Pais e mães promovem novas mobilizações contra o sucateamento das escolas municipais.

Em Parceria com o Coletivo Mídia Livre Vai Jão.

Na manhã desta Sexta-feira (17), grupos de pais e mães promoveram mobilizações em importantes vias da cidade de Campinas (SP) com o objetivo de expôr o atual sucateamento das escolas da rede municipal de ensino. Logo às 7h da manhã, pais e mães da E.M.E.F Padre Francisco Silva, situada no bairro Jardim Londres, interromperam uma via da Av. John Boyd Dunlop, sentido centro, para denunciar à população o atual estado das unidades, principalmente as de educação infantil. Houveram também manifestações na Av. das Amoreiras e na Av. Anchieta, endereço da Prefeitura.

A motivação principal deste conjunto de mobilizações diz respeito à interrupção dos serviços limpeza e vigilância nas escolas em decorrência da quebra do contrato entre a Prefeitura e a Gocil, empresa contratada para gerir ambos os serviços, que ocorreu no mês de Maio. Com cerca de 1600 funcionários atuando para a administração pública, a Gocil rompeu com o município por não receber o repasse de verbas desde o mês de Janeiro.

A Prefeitura chegou a propôr como solução para o problema a utilização de verbas do Conta Escola, voltadas principalmente para a aquisição de material pedagógico. Os pais rejeitam de forma ampla esta proposta, pois, além não considerarem justo que este tipo de encargo seja direcionado às unidades, a verba do Conta Escola, em muitos casos, não seria suficiente para atender as demandas das escolas por estes serviços faltantes.

Mesmo sem solucionar, de fato, o problema, a Prefeitura de Campinas divulgou, na Quinta-feira (16), um comunicado determinando a reabertura das 72 unidades municipais de ensino que estavam sem funcionamento por falta de segurança e limpeza.

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS