na África, o presidente brasileiro disse o que muitos governantes têm medo de dizer: que o Estado de Israel comete, com cumplicidade da mídia e dos líderes ocidentais, um genocídio comparável ao dos nazistas