Vídeo revela que Bolsonaro é prisioneiro das alucinações olavistas

Charge de Motoka.

 

ARTIGO

Mateus Pereira e Valdei Araujo são professores de História na Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), em Mariana*

 

#Sextou. O decano do STF, ministro Celso de Mello, decidiu, na tarde de hoje, que o vídeo da reunião ministerial ocorrida no dia 22 de abril deveria ser divulgado na íntegra, mantendo sigilo para “determinados Estados estrangeiros”. Provavelmente, a China, já que vemos uma interrupção da fala onde o ministro da Educação afirma que o Partido Comunista [chinês] pretende transformar o Brasil numa colônia.

O vídeo faz parte do processo de investigação das denúncias feitas pelo ex-ministro Sérgio Moro sobre as interferências de Bolsonaro na Polícia Federal.  Em meados de maio, Moro pediu para que o vídeo fosse divulgado, pois seu conteúdo confirmaria suas acusações ao presidente. Desde então, só vieram a público alguns trechos de falas do presidente, transcritos pela Advocacia-Geral da União (AGU), que o defende. Um deles é este a seguir: “Já tentei trocar gente da segurança nossa no Rio de Janeiro oficialmente e não consegui. Isso acabou. Eu não vou esperar f… minha família toda de sacanagem, ou amigo meu, porque eu não posso trocar alguém da segurança na ponta da linha que pertence à estrutura. Vai trocar, se não puder trocar, troca o chefe dele; não pode trocar o chefe, troca o ministro. E ponto final. Não estamos aqui para brincadeira”.

Vários políticos de oposição ao governo passaram a pedir ao STF que tornasse público o vídeo da reunião, como o deputado federal Marcelo Freixo (PSOL-RJ) e o senador Randolfe Rodrigues (Rede-AP). Os meios de comunicação, também, criaram grande expectativa em relação ao vídeo. Seria a bala de prata de Moro, do lava-jatismo versus o bolsonarismo. Como disse um amigo, hoje assistiríamos o fim de uma temporada.

Em reação às três notícias-crime a decisão de Celso de Mello, o general Augusto Heleno, ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), rapidamente publicou uma “Nota à Nação Brasileira” em seu Twitter, na qual afirma que o pedido de apreensão do celular do presidente é “inconcebível” e “inaceitável” e diz que o GSI “alerta as autoridades constituídas que tal atitude é uma evidente tentativa de comprometer a harmonia entre os Poderes e poderá ter consequências imprevisíveis para a estabilidade nacional”. Seria isso uma ameaça ao STF?  Umas das pessoas que melhor resumiu a situação foi a senadora Kátia Abreu: “É muita ousadia e pretensão assistir a um ministro, general do glorioso Exército Brasileiro, ameaçar a DEMOCRACIA. Faça-me o favor, meu senhor.”

O que percebemos é que Heleno tentou pautar o debate, a recepção, e já mobilizou as redes bolsonaristas. Nessa direção, a expressão que mais ouvimos até agora é de que o tiro saiu pela culatra. Se um dos efeitos do Bolsonarismo é a corrosão da democracia e suas instituições, substituindo-a por uma versão simulada e fantasiosa de poder, o que a reunião mostra é que os seus principais personagens vivem a simulação como realidade.

É certo que figuras como Mourão e outros parecem deslocados do multiverso compartilhado pela ala chamada ideológica. Weintraub, Damares e Ernesto Araújo fazem parte do mesmo arco narrativo e não saem dele. Além dos militares e Moro, que parecem tentar manter alguma distância do circo, figuras como o ministro do Meio Ambiente e Paulo Guedes procuram inserir suas agendas de desmonte do Estado e das proteções sociais tentando não confrontar o delírio coletivo de seus colegas e usando a pandemia como cortina de fumaça para avançar suas agendas.

A reunião é um belo retrato do que é esse governo.

A conclusão que chegamos é que o grupo olavista do governo vive em estado permanente as alucinações alimentadas pela própria máquina de fake news que ajudam a alimentar. O que os torna ainda mais perigosos para a democracia e a saúde pública, como tem sido amplamente demonstrado.

Algo a ser notado é o estado emocional que os gestos e a linguagem do presidente revela, estressado, assustado, agressivo. Se faltassem ainda motivos para o impedimento de Bolsonaro, o vídeo revela que temos boas razões para duvidar de sua saúde mental.

Além disso, a fala do ministro do Meio Ambiente mostra que o governo está usando a Covid para “passar a boiada”: “Então pra isso precisa ter um esforço nosso aqui enquanto estamos nesse momento de tranquilidade no aspecto de cobertura de imprensa, porque só fala de Covid e ir passando a boiada e mudando todo o regramento e simplificando normas. De IPHAN, do Ministério da Agricultura, de Ministério de Meio Ambiente, de Ministério disso, de Ministério daquilo. Agora é hora de unir esforços para dar de baciada a simplificação, é de regulação que nós precisamos, em todos os aspectos.” Muito grave e sincero. Revela que a catástrofe que estamos vivendo é de alguma medida produzida e estimulada por um projeto genocida.

