Em meio à pandemia, STF suspende reintegração de posse em terras indígenas

Foto: Leonardo Milano

Todos os processos e recursos judiciais de reintegração de posse e de anulação de demarcação de territórios indígenas em tramitação no Brasil foram suspensos pelo Superior Tribunal Federal, na noite desta quarta-feira (6).

O ministro Edson Fachin, considerou que os indígenas, secularmente, são vítimas  de doenças que já dizimaram etnias inteiras,  e que reintegrações de posse, poderiam piorar a já grave situação dos povos indígenas, no cenário sombrio trazido pela covid-19.

“[Eles] podem se ver, repentinamente, aglomerados em beiras de rodovias, desassistidos e sem condições mínimas de higiene e isolamento para minimizar os riscos de contágio pelo coronavírus.” (Edson Fachin)

Sônia Guajajara, coordenadora executiva da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (APIB), e candidata na chapa à Presidência da República com Guilherme Boulos pelo PSOL, comemorou nas redes sociais a decisão do STF.

POSTS RELACIONADOS

PT comete racismo por omissão ao negar vaga a mulher negra no STF

A intelectual Lélia Gonzalez, em 1983, denunciou o PT por praticar o que ela denominou de racismo por omissão, ao negar às pessoas negras espaços de poder dentro das instituições. A denúncia da Lélia Gonzales é atual no momento em que se discute a possibilidade de indicação de uma ministra negra ao STF

Réus do 8 de janeiro: quando julgaremos os peixes grandes?

Os julgamentos e as penas são capítulos importantíssimos para uma conclusão didática do atentado que sofremos em 8 de janeiro de 2023, quando milhares de pessoas de todo o país se organizaram para atentar contra a democracia. Mas e os peixes realmente grandes?