Dória adultera seu compromisso com a erradicação do trabalho escravo

Por Vinícius Segalla, especial para os Jornalistas Livres

O candidato do PSDB à Prefeitura de São Paulo, João Dória Jr., adulterou um documento elaborado pela Comissão Nacional para Erradicação do Trabalho Escravo (Conatrae). Trata-se de uma carta-compromisso elaborada pela Secretaria Nacional dos Direitos Humanos, do Ministério da Justiça, da Presidência da República. É um documento oficial. Mas Dória mudou o texto original, assinou e divulgou a versão modificada da carta.

 

trabalho-escravo_1

A carta foi enviada aos candidatos a prefeituras das principais cidades brasileiras, convidando-os a aderir ao compromisso de erradicar o trabalho análogo ao escravo contemporâneo. Em seu último parágrafo, o documento original discorre: “Por fim, asseguro que renunciarei ao meu mandato se for encontrado trabalho escravo sob minha responsabilidade ou se ficar comprovado que alguma vez já utilizei desse expediente no trato com meus empregados.”

Nenhum candidato tinha a obrigação de aceitar o compromisso, tampouco o direito de adultera-la. João Dória Jr. achou por bem aderir, mas não sem antes modificar o texto, sem informar a ninguém. O candidato tucano divulgou, apenas, que estava assumindo o compromisso que lhe solicitavam.

Porém, antes de enviar o documento contendo sua assinatura, Dória o adulterou, deixando assim o último parágrafo: “Por fim, asseguro que serão tomadas todas as providências legais se for encontrado trabalho escravo sob minha responsabilidade ou se ficar comprovado que alguma vez já utilizei desse expediente no trato com meus empregados.”

 

A versão adulterada por Dória pode ser lida aqui:

 http://reporterbrasil.org.br/wp-content/uploads/2016/09/Carta-compromisso_Doria.pdf

Já as versões assinadas e publicadas pelos candidatos Luiza Erundina (PSOL) e Fernando Haddad (PT) trazem a versão original, e podem ser lidas nos seguintes endereços: http://reporterbrasil.org.br/wp-content/uploads/2016/09/Carta-Compromisso_Erundina-019.pdf

E

http://reporterbrasil.org.br/wp-content/uploads/2016/09/Carta-compromisso_Haddad.pdf

 

A candidata Marta Suplicy (PMDB) recebeu a carta-compromisso e não tinha assinado sua adesão até a publicação desta reportagem.

Neste sábado (01/10), o jornal Valor Econômico publicou reportagem em que informa que o candidato tucano foi confrontado com a adulteração do documento. Responde que a afirmação da repórter “não continha qualquer fundamento”.

Os Jornalistas Livres entraram em contato com a campanha de Dória neste sábado à noite para tentar esclarecer as contradições, mas não receberam resposta até a publicação desta reportagem.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS