UPA inaugurada por Alckmin e Temer em 2016 segue fechada em Mongaguá

Quase nove anos depois do início da construção que começou durante o governo Dilma, a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Agenor de Campos, em Mongaguá, no litoral paulista, segue fechada para o atendimento à população.

Em outubro de 2016 o prédio que segue o modelo de UPA III e deveria funcionar 24h, foi inaugurado com popas e circunstância pelo governador Geraldo Alckmin. Aplaca inaugural leva também o nome do presidente vampirão #ForaTemer.

Os Jornalistas Livres estiveram no prédio no último sábado (10) e acompanhou uma vistoria do deputado estadual Geraldo Cruz ao local.

No momento da visita uma equipe de funcionários estava refazendo o balcão de triagem e impediu que filmássemos dentro da unidade.

“O que encontramos aqui é um absurdo. Total desrespeito com o dinheiro público. Caixas de equipamentos abertas e se estragando”, resumiu o deputado.

Ainda segundo Geraldo Cruz, o galpão que estava sendo construído tinha o objetivo de proteger o atendente da população. “Este não é o padrão do atendimento das UPAS. A praça de atendimento deveria ser aberta para que todos pudessem fiscalizar o bom atendimento”, explicou.

Apesar da obra, ainda não há data agendada para a abertura da unidade.

Para a moradora do município, Simone Souza, “a UPA faz falta porque sem a unidade todo mundo tem que ir pro Centro quando tem alguma emergência”.

Simone e outros moradores temem que com a abertura da UPA 24h, o prefeito resolva fechar o antigo Pronto-Socorro. “Para a população quanto mais unidades de saúde melhor. Mais rápido será o atendimento”, afirmou a moradora que tem 30 anos e três filhos.

Segundo apurou os Jornalistas Livres, a abertura da unidade aguarda a posse do vice-governador Marcio França que é da região e deve assumir o cargo de Alckmin em abril, prazo em que o governador deve deixar o palácio dos Bandeirantes para concorrer à presidência da República.

“A população não aguenta mais esperar as conveniências políticas dos tucanos para usar uma coisa que já está pronta. Aqui eles são especialistas em inaugurar mprédios. A maternidade também continua fechada para a população”, afirmou o presidente municipal do Partido do Trabalhadores, João Bagaço.

Mongaguá, que fica na região Metropolitana da Baixada Santista, tem pouco mais de 50 muil habitantes, mas esse número triplica em épocas de temporada.

Quando foi concebida a UPA 24h estava previsto que a União arcaria com 50% dos custos e Estado e Município rachariam o restante. Porém até agora o governo Alckmin não assinou o convênio.

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS