Começa o I Congresso Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores

O I Congresso Nacional do Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) teve início nessa segunda-feira (12). Logo pela manhã as delegações de camponeses/as, amigos e parceiros chegaram ao Pavilhão Vera Cruz em São Bernardo do Campo, São Paulo, berço da luta operária que abrigará o evento.

O Congresso tem como tema “Plano Camponês, Aliança Camponesa e Operária por Soberania Alimentar”, consolidando a aliança do campo e da cidade que tem no Alimento Saudável o elo unificador. Espera-se receber no próximos dias, mais de 4.000 camponeses e camponesas, numa porcentagem de 50 % mulheres, 50% homens e 60% de juventude, vindos de 19 Estados onde o MPA tem base organizada, bem como, a participação dos operários e delegações internacionais.

Em preparação ao I Congresso Nacional do MPA, foram realizados atos de lançamentos estaduais, bem como, estudos e eventos culturais de mobilização, animações e motivação visualizando o congresso.

Ainda, durante o Congresso está sendo realizada a I Feira Nacional da Agricultura Camponesa, que é aberta ao público em geral, com praça de alimentação, alimentos e bebidas agroecológicos do Campesinato, bem como, artesanato e muita cultura de todas as regiões do país. Também é realizado, o I Congresso Mirim do MPA, onde as crianças do movimento terão a oportunidade de estudar, brincar, criar e aprender ainda mais sobre o movimento que fazem parte.

Programação do Congresso

O congresso segue até a sexta-feira, dia 16, comtempla na programação a Plenária de Mulheres e a Plenária da Juventude, realizadas na segunda-feira (12).

Hoje (13) será a abertura oficial do I Congresso Nacional do MPA, com a presença do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, líderes do governo federal, estadual e municipal, bem como, representantes das organizações sociais do campo e da cidade. Seguida da mesa de debate: Conjuntura, Luta de Classe e Aliança Operária e Camponesa.

Ainda nessa terça-feira (13), será realizada a mesa de debate “Campesinato e Plano Camponês”, seguida pela comemoração dos 10 anos de derrota da ALCA com uma Jornada Socialista e cantoria com Pedro Munhoz e Zé Pinto.

Na quarta-feira, dia 14, será trabalhado com duas mesas de debate: Mulheres, Luta e Poder Popular, e a segunda, Juventude Camponesa: Desafios e Perspectivas. A tarde haverá um Ato Político da Aliança Camponesa e Operária com a distribuição de mil cestas básicas com produtos do Campesinato. Para a noite está programado um momento cultural camponês com Antônio Gringo, Zé Mulato e Cassiano e Trio Raízes Nordestinas.

No dia 15, quinta-feira pela manhã, acontece a mesa de debates com o tema: Agroecologia, Soberania Alimentar, Terra e Território. A tarde segue com a mesa: Organicidade do MPA e a Campanha das Sementes Crioulas. Na parte da noite terá Noite Cultural Camponesa com Paulo Matricó, Pereira da Viola, Cescé Amorim e Mistura Popular.

Já na sexta-feira, dia 16, último dia do Congresso, acontece pela parte da manhã, a mesa de debate: Resoluções e Plano de Luta para os próximos períodos, seguindo com uma mística de encerramento do congresso. A tarde, o fim da atividade com a realização de um ato público em defesa da Soberania Alimentar na Avenida Paulista.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS