Operadores de telemarketing da Atento: medo de contágio pelo Covid-19

Mesmo com avanço dos casos de coronavírus, principalmente em São Paulo, a Atento –empresa de telemarketing que atua na região do ABC e na capital– , ainda não liberou seus trabalhadores para quarentena. Com esse descaso aos seus “colaboradores”, como gostam de chamar os operadores de telemarketing, a empresa contribui para a propagação do vírus.

“Estamos trabalhando num sistema de rodízio, com mesas afastadas, mas temos um caso confirmado e cinco suspeitos na empresa”, denunciou um trabalhador da Atento, que não quis se identificar com medo de ser demitido.

O funcionário disse que está todo mundo com medo de ir ao trabalho, mas vão porque outro medo assombra a vida deles: “o de perder o emprego”, ressalta.

Não há medidas governamentais que proíbam o funcionamento das operações de telemarketing e, para Jair Bolsonaro (sem partido), os serviços de telemarketing são essenciais. O que fazer?

“O lucro está acima da vida das pessoas e isso é assustador”, diz desanimado o trabalhador.

 

OUTRO LADO

 

Em contato com os Jornalistas Livres por e-mail, a Atento disse que está buscando garantir um lugar seguro para seus funcionários, de forma a prevenir a propagação do COVID-19. Disse também que está adotando as medidas de segurança e saúde recomendadas pela OMS – Organização Mundial da Saúde e pelo Ministério da Saúde. Segundo a empresa, os funcionários recebem orientações de prevenção, bem como procedimentos no caso de suspeita da enfermidade (protocolo de atuação). Priorizamos a atuação em home office e afastamento remunerado de colaboradores acima de 60 anos e gestantes.

“Todas rotinas de limpeza e higienização foram intensificadas, principalmente nos pontos de maior contato (…) e implementando medidas para criar um maior espaçamento entre os profissionais.”, diz a Atento.

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

3J Fora Bolsonaro: SP registra violência policial

Foram registradas duas detenções durante o ato que, segundo os organizadores, contou com mais de 100 mil manifestantes. O #3JForaBolsonaroSP foi um de centenas de protestos por vacina, comida, auxílio emergencial, mas, sobretudo, pelo impeachment de Jair Bolsonaro, que aconteceram neste sábado (3), em todo o Brasil e no mundo.