É tempo de lutar e cultivar a esperança

Algumas considerações sobre o 28 de outubro de 2018.
1- Ontem vi muitos guerreiros e guerreiras chorando e emocionados. Todos sabem muitos bem que a vida será mais difícil para todos os brasileiros e que ainda haverá a morte de muitos mestres Moa, Priscila, Laysa, Charlione e Marieles.
2- Neste momento temos que cuidar mais de nos mesmos e de nossos companheiro(a)s. Estar junto e dizer sem medo o amor que sentimos um pelo outro e como o outro é importante para mim. Se abraçar e dizer para nós mesmos que a vida vale muito a pena ser vivida.
3- Se preparar para o pior e preparar a resistência, sabendo que o primeiro ano será o mais difícil. A crise econômica deve se agravar com o aprofundamento do projeto de Temer da exclusão social , o já famoso ponte para o inferno. Ainda mais com a reforma da previdência e as privatizações com anunciou o novo da economia e assim viveremos o desmonte do Brasil.Temos desde de já em pensar em formas para ajudar a sobrevivência das pessoas.
4- O presidente eleito, aquele que jurou defender a bandeira norte americana, já se prepara pra entregar as nossas riquezas a preço de banana para os gringos.
5- A brutalidade vai crescer e temos de ampliar nossas redes e estar cada vez mais próximo da periferia e dos movimentos sociais.
6- A direita não terá mais a desculpa do PT, o governo é deles e temos de agir para mostrar a população como é a sua verdadeira face, visto que nos últimos dias o lobo se vestiu com a capa de carneiro.
7- As políticas sociais serão destruídas e vão tentar instituir a cobrança de mensalidade nas universidades públicas e a censura ao pensamento crítico.Temos que usar a constituição também como uma arma para defender a pluralidade de pensamento.
8- O tema dos direitos humanos é cada vez mais importante e deveríamos pensar em preparar manifestações e intervenções para o 10 de dezembro.Na defesa de todos os direitos que já estão ameaçados, pois Bolsonaro pode vir na Globo dizer que defende a Constituição, mas isto não apaga os discursos anteriores do presidente eleito.
9- O discurso de ontem de Bolsonaro afinado com a estratégia do Exercito de apresentá-lo como um pacificador e da garantia da lei, trás um recado claro aos movimentos sociais, ao realçar o direito de propriedade acima do interesse social, já sinalizando que agirá com mão de ferro contra as ocupações.
10- Uma eleição não se ganha ou se perde em dois meses. Ela é fruto de anos de luta, e não perdemos agora, mas lá atrás. Este é um processo em que o pendulo da história saiu da centro esquerda para a extrema direita, e teremos muito trabalho pela frente.
11- O PT precisa fazer uma autocrítica de seus erros, somos humanos e falhos. Foram dois erros centrais: nós ‘embedamos” pelo poder e deveríamos cultivar mais a desconfiança em relação a ele. Enfim temos de cultivar mais os exemplos de Olívio Dutra e ter uma vida simples e não nos afastar das bases. E deixamos de lutar pela hegemonia, especialmente quando deixamos de formar quadros e investir em comunicação. Esquecemos de politizar nosso povo, e pouco espalhamos os valores que acreditamos.E temos de retomar o velho PT e voltar a ser um partido educador.
12- Desde do período do golpe de 2016, conseguimos avançar e estamos de pé, mas temos de reconhecer que isto não foi suficiente para reverter o quadro. Este processo é lento e teremos tragicamente ainda anos da chamada década perdida.Nesta campanha a esquerda aprendeu a radicalizar e a lutar. O Haddad de 2018 foi muito melhor que o de 2016 e creio que fez muito pelo PT. Em um momento tão difícil foi fiel ao presidente Lula, a história do PT e a campanha na TV e rádio nos devolveu o orgulho de ser de esquerda. E pra finalizar acabou a campanha na periferia, mostrando que nosso caminho passar por estar ao lado dos pobres. Ainda destaco que reaprendemos a ter mais alegria em nossa campanha e de investir na cultura contra o ódio.
13- Por último, queria dizer que perdemos esta campanha para um conjunto terrível de forças que atuaram contra nós , ou seja, o judiciário, a mídia golpista, os Estados Unidos, o exercito e o setor financeiro.Temos de dizer claramente que esta eleição está manchada pela prisão política e injusta de Lula e pelo escândalo do fake news. Caímos de pé e vamos continuar a nossa luta pelo bem do Brasil E para os tempos sombrios temos de ser um luz amorosa para resistir e desobedecer pacificamente para salvar vidas, preservar direitos e garantir um futuro digno para todos e todas.

por Emilio Lopez

COMENTÁRIOS

Uma resposta

  1. Quanta besteira…parem de desqualificar os eleitores…o PT perdeu para ele mesmo…sua ganância de poder…por usura…por ter formado uma quadrilha para assaltar os cofres públicos…e agora querem culpar os EUA…justo quem se especializou em mentiras para se eleger vem agora reclamar de “fale news” e com isso por em dúvida o discernimento dos eleitores…lame lamentável…

POSTS RELACIONADOS

Vai demorar muito?

A coluna “Café com Muriçoca” é um espaço de compartilhamento literário dos Jornalistas Livres. O convidado de hoje é Nivaldo Brito, com a crônica “Vai demorar muito?”.