Do site da presidenta Dilma Roussef:
É inesgotável a capacidade da ministra da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos de chocar o país com posições míopes e reacionárias. Notória por ações bizarras, que seriam cômicas se não fossem trágicas, a ministra decide agora mudar a composição da Comissão da Anistia.
Trata-se de uma tentativa hipócrita, mas simplória, de dourar a pílula da arbitrariedade do governo Bolsonaro. Como para eles não houve golpe nem ditadura militar a partir de 1964, não reconhecem, consequentemente, fundamento histórico, sentido civilizatório e dever moral e democrático na atuação legal da Comissão de Anistia. Daí ser mera consequência negar o direito às legítimas reparações que são devidas às vítimas atingidas pelo braço repressivo do terrorismo de Estado.
A pose de moralista da ministra e do governo não passa de um mal ajambrado biombo, cujo objetivo é ocultar sua adesão ao autoritarismo e ao desrespeito aos direitos humanos, que feriram o País por mais de 20 anos. A negativa quanto ao direito de indenização e a ridícula ameaça de uma auditoria são apenas mais um ato de quem renega a memória, a verdade e a história do Brasil. Ao assim proceder, perde todas as condições morais, éticas e políticas de julgar idoneamente pedidos de reparação de quem foi vítima da ação ditatorial praticada pela ditadura.
Pedi reparação da União por ter sido presa e torturada pela ditadura. Suspendi a ação quando era presidenta, por razões éticas, e a reapresentei ao ser destituída por um golpe. Não abro mão desta luta. O que é meu por direito não pode ser negado pela história e pela Justiça.
As indenizações por abusos cometidos contra mim em dependências de órgãos policiais estaduais eu as doei ao movimento ‘Tortura Nunca Mais’. A ministra finge ignorar que a Comissão da Anistia da União, por ser posterior àquelas dos Estados, ao conceder reparação deduziu as indenizações já pagas.
Aceitar a existência de atos violentos e arbitrários a serem reparados significa confessar que o Brasil viveu sob uma ditadura, confessar que o regime exilou, prendeu, torturou e matou milhares de pessoas. Mais do que nunca, devemos continuar lutando para que não se repitam ditaduras, abertas ou ocultas por biombos.
DILMA ROUSSEFF
12 respostas
Dilma presidenta do Brasil!!
A rôta falando da rasgada…duas antas…queria saber se ela vai reparar as vítimas de suas atividades como terrorista…
Vejam vcs as palavras bem colocadas e claras ditas por uma pessoa que tem perfil politico com ampla visao de uma democracia e que seus pensamentos só tem interesse com o bem da patria com o bem do cidadão brasileiro . Agora vejam qualquer comentario desse bozo e a diferença é clara ele nem sabe colocar as palavras basta algum parlamentar falar dele que ele perdi a compostura e ainda tem gente que apoia um homem desse e é por isso que somos país de terceiro mundo visto pela Europa.
Dilma sua anta, vergonha na cara é coisa que vc jamais vai ter.. terrorista assassina e ladra.
Dilma agora vem posar de pessoa correta. Uma de maneiras rudes e boca suja , terrorista, baderneira, destruidora das instituições políticas e econômicas do Brasil. Uma mulher feia , burra, ou débil.mental. Graças à Deus tivemos o regime militar democrático de 1964, senão hj seríamos uma Venezuela . Que voltem os militares, fechem o Congresso e o STF. Viva 31 de março de 1964!! Ass Carlos um patriota limpo 41984795134
Inácio , que tal você calar a sua boca, talvez vire um poeta?
Queria saber se a Dilmanta vai reparar as
vítimas do seu grupo terrorista, tanto de 64 e de 2008…
Inácio da Silva, eu queria saber se teu cérebro existe ou se vc é apenas um verme inútil que deveria se enterrar e poupar o mundo.
O senhor é doido ou se faz de doido? Aponte uma vítima de atividades terroristas da minha Presidenta.
Começou bem, reconhecendo que a “anta” foi terrorista…o resto é pesquisar…logo encontra…
Inácio da Silva, pelo seu vocabulário TOSCO e falta de conhecimento da história, a Anta é sua pessoa!!!
Inácio da Silva, quanto a Dilma Roussef, fale e prove. Se não, é calúnia. Quanto a Damares, o que ela diz já mostra sua escassa capacidade mental.