Estudantes da UE do Maranhão, sofrem abordagem violenta da PM

Da página da OCUPA EUMA do facebook

Nós integrantes do ocupa UEMA viemos por meio desta nota denunciar a ação truculenta e irresponsável da policia militar  do estado do Maranhão, ocorrida na noite desta última quinta feira  dia 15 de dezembro de 2016. A abordagem ocorreu na cidade de Estreito, quando voltávamos  de um ato em Brasília contra a proposta de emenda constitucional 55 que destrói os serviços de saúde e educação pública do país.

A operação policial comandada pelo tenente Castro demonstrou total ineficiência e despreparo  na conduta dos policiais envolvidos. Fomos  orientados a descer do ônibus para uma revista, e em nenhum momento fomos informados sobre a razão daquela operação. Após descermos e passarmos por revista dos policiais, nossas bagagens passaram pela revista de um cachorro militar (Hércules), guiado por um agente que se identifica apenas como “Jota”, o animal, quadrúpede, demonstrava total despreparo. O cão estava totalmente desorientado no que diz respeito identificar  qualquer substância  ilícita, uma vez que latia para todas bagagens  dos integrantes, inclusive para uma sacola de compras recém feitas na conveniência aonde ocorreu a ação. No espetáculo protagonizado pela PM em espaço publico, foram encontrados um pacote de fumo orgânico e supostamente uma grama de canabis. Os policiais então decidiram deter uma companheira por portar estas substâncias.

Veja o vídeo:

 

 

Esperávamos que a companheira detida estivesse sobre a custodia do Estado, leia-se, com todos os seus direitos assegurados. Mas aqui ressaltamos que a uma estudante foi totalmente rendida e se dirigia lentamente à viatura quando levou um golpe por trás que a imobilizou, em uma ação injustificável.

Nesse momento  houve uma agitação  dos estudantes  em virtude do despreparo dos policias  e a negligencia do ato ocorrido, denunciamos ainda a falta de identificação e a falta de comunicação dos PM’s.  Uma vez  exigido as explicações sobre a situação, a resposta vinculada a nos foi agressão por meio de socos e golpes de cassetete, ferindo dois companheiros que registravam o ato e prendendo um terceiro sobre a alegação de desacato, justamente no dia que o STJ tomou uma decisão que questiona o desacato como peça fundamentadora de abuso de poder.

Os abusos continuaram na delegacia da policia civil, não bastasse a falta de um delegado plantonista, uma vez que o delegado da cidade se encontrava a 200 quilômetros de Estreito, nossa delegação foi impedida de entrar e nossos companheiros continuaram sequestrados sem direito a advogado, ligação ou qualquer outra garantia que diferencie o Estado democrático de direito de um regime ditatorial.

Para piorar o comando da ação não revelou o motivo da prisão, o que reforça a tese de sequestro. Ao invés disso se dirigiu aos que esperavam na rua com tom ameaçador, informou que na primeira manifestação os seus “amigos policiais”, palavras dele, que estavam de folga chegariam à delegacia e “acabariam com isso”, mesmo que estivessem de pijama. Nossa delegação de estudantes, trabalhadores e trabalhadoras que se dispuseram a lutar em Brasília contra os retrocessos que vivencia o país, ainda foi ameaçada por uma viatura da Força Tática que passou lentamente por nos, com agentes empunhando seus fuzis e claramente nos coagindo, agentes esses vale lembrar, pagos por nossos impostos para teoricamente garantir nossa segurança. A situação só foi resolvida quando o caso estava na mãos da policia civil, aqui cabe destacar a reciprocidade de dialogo.

Nossa delegação vem a público denunciar o que se observa em muitos protestos e manifestações, a policia que no dia 15 de dezembro agrediu companheiros que faziam registros fotográficos e sequestrou outros dois é a mesma que prende sem provas, que responde a exposição de ideias e o dialogo com ameaças e força física, é a mesma policia apontada em estudos que pratica o genocídio da juventude negra, é a policia que cria autos de resistência e manipula provas, é a policia que intimida sem ordem direta, por fim é a policia que julga e executa nos tribunais das ruas sem garantir a ampla defesa.

A ditadura militar que matou milhares de homens e mulheres de uma geração de sonhadores de um mundo mais justo acabou em 1985, e por entender que o governo do Estado do Maranhão atuante e combativo nas aberrações contra os direitos humanos e constitucionais é que viemos a publico exigir não só a punição do Tenente Castro e de sua equipe que enxerga em cada jovem uma ameaça em potencial, mas também a reformulação desse modelo de policia.

Não acabou, tem que acabar, queremos o fim da policia militar.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS