Papa Francisco: “os juízes devem seguir o exemplo de Jesus, que nunca negocia a verdade”

Do Vatican News

Papa na intenção de oração de julho: rezar pelos que administram a justiça
O Pontífice nos pede para rezar pelos magistrados, juízes e advogados que administram a justiça em todo o mundo, a fim de que possam trabalhar com integridade e respeitar a dignidade humana.
Cidade do Vaticano
Foi divulgada, nesta quinta-feira (04/07), a videomensagem do Papa Francisco com a intenção de oração para o mês de julho.

O Pontífice nos pede para rezar pelos magistrados, juízes e advogados que administram a justiça em todo o mundo, a fim de que possam trabalhar com integridade e respeitar a dignidade humana, sem interesses pessoais egoístas ou agendas ocultas, num contexto de transparência e imparcialidade.

“Dos juízes dependem decisões que influenciam os direitos e os bens das pessoas. Sua independência deve ajudá-los a serem isentos de favoritismos e de pressões que possam contaminar as decisões que devem tomar”, ressalta o Papa na mensagem de vídeo.

Segundo Francisco, “os juízes devem seguir o exemplo de Jesus, que nunca negocia a verdade”.

“Rezemos para que todos aqueles que administram a justiça trabalhem com integridade e para que a injustiça que atravessa o mundo não tenha a última palavra”, exorta o Papa.

A integridade da justiça é uma das vítimas da corrupção
O fenômeno maligno da corrupção da justiça é um obstáculo para as pessoas e nações que vivem juntas em paz e prosperidade. Isso cria rachaduras no tecido social.

De acordo com a Convenção das Nações Unidas contra a Corrupção, a integridade da justiça é uma das vítimas mais significativas do flagelo da corrupção. Além disso, a corrupção da justiça afeta fortemente os mais pobres, pois fomenta a desigualdade.

Quando o meio social é afetado pela pobreza, fome e sofrimento, aqueles cuja profissão é defender e garantir a justiça tornam-se indispensáveis, trabalhando para impedir que essas condições criem o que o Papa Francisco chamou de “terreno fértil para a ilegalidade”. Só o valor fundamental da justiça pode garantir o funcionamento correto da vida pública.

Para o Santo Padre, a justiça não pode ser apenas um “traje extra” ou um disfarce que só usamos para ir às festas. É por isso que ele nos pede para rezar especialmente, neste mês de julho, para que os responsáveis por transmitir a justiça realizem seu trabalho com integridade.

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Bem se vê que o chamado papa não conhece às Escrituras, pois, se conhecesse não estaria pedindo este tipo de oração aos seus fiéis.
    A bíblia diz que o mundo jaz no maligno, que a justiça do mundo é trapo de imundícia, que o príncipe deste mundo é satanás, que toda a natureza terrena está condenada a perecer.
    O que ele precisa mostrar às pessoas é a condição que todos nós nascemos aqui neste mundo: mortos espiritualmente, separados de Deus, condenados à ira vindoura.
    Mas, que o Novo Nascimento, o crer em Jesus, nos dá todas as condições de sair desta condenação e então, herdarmos a vida eterna.
    A natureza do homem é corrupta, somente através do Novo Nascimento, o homem tem condição de mudar de natureza, ser nova criatura em Cristo Jesus.
    Andar em novidade de vida, mudar a sua mente, ter a mente de Cristo: vê como Deus vê.

  2. Os partidários de Morо acusaram Dilma de conspirar com o Kremlin, porque um vazamento foi publicado cinco dias depois de sua visita a Moscou.
    Publicação do vídeo do Papa Francisco condenando os abusos no sistema judicial ocorreu uma hora após o término da reunião do Papa com Vladimir Putin.
    https://www.vaticannews.va/ru/pope/news/2019-07/papa-vstretilsya-s-prezidentom-rossijskoj-federacii.html
    Quem os defensores de Moro agora culpam?
    https://www.jornaldacidadeonline.com.br/noticias/15360/papa-francisco-o-garoto-de-recados-aos-socialistas-pede-que-equotjuizes-sejam-imparciaisequot?fbclid=IwAR2ZEjTgMq6sRQzqzpLwPzUAQG1hbnwKYAjAmcTegl-5CwYAJd_72rYcoVA

  3. Manipuladores da “verdade” . O Papa também tem que ser impracial com relação aos representantes eleitos legalmente prlo povo. O Papa fala para bilhões de católicos no mundo todo. Ele não se mente em politica internacional. Frases ou textos manipulados não quer dizer q o Papa defende esse ou aquele governo. Só católico otário ou analfabeto religioso cai nessa. A de vocês esquerdistas é semear a confusão, discordia e divisão. Estamos atentos, seus defensores de bandidos. #Lulaprisãoperpetua.

POSTS RELACIONADOS