Diário do Bolso: seis argumentos para meu gado usar

Diário, o meu gado me defende até debaixo d’água. Ou melhor, até debaixo da lama.

Por José Roberto Torero*

Diário, o meu gado me defende até debaixo d’água. Ou melhor, até debaixo da lama. Hoje peguei no Face uma resposta de uma mulher lá do Rio Grande do Sul (viva a gauchada de direita!), e gostei muito. Até recortei e colei a foto aqui. Lá estão os seis argumentos que o meu gado, quer dizer, os meus apoiadores têm que usar. Olha só:

1-) “O STF PROIBIU O PRESIDENTE DE FAZER QUALQUER COISA”. E é verdade, pô! Me proibiu de proibir o isolamento e de andar sem máscara. Ah, se dependesse de mim… Mas mesmo assim eu fiz rolezinho, juntei gente na frente do palácio, disse que era uma gripezinha, demiti dois ministros que não gostavam de cloroquina, não usei máscara e botei um general e um monte de militares que não entendem nada de saúde cuidando do negócio.

2-) “A CULPA É DA CHINA”. Temos que botar a culpa em alguém. Se for comunista, melhor. Não importa que alguns países tenham se saído bem na pandemia. Se o treco começou na China, a culpa é dos chineses, talkei? Não tenho nada a ver com isso.

3-) “O VÍRUS VAI PEGAR TODO MUNDO”. Ou seja, não adianta lutar contra eles, mesmo que muitos países tenham lutado bem. Esse argumento dá a impressão de que a doença é inevitável. Que nem quando eu disse: “Todo mundo vai morrer. Eu posso fazer o quê? Não sou coveiro!”

4-) “ESTÃO PROIBINDO AS PESSOAS DE TOMAR O REMÉDIO QUE CURA TUDO”. É claro que os estudos dizem que a cloroquina não adianta nada e ela não está proibida: se o médico e o paciente quiserem podem tomar um porre de cloroquina. Mesmo assim, ela afirma que o treco cura e está proibido. Boa!

5-) “AS PESSOAS ESTÃO MORRENDO DE OUTRAS DOENÇAS E SENDO ENTERRADAS COMO SE FOSSE COVID”. Esse argumento é ótimo, porque chama todos os médicos do Brasil de mentirosos de uma vez só. É que nem eu faço com a imprensa (tirando o SBT e a Record, é claro).

6-) E, por fim, “A CULPA É DOS PREFEITOS E GOVERNADORES”. Esse argumento é o meu preferido, porque mata dois coelhos com uma caixa d’água só: tira a culpa das minhas costas e joga tudo em cima dos meus inimigos.

Diário, essa mulher é perfeita. Usou todas as desculpas numa resposta só. Isso mostra como minha assessoria de imprensa é boa!

Vou mandar o meu pessoal continuar espalhando esses argumentos. O povo precisa decorar isso daí, talkei?

*José Roberto Torero é autor de livros, como “O Chalaça”, vencedor do Prêmio Jabuti de 1995. Além disso, escreveu roteiros para cinema e tevê, como em Retrato Falado para Rede Globo do Brasil. Também foi colunista de Esportes da Folha de S. Paulo entre 1998 e 2012.

#diariodobolso

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Diário do Bolso: “se gritar ‘pega Centrão’, não fica um”

O general Augusto Heleno, que cantou “Se gritar ‘pega Centrão’, não fica um, meu irmão…”, agora diz que o Centrão nem existe. Acho que ele vai trocar a letra dessa música pra alguma coisa assim: “Se gritar ‘pega Centrão’, o governo inteiro levanta a mão…”

Diário do Bolso: entupido e não cheirando bem

Os canhotos riem, mas esse meu entupimento veio bem a calhar. Como estou com cagaço de enfrentar essa CPI da covid, aproveitei o meu estado descocomentoso pra me fazer de vítima. Aquela foto de mim cheio de tubo já foi isso. Porque o meu marquetim é esse: quando não tô matando, tô morrendo.

Diário do Bolso: a esquerdalha ri do meu soluço, hic

Teve um sujeito que, hic, disse que o Lira tinha que botar o, hic, pedido de impitimem em pauta, que aí o susto, hic, ia me curar. E outro respondeu que melhor ainda seriadizer que, hic, tinham recuperado as, hic, mensagens do celular do Dominghetti.