AoVivo JL entrevista Índio, da Intersindical

Índio, dirigente da Intersindical, em entrevista para os Jornalistas Livres analisou o cenário econômico do país e propostas do governo federal. 

Índio, dirigente da Intersindical, em entrevista para os Jornalistas Livres analisa o desastre que representa para os trabalhadores a Carteira Verde Amarela, a proposta do governo federal que pretende cobrar uma taxa do seguro desemprego do trabalhador e conta como está sua tramitação no Senado Federal e Câmara dos Deputados. Na entrevista ele analisou o cenário econômico do país e outras propostas do governo federal.

O dirigente, também, apontou que as perdas dos trabalhadores, com a MP 936, em alguns casos pode chegar a mais de 30% da renda. A Medida Provisória 936, que instituiu o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, foi publicada no último dia primeiro, pelo Presidente Bolsonaro e o Ministro Paulo guedes, contém em seu artigo terceiro, a possibilidade para o empregador promover “redução proporcional de jornada de trabalho e de salários” e “a suspensão temporária do contrato de trabalho”.

Como bancário, destacou a ajuda “trilionária” aos bancos e a possibilidades de comprar títulos podres no mercado para garantir a felicidade dos rentistas. A proposta, que faz parte da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) 10/2020, dá ao Banco Central a possibilidade de comprar títulos privados com mais flexibilidade. E questionou, neste contexto, a “bondade” do banco Itaú de doar recursos no combate ao COVID19.

Índio colocou a importância de implantar o imposto sobre grandes fortunas, tendo em vista que são os pobres que pagam mais impostos no Brasil. A proposta, uma antiga bandeira dos partidos da esquerda brasileira, voltou ao debate com a necessidade dos investimentos públicos para mitigar os efeitos da crise causada pelo coronavírus e a gestão econômica de Paulo Guedes.

VEJA AQUI A ENTREVISTA

Categorias
CoronavírusEconomiaTrabalhadores
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

AfrikaansArabicChinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianJapaneseKoreanPortugueseRussianSpanish

Relacionado com