Gente da roça é gente feliz em Montes Claros (MG)

Foto: Mídia Ninja

 

por Patrícia Adriely para os Jornalistas Livres

Segundo, Antônio Borges Pereira, de 51 anos, dois de seus filhos fizeram faculdade, mas voltaram para trabalhar na roça. Antônio é um dos cerca de 150 produtores rurais que fazem parte de uma associação de produtores de Montes Claros, Norte de Minas. O ex-presidente Lula realizou uma visita ao local neste sábado, dia 28 de outubro.

A associação existe há 20 anos e lá, Antônio viu a situação dos trabalhadores quando um programa de financiamento implantado pelo governo Lula passou a fazer empréstimos de pequenos valores para que os agricultores pudessem investir na terra.”Antes, as condições de trabalho eram precárias. Com os financiamentos, compramos caminhão e trator. Quando pagamos um investimento, fazemos outro”.

“Hoje eu tenho casa boa e mobiliada, a nossa alimentação melhorou, porque conseguimos investir na produção de frutas. Além disso, consegui colocar dois dos meus filhos na faculdade. Eles se formaram em Direito e Veterinária, mas voltaram para cá. Outra filha fez técnico em Administração e ajuda nas finanças. Esses programas nos deram as condições boas para valorizar cada vez mais o trabalho na roça”

Wedson Carvalho Silva, de 29 anos, é outro produtor rural que viu sua vida ser transformada com as ações do governo Lula voltadas para o trabalhador rural. “Nós fornecemos frutas e verduras para a região e para a merenda das escolas, por meio do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE)”. Ele explicou que, com isso, as vendas e a produção aumentaram, fortalecendo a associação. “Além disso, com a facilidade de financiamento, compramos caminhonete e, assim, não precisamos pagar mais frete”.

De acordo com dados do IBGE, atualmente 83% dos alimentos da mesa dos brasileiros têm origem na agricultura familiar. Em entrevista, a ex-presidente Dilma Rousseff ressaltou o papel da agroindustrialização para fortalecer o setor e afirmou que os alimentos têm capacidade até mesmo de exportação. “Há um compromisso com a qualidade orgânica dos alimentos”, disse.

Dilma aproveitou para criticar a redução atual de verba de crédito para os produtores “Eles estão destruindo, mas nós vamos recompor”, finalizou.

Ainda nesta etapa da Caravana, em Montes Claros, além de Dilma, estavam o ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad, a presidenta do PT, Gleisi Hoffmann e o deputado federal Patrus Ananias.

DEPOIMENTOS EMOCIONADOS EM BOCAIÚVA E OLHO D’ÁGUA

Na etapa de Bocaiúva, outra cidade mineira, o trabalhadores rurais fizeram questão de dizer palavras de gratidão ao ex-presidente.

“Vivo na zona rural de Bocaiúva e os empréstimos que fiz pelo Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf) me ajudaram demais”.
Waldemar Dias Filho, 61 anos, produtor rural

“Depois que Lula deixou o poder, a cidade de Bocaiúva acabou. Conheço esse homem há 50 anos e nunca vi um presidente fazer o que ele já fez”.
Lauro Rodrigues Souza, 90 anos

A parada no trevo de Olhos D’água, cidade onde o PT obteve o maior percentual de votação na eleição presidencial de 2014 foi rápida. Lá, Dilma Rousseff foi escolhida por 77% dos votantes do local.

Entre a multidão que aguardava Lula de braços abertos, estava o jovem Marcelo Augusto Fagundes, de 16 anos. “Ele foi um bom presidente e se precisar dos votos da nossa cidade, ele ganha disparado”, afirmou.

“Eu morava de aluguel e conseguiu adquirir minha casa há sete anos, pelo Minha Casa Minha Vida. Tem mais, Lula tirou muita gente da fome e da miséria. Atualmente, o Brasil está afundando. Estou comprando remédios que antigamente eu recebia gratuitamente”.
José Antônio Batista, de 85 anos

Ao final do dia, a educação foi pauta em Diamantina. A partir do governo Lula, a região recebeu duas unidades dos Institutos Federais. A juventude foi em peso. Um deles era Wesley Tanoro, de 20 anos. “Fui criado na roça, peguei na inchada pela primeira vez aos 8 anos de idade. Hoje sou graduando em Fisioterapia. A partir do governo Lula, a população da região passou a ter acesso à universidade é às escolas técnicas”. No ato, o ex-presidente recebeu o título de cidadão diamantinense.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Lula sugere governança global contra o covid

Em carta, Lula sugere governança global contra o covid: “não há saída individual”, E denuncia o desgoverno brasileiro:
“Hoje, mais do que nunca, é dia de renovarmos a luta em defesa do Sistema Único de Saúde, o nosso SUS, vítima de ataques criminosos por parte desse governo que, em plena pandemia, quer retirar nada menos que R$ 35 bilhões do seu orçamento para 2021”.

7 de abril: três anos da prisão injusta de Lula

“3 anos da prisão injusta de Lula – o futuro do Brasil depois das decisões do STF”. Com este tema, o Comitê Nacional Lula Livre recebe dirigentes dos partidos de esquerda e de movimentos populares para uma live que relembra este triste episódio para a Justiça e a Democracia brasileiras. A transmissão vai ao ar nesta quinta-feira, 07, a partir das 17 horas, nas redes do Comitê e parceiros da Campanha Lula Livre.

Lula na estrada de novo

Por Jornalistas Livres, Brasil de Fato e Mídia Ninja, de Minas Gerais   Realizar a segunda fase de sua caravana por Minas Gerais, após o