Maçons pela Democracia – segunda carta ao povo brasileiro

Liberdade, Igualdade e Fraternidade

Pela Petrobrás, Soberania Nacional, Amazônia e Democracia

Nós, Maçons Pela Democracia, entendemos, de acordo com os valores que juramos proteger, ao longo de toda a vida maçônica, a importância da Declaração Universal dos Direitos Humanos.

Igualmente, defendemos os valores de Liberdade, Igualdade e Fraternidade, respeitando as diferenças e lutando pelos mais necessitados. Pertencemos a diversas potências maçônicas e variadas oficinas, mas falamos em nosso nome. Princípios que a Maçonaria tem impregnado em nossos corações, enquanto cidadãos livres e com sede de justiça.

Nós nos indignamos ao ver o povo brasileiro sendo violentado a cada decisão governamental que subtrai direitos trabalhistas e previdenciários, retira medicamentos de uso contínuo, corta

verbas de educação pública, entrega e dilapida o patrimônio público, provoca desemprego e mais miséria.

O povo não pode ser vítima de uma guerra ideológica contra as minorias e os mais pobres. Haja vista a covarde perseguição do governo Bolsonaro aos médicos cubanos, forçando-os a se retirarem do programa “Mais Médicos”, o que deixou milhares de brasileiros de baixa renda sem assistência médica básica.

Em cortes na distribuição gratuita de medicamentos de uso contínuo indispensáveis, mais de 30 milhões de diabéticos, transplantados e com tratamento de câncer ficaram abandonados à beira da morte.

Defendemos não apenas o respeito ao meio-ambiente, mas a soberania de nossa floresta amazônica, sempre tão cobiçada – não apenas por franceses, ingleses, alemães e outros, mas, principalmente, por estadunidenses-, com toda diversidade de fauna, flora e culturas indígenas. Combatemos a entrega da Base de Alcântara aos norte-americanos pelo governo do Capitão Motosserra.

Seguindo o verdadeiro patriotismo, aquele comprometido com nosso povo, não podemos deixar de apontar as ameaças às populações indígenas por parte das constantes invasões, destruições e incêndios florestais criminosos causadas por inescrupulosos madeireiros, pecuaristas e garimpeiros, incentivados pelo mesmo Capitão Motosserra.

Igualmente, questionamos o desmonte total de nosso setor petrolífero para atender aos interesses transnacionais e entregar

a Petrobrás, levando o emprego e a renda para outros países, desempregando os trabalhadores brasileiros.

O desmonte completo de nossas últimas estatais, empresas lucrativas e eficientes, patrimônio do povo brasileiro, afeta diretamente os trabalhadores que não podem arcar com as variações e os caprichos do capital especulativo, que manipula artificialmente preços para maximizar os lucros, não se importando com o serviço básico.

O Pré-Sal, que por lei deve financiar as necessidades em saúde e educação dos brasileiros, está sendo entregue para as multinacionais estrangeiras, deixando para trás somente o ônus ambiental das atividades de extração.

Nossa pluralidade de pensamento e democracia de opiniões se vê severamente ameaçada quando governantes – cuja eleição é altamente questionável por diversos motivos – decidem declarar guerra ao conhecimento e à inteligência.

Os conselhos federais, que regulamentam e zelam pela excelência profissional nos mais diversos setores, se veem atingidos por medidas de “desregulamentação” que tendem a sufocar a voz dos trabalhadores.

Os profissionais brasileiros de engenharia e arquitetura, reconhecidos em todo o mundo, estão ameaçados de perderem os Conselhos e suas entidades de classe. A memória do trabalho de gênios como Oscar Niemeyer corre risco quando os Conselhos que zelam pela nossa excelência estão sob ataque.

As “fake news”, responsáveis por afetar nosso sistema eleitoral e iludir os incautos, estão paulatinamente destruindo os veículos de imprensa, difamando os profissionais e suprimindo a

pluralidade democrática de publicações. No lugar de informação e fatos, mera propaganda de ódio adentra nossos telefones e computadores, levando entes queridos, amigos e vizinhos a comportamentos irracionais e aberrantes.

Além de tudo que já foi mencionado, nossa população vem sendo barbarizada, diariamente, pelas ‘milícias’, que, acobertados por poderosos, extorquem os pequenos comerciantes e aterrorizam moradores em busca de “taxas de proteção”, influenciando até mesmo a escolha de candidatos em diversas regiões.

Intimidado palas milícias, nosso povo sofre extorsão e se vê desalentado perante um poder público que somente se importa com a agenda de desmonte, deixando os mais necessitados ao Deus dará.

Nas relações exteriores, o Brasil deixou de ser respeitado. Em passado recente, éramos bem vistos e tidos como amigos de todas as nações. Agora, somos motivo de chacota no mundo inteiro, quando, em nosso nome, fora dos limites civilizatórios, se disparam ofensas contra chefes de estado e seus familiares – sem nenhuma preocupação com possíveis consequências.

Tudo isso permitido por grupos inescrupulosos encastelados no Poder Judiciário e no Ministério Público que encarceraram, sem qualquer base fática ou legal, o ex-presidente Lula, enquanto deixam, à solta, criminosos com evidentes provas de seus delitos.

Que todos as brasileiras e os brasileiros, civis e militares, se organizem e se unam em defesa da Constituição, do progresso social e da democracia.

Nenhum Direito a Menos!

Viva o Brasil livre, soberano e fraterno! Não vamos nos dispersar! Ditadura Nunca Mais!

Favor divulgar pelo Brasil!

Rio de Janeiro, 09 de setembro de 2019

Assinam os irmãos:

Antonio Teixeira, Dener Fabrício, Emanuel Cancella, Enrico Salvatori, Francisco Soriano, Gilberto Palmares, Guaraci Porto, José Amaral de Brito, Sergio Abadde, Vinicius Branco.

Categorias
Geral
46 comentários:
  • José MARQUES BRAGA
    13 setembro 2019 at 13:37
    Comente

    Bom texto. coerência e determinação.

  • Antonio Raimundo Pereira da Silva
    13 setembro 2019 at 14:20
    Comente

    Parabéns IIR! Devemos ser sempre verdadeiros Maçons e contribuir sempre com aperfeiçoamento e bem-estar da humanidade, levantando templos à virtude e cavando masmorras aos vícios. Viva o Brasil, com “S”!!!

  • Newton Ponce Pasini Judice
    13 setembro 2019 at 14:54
    Comente

    Amados Irmãos visíveis e invisíveis que o Grande Arquiteto do Universo sempre proteja essas vozes que com certeza não bradam no deserto mais sim em terreno fértil e formador de opiniões, três vezes parabéns …

  • Gilberto
    13 setembro 2019 at 14:57
    Comente

    Texto incrível, com verdades de A a Z.👏👏👏👏👏👏👏👵

  • Padilha
    13 setembro 2019 at 17:07
    Comente

    Expresso em singelas palavras a minha concordância com a pauta aqui tratada e tão lúcida diante do que é mais do que inegável nos meios de comunicação e na vida real.
    Meu apoio aos Irmãos que valeram-se da Sabedoria para encontrar soluções;Força do querer;Beleza para com a nossa Pátria e nosso amado povo do Brasil.
    .:

  • SERGIO ROBERTO DE ALMEIDA
    13 setembro 2019 at 17:34
    Comente

    Texto muito bem elaborado. Reflete a minha opinião. Espero que a influência maçônica possa contribuir para uma possível melhora dessa situação caótica. Parabéns.

  • SERGIO ROBERTO DE ALMEIDA
    13 setembro 2019 at 17:36
    Comente

    Belo texto. Parabéns

  • Alecio José Hermini
    13 setembro 2019 at 17:40
    Comente

    Parabéns pelo artigo. Que Deus ilumine cada vez mais as pessoas que conseguem visualizar a verdade e ajudar dar um fim nesse MAU que está assolando nosso País. Enquanto há tempo.
    Opinião: Lula livre já, para liberdade do Brasil.

