Ano novo, Lutas de sempre

//Matéria construída de forma colaborativa com o Coletivo Mídia Livre Vai Jão e com os moradores do núcleo residencial Pq. da Amizade //

Os anos passam, mas o descaso permanece. Segundo relatos dos moradores do núcleo residencial Pq. da Amizade, bairro Jardim Florence, noroeste de Campinas/SP, desde 2011 eles vêm sofrendo com as consequências das enchentes que atingem a região. Este problema se agravou ainda mais a partir de 2013, com a construção dos complexos habitacionais Sirius e Cosmos.

Atendendo a um chamado dos moradores, nós visitamos o núcleo residencial em Fevereiro de 2017. Ao andar pelas ruas, conversar com os moradores e ver os registros em vídeo que eles mesmos produziram nos dias de enchente, vimos o quão alarmante é a situação. Nas ruas encontramos verdadeiras crateras que colocam em risco a circulação de motoristas e pedestres. Nas casas que foram tomadas pelas águas, muitos móveis foram perdidos, as casas tiveram sua estrutura afetada e, num caso mais extremo, parte do solo do terreno de uma casa chegou a ceder.

—————————————— Vídeo feito por um morador do bairro —————————————————

 

Quando vemos a situação de perto, fica muito evidente que a gravidade ali não se encontra nas questões de natureza meteorológica, o problema ali é político, é a falta de investimento e planejamento de uma estrutura básica para o correto escoamento da água das chuvas.

No dia 21 de Fevereiro de 2017, o vereador Pedro Tourinho (PT), elaborou um requerimento ao prefeito Jonas Donizette (PSB) reivindicando medidas da Prefeitura Municipal para solução desta situação vivida pelos moradores do Pq. da Amizade. Em Março, motivada por este requerimento, a Prefeitura finalmente se movimentou e foi ao núcleo habitacional para a realização de vistorias e obras que dessem fim aos transtornos da região. No dia 20 de Março, a Coordenadoria de Manufaturas da Secretaria Municipal de Serviços Públicos elaborou um documento relatando a precária situação da rede de captação de águas pluviais, totalmente entupida, e as medidas que foram tomadas, tais como: substituição completa da tubulação e limpeza e desobstrução das caixas de passagem de águas pluviais. (Acesso aos documentos aqui)

No documento, problema resolvido, na prática, o oposto.

No início deste ano, por meio das redes sociais, os moradores do núcleo Pq. da Amizade denunciou o descaso da Prefeitura Municipal após a realização das obras. Não houve nenhum reparo realizado na pavimentação da região, ou seja, as crateras permanecem e as calçadas que precisaram ser quebradas para a realização das obras também não foram reparadas. Isso só demonstra como a administração pública lida com as populações periféricas do município, aos pobres apenas as migalhas.

—————————————————————– Fotos feitas pelos moradores do bairro ————————————————————————-

 

Por fim, é importante destacar o espírito de luta dos moradores do núcleo residencial Pq. da Amizade, que mesmo diante de anos de descaso mantem-se articulada em suas ações reivindicatórias e é também fundamental ressaltar que esta é uma luta pelo cumprimento de um compromisso que a Prefeitura Municipal de Campinas assumiu oficialmente com os moradores daquela região, então, se ela não quiser as palavras “Prefeitura Presente” se consolidem ainda mais enquanto uma piada, que ela seja mais comprometida e transparente para com seus cidadãos.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS