A Frente Parlamentar em Defesa da Cultura da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo protocolou no dia 08 de junho uma solicitação de reunião com o Prefeito Jonas Donizete, com a participação de agentes culturais da cidade de Campinas para debater os problemas enfrentados pela cultura no município.
Artistas, gestores e produtores culturais têm se manifestado reivindicando a criação do Conselho de Políticas Culturais, que está com seu Projeto de Lei parado há quase dois anos. Os trabalhadores também têm criticado a ausência de políticas públicas para cultura no município e a gestão da Secretaria de Cultura, que tem gerado atrasos nos pagamentos e o desmonte dos equipamentos culturais.

Ato realizado também no dia 08 de junho, por movimentos culturais de Campinas em protesto ao atual governo municipal, foi uma das manifestações do setor, em que faixas foram penduradas na fachada da Prefeitura com os dizeres: “K.D. o Conselho de Cultura e a merenda?”, “Cortes, calotes, descaso, terceirização. Chega!” e “Jonas faliu Campinas #cultura”, dizeres estes considerados ofensivos contra a Administração Municipal, que no mesmo dia registrou um Boletim de Ocorrência contra os manifestantes. O caso foi registrado no 13º DP como “violação de domicílio”.