  • LUIZ PAULO PERES LEONETTI
    13 setembro 2019 at 18:10
    Comente

    Essa é a maçonaria que reconheço.

  • Alexandre
    13 setembro 2019 at 20:04
    Comente

    Estou mais esperançoso, vocês que pertencem a arte Real não poderiam dar as costas para os Direitos Universais do Homem, pela Democracia e pela Soberania.
    Parabéns pela iniciativa!!!

  • CARMILTON MEIRA
    13 setembro 2019 at 20:09
    Comente

    Temos que lutar até conseguirmos mudar essa situação

  • MARIA EUFRASIA
    13 setembro 2019 at 20:10
    Comente

    Ao ler a matéria,compreendi que existem maçons e maçons.😍

  • Eduardo fabra
    13 setembro 2019 at 20:13
    Comente

    Estamos juntos en esta lucha hermanos no permitiremos la esclavitud de nuestra sociedad por este régimen soberbio . .

  • Evilásio Betim
    13 setembro 2019 at 20:14
    Comente

    Excelente matéria, são de pessoas com essa sensibilidade e conhecimento de causa que precisamos que ocupem os mais diversos cargos públicos, hoje sendo ocupados por batedores de cabeça, insensíveis, irresponsáveis e incompetentes, com raras exceções.

  • RAQUEL DO CARMO DA SILVA
    13 setembro 2019 at 20:32
    Comente

    Finalmente a maçonaria mostra que é decente. Compactuar com os desmandos desse governo nos envergonha

  • Angelo Brasil dias
    13 setembro 2019 at 20:44
    Comente

    Parabéns irmãos .’.

  • Benone José Rypl
    13 setembro 2019 at 21:53
    Comente

    Fantástica e verdadeira análise!

  • Washington Luiz Alves sobrinho
    13 setembro 2019 at 22:05
    Comente

    Estou certo que isso irá acabar, e só mostra ao povo brasileiro como realizar tal mudança, eu sou a favor de mudança no Brasil , abraço fraterno de um amigo admirador da fraternidade.

  • Luís Lima dos Santos
    13 setembro 2019 at 22:09
    Comente

    O meu respeito e admiração, pelos ideais maçónicos são invioláveis.

  • Antônio Celso Cipolla
    13 setembro 2019 at 22:52
    Comente

    Eu me senti plenamente representado nesse texto que analisa com maestria a realidade que vivemos, o período tenebroso que atravessamos.
    Não podemos esmorecer.
    Obrigado, irmãos!

  • Jurvom Moreira Bhering
    13 setembro 2019 at 23:08
    Comente

    Texto justo e perfeito!

  • José Silva do Amaral
    13 setembro 2019 at 23:17
    Comente

    Ótimo não sabia que existia maçons ‘irmãos’ com essa cultura obrigado por existirem

  • Vandeilton Ferreira
    13 setembro 2019 at 23:43
    Comente

    Acho bastante coerente o texto conforme os princípios universais da Ordem que deve sempre defender a autodeterminação dos povos, na defesa da Cultura Universal.

  • Grace Agostini
    13 setembro 2019 at 23:59
    Comente

    Parabéns aos maçons pela democracia. O povo brasileiro precisa urgentemente de vcs. Obrigada.

  • Eder
    14 setembro 2019 at 0:24
    Comente

    Parabéns pelas palavras, fico grato pelo povo brasileiro que precisa de seres humanos evoluídos como vocês!!!

  • Laudelino Marques Oliveira
    14 setembro 2019 at 0:25
    Comente

    Justo e perfeito

  • JORGE RICARDO DE LIMA COELHO
    14 setembro 2019 at 1:20
    Comente

    Meus sinceros parabéns por essa atitude digna e patriótica. Que todos saibam que não é apenas se vestir de verde e amarelo que será considerado um cidadão brasileiro. Enfim, que notícia maravilhosa essa desses dignos e nobres maçons! Meu tríplice e fraternal abraço em todos os que firmaram esse documento!

  • Marcello Zacharias
    14 setembro 2019 at 2:34
    Comente

    Divulgar isto é patriotismo.

