Kriptonita

.

A Kriptonita é uma rocha imaginária, de outro planeta, verde, que ao aproximar-se do Superman, começa a brilhar e atinge os poderes dele, enfraquecendo seus super poderes. Rocha assim padece em solo americano, coisa das Amërika, states. 

O pensamento mágico é sempre o cumprimento rigoroso de uma regra, submissão à uma lei, obtenção de alguma recompensa. Vem do Wikipédia boa argumentação:

Em psicologia clínica, o pensamento mágico é uma condição que faz com que o paciente experimente medo  irracional de realizar certos atos ou ter certos pensamentos, porque ele assume uma relação entre suas ações e calamidades ameaçadoras.

O pensamento mágico inclui todos os sistemas de magia , pois inclui a ideia de causalidade mental, ou seja, a possibilidade da mente ter um efeito direto sobre o mundo físico.

Na psicologia junguiana , o pensamento mágico é descrito em termos de sincronicidade , uma abordagem que não foca na causalidade, mas no significado da co-ocorrência de certos eventos.

.

O presidente do Brasil fala da kriptonita, em café da manhã com seletos jornalistas, entre bela arrumação de mesa e taças, em dia de greve geral.

Estarreço.

Quando um cabra, homem idoso já, maduro, sente-se o Super-Homem, herói fortuito na infância de muitos, me dá coceiras.

Será que é esse o verde que teme, e por isso desentende o que é meio ambiente, teme tudo que reluz e harmoniza em diversidade? Ou bichos do mato, ou tanta gente que pensa diferente e sente o mundo belo e possível, mata atlântica; Amazônia, o inferno verde, e santo?

O presidente diz também que é um equívoco o Supremo Tribunal entender que atos preconceituosos contra homossexuais e transexuais, devam ser enquadrados no crime de racismo.

Ele diz que teme o desemprego deles!

Quer equilibrar, aprumar o pêndulo da justiça com um ministro evangélico na suprema corte, e que tal ministro sente em processos assim.

Fóbico presidente, filhos mimados, perversos,  perde-se em linhas de crença, fé, preconceito, pífia ideologia.

Será outro clube do Bolinha ou minha alma sem guru que vaga?

Presidente, não é triste informá-lo, mas é redondo o planeta,  e, também, não é o caminho reto. Sim, é curvo, circular, complexo apenas.

Inevitável, óbvio.

O curso dos fatos cavuca, corrói, aplana.

Categorias
crônica
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta