Greta Thunberg discursou na cúpula do clima das Nações Unidas em Katwice, Polônia. A ativista do clima, de 15 anos, convocou as pessoas a esquecerem os políticos e assumirem a responsabilidade:
“Por 25 anos inúmeras pessoas se colocaram em frente à conferência do clima das Nações Unidas pedindo aos líderes dos países para pararem as emissões,o que claramente não funcionou, já que as emissões continuam a crescer.
Então, eu não vou pedir nada. Em vez disso, eu vou pedir às pessoas pelo mundo que se deem conta que nossos líderes políticos nos decepcionaram, porque estamos enfrentando uma ameaça existencial e não há mais tempo para continuar nesse caminho de insanidade.
(…)
Não viemos aqui implorar para que os líderes mundiais cuidem do nosso futuro. Eles nos ignoraram no passado e nos ignorarão no futuro. Viemos aqui para que eles saibam que a mudança está a caminho, quer eles gostem ou não.
As pessoas se levantarão para esse desafio, e como nossos líderes têm se comportado como crianças, nós assumiremos a responsabilidade que eles deveriam ter assumido há muito tempo.”
Publicado por DemocracyNow.org
Traduzido e legendado por César Locatelli, para os Jornalistas Livres