A recepção de nosso amigo bolsonarista confirma a alucinação coletiva, mostra que a revelação do vídeo serviu, entre os bolsonarista, para reforçar a confiança na figura do Bolsonaro, pois o mito vai se transformando em ser humano: “Velho, você pode não acreditar, mas o único que pode quebrar essa roda que existe no país. […] O problema dele é que ele tem uns filhos, ele tem uma vida, um monte de coisas. Pra mim, ele é único cara que está tentando mudar. E tá todo mundo puto com  isso. […] Pode ter corrupção do filho dele, ele tá correndo atrás do que é dele. Mas, no geral, ele tá querendo quebrar o sistema. […] E a Globo vai perder. Ele vai derrubar a Globo, coisa que nem o Lula conseguiu. E hoje estamos vendo isso. É o início do fim da Globo. Ela vai se f. […] Sei que ele erra e tem um monte de coisas erradas, mas os fins que estão acontecendo, vão justificar os meios daqui para frente”.

Enfim, sem oposição efetiva e luta, Bolsonaro não cai. Nem mesmo após milhares de mortes que poderiam ter sido evitadas por uma ação organizada de seu governo. O atualismo pode criar a ilusão que ele cairá pelos seus próprios erros e pela briga entre o bolsonarismo e os que o apoiaram até ontem. Só que não. Comentários feitos em um chat do Youtube, onde o vídeo da reunião estava sendo transmitido, mostram que muitos bolsonaristas só reforçaram a sua visão ao assistir a reunião, e isto os levava a prever a reeleição de seu “mito” em 2022. Sem ação política e política nada se transforma efetivamente. E isso não é fake! É a mais pura verdade.

Talvez o tema novo que fique visível na fala de Bolsonaro é sua decisão de fazer e pedir ao ministros – que antes deveriam ser técnicos – que façam política. Era já os efeitos da aproximação com o centrão e o medo real do impeachment.

Assim, o principal evento da semana não foi a divulgação do vídeo, e sim o movimento Sleeping Giants, que tornou um pouco mais visível a política oculta das grandes empresas na horas de distribuir suas verbas de publicidade. Mas essa novidade vai apenas ser mais uma força a polarizar e politizar todos os aspectos da vida cotidiana. Talvez seja a realidade dessa fragmentação que alimente o desejo paranoico de Bolsonaro e seus discípulos olavistas pela unidade do “povo”, mesmo que isso seja obtido pela destruição dos que são “diferentes”, negros, mulheres, pobres, indígenas, ciganos, os de esquerda. Aliás, um olhar rápido em seu ministério revela o tipo de povo que ele tem em mente: os bons homens brancos. Cidadãos de bem!

Um último fato: quando Bolsonaro grita que vai interferir nos serviços de informação é mesmo para Sérgio Moro que ele olha. Afinal, o presidente patriarcal vai nos espionar para o nosso próprio bem, como um pai que ouve atrás da porta. Em outro trecho ele revela que mudou a diretoria do IPHAN para beneficiar uma obra de Luciano Hang.

Enfim, os bolsonaristas estão recebendo o vídeo como uma vitória, ele confirma todas as suas alucinações. Uma análise mais pontual revela que por trás das simulações alucinadas o que predomina é o velho hábito de tratar o Estado como o espaço doméstico em benefício dos amigos. A respeito dos comentários do ministro da Educação sobre prender os juízes do Supremo, cabe à corte reagir ou confirmar a ideia que basta mesmo um cabo e um sargento para fechá-la.

 

(*) Autores do livro Atualismo 1.0: como a ideia de atualização mudou o século XXI e organizadores de Do Fake ao Fato: (des)atualizando Bolsonaro, com Bruna Klem.

Esse artigo contou com a colaboração de Mayra Marques, doutoranda em História pela UFOP

 

 

 

 

 

 

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

2 respostas

  1. Que visão errada meus colegas ! Vocês apoiam o Lula, FHCe outros como o GSoros, responsáveis pelo tráfico humano, de drogas, de pedofilia, de canibalismo infantil e satanismo? Quando a verdade vier vocês se sentirão culpados pelo que apoiam mas já cometeram o maior erro talvez de suas vidas, leiam sobre os túneis dos EUA e do mundo e dobre Hollywood e Pizzagate e Obamagate e outros

POSTS RELACIONADOS

A poeta e o monstro

A poeta e o monstro

“A poeta e o monstro” é o primeiro texto de uma série de contos de terror em que o Café com Muriçoca te desafia a descobrir o que é memória e o que é autoficção nas histórias contadas pela autora. Te convidamos também a refletir sobre o que pode ser mais assustador na vida de uma criança: monstros comedores de cérebro ou o rondar da fome, lobisomens ou maus tratos a animais, fantasmas ou abusadores infantis?