Bancos que lucraram bilhões em 2019 anunciam doação pífia de 50 milhões para combater impactos da Covid-19

Segundo o jornal Folha de São Paulo, os Bancos BV e Safra anunciaram a doação insignificante de 50 milhões de reais para combater os impactos da pandemia Covid-19, que ameaça jogar o país numa crise econômica, social e de saúde sem precedentes.

Como se sabe, bancos são as instituições privadas que mais lucraram no país no segundo trimestre do ano passado, com lucro líquido de aproximadamente 22,73 bilhões de reais, de acordo com matéria da Revista Exame. E o mais absurdo: diante do colapso iminente, além de Bolsonaro contribuir com sua irresponsabilidade e incompetência para a tragédia que se anuncia, seu governo, enquanto tira direitos sociais e dificulta medidas emergências para combater a pandemia, em vez de socorrer aqueles que mais precisam, anunciou recentemente, através do Banco Central, um pacote de 1,2 trilhão de reais para socorrer bancos, sob o pretexto de “evitar falta de recursos e facilitar a concessão de crédito”.

Puro Marketing

Na terça-feira (31) o Banco Safra disponibilizou, segundo matéria da folha, cerca de 20 milhões de reais para hospitais públicos e santas casas. Migalhas, considerando seus lucros e o dinheiro público que recebe.

Já o BV (antigo Banco Votorantin), que destinará 30 milhões de reais para socorrer hospitais e famílias vulneráveis, também anunciou uma “campanha arrecadação” online. Para cada um real doado por pessoa física, o banco adicionará a “generosa”quantia de um real. Quanta solidariedade…

Enquanto o país corre o risco de ter milhares de mortes nos próximos meses, bancos seguem lucrando, recebendo incentivo trilionária de Bolsonaro, que pouco faz para ajudar quem mais precisa.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da

GUSTAVO LIMA E A HOMOAFETIVIDADE

Por Antonio Isuperio* Gustavo Lima e a homoafetividade representa um contexto bem mais comum que imaginamos, ele é a regra. A estrutura da masculinidade heteronormativa