  • EUGENIO A R MACEDO
    14 setembro 2019 at 9:11
    Comente

    Legal um pequeno grupo de maçons lembrar que este governo é entreguista. Certo é que a maçonaria está enraizada neste governo destruidor e defende fortemente as políticas privativistas de Bolsonaro. Mas é legal ver uma entidade acendendo uma vela pra Deus e uma pro Diabo.

  • Fatima Piva
    14 setembro 2019 at 12:10
    Comente

    Feliz demais pq mais.Pessoas estão acordando. É de suma importância que esses Maçons se pronununciaram, não é toda Classe, mas já é alguma coisa. Carta extremamente bem escrita onde são colocados todos os problemas que vivenciamos no Pais, diartiamente e não podemos nos acostumar e nem aguentar mais. Parabéns a Vcs JL por nos dar essa oportunidade de conhecer esse texto e ficar com fiante que “amanhã vai ser preso outro dia”…..

  • Olavo j. C. Medeiros
    14 setembro 2019 at 12:10
    Comente

    Muito bem escrito , parabéns .

  • Neilton de Lima Oliveira
    14 setembro 2019 at 12:45
    Comente

    Excelente exposição, gratificante, esperava a muito por um texto dessa magnitude vindo de irmãos da Maçonaria. Magnífico e Rico comentário escrito. Essa linha é o perfil real da Maçonaria. Glória a Deus.

  • Elias Martins teixeira
    14 setembro 2019 at 15:56
    Comente

    Certisimos vcs todos eu sempre admirei a maçonaria. Não sou membro da irmandade .mais leio muito sobre .e apoio vcs sempre !

  • Anaor Silva Antunes
    14 setembro 2019 at 16:23
    Comente

    Boas novas

  • Jorge
    14 setembro 2019 at 16:50
    Comente

    Excelente, perfeita e pertinente acarta…parabéns.

  • Denerson Paixão
    14 setembro 2019 at 17:08
    Comente

    O que farei eu pra ajudar?
    Nao quero ficar aguardando resultados…quero fazer parte das melhorias.

  • Paulo Roberto Varejão
    14 setembro 2019 at 18:18
    Comente

    Sou maçom e compartilho inteiramente das opiniões exaradas no Manifesto. Parabéns pelo posicionamento. Gostaria de estabelecer contato com o grupo Maçons pela Democracia
    Att, Paulo Roberto.

  • Fábio Roberto
    14 setembro 2019 at 19:29
    Comente

    Irmãos .
    Meu nome é fabio Roberto dias da loja Grão mestre Lauro Sodré RJ ,gostaria de ter assinado esse pronunciamento dos irmãos que foi feito com tanta propriedade intelectual , parabéns faço da suas palavras às minhas , gostaria de contribuir ,fico aqui de e a ordem

  • Elias Amorim
    14 setembro 2019 at 19:50
    Comente

    Fazer maçonaria é respeitar a dignidade do ser humano e defender a Pátria Amada. Parabéns aos maçons, homens dignos e de bons costumes que apoiam essa nobre causa.

  • Juarez Cavalcante
    14 setembro 2019 at 19:57
    Comente

    A esta Maçonaria rendo meus respeitos e mantenho meu juramento! À aquela que acolheu pilantras em seus templos e bateram palmas, renderam votos e apoios, deixo apenas meus repúdio. Parabéns PP.:IIRR.: Juarez Cavalcante MM.: Contem comigo!

  • Andrea Santos
    14 setembro 2019 at 20:54
    Comente

    Perfeito! Necessária manifestação da maçonaria em favor do Brasil!

  • Tony Paulino
    15 setembro 2019 at 7:33
    Comente

    Seria bom se a igreja católica na voz da CNBB tivesse também essa coragem.Parabéns aos maçons.

  • Maria Alice Pedotti
    15 setembro 2019 at 11:57
    Comente

    Finalmente maçons de fibra, aos antigos….. defensores da pátria para todos!! Parabéns.

  • José Gilson Silva Alves
    15 setembro 2019 at 16:14
    Comente

    Concordo em gênero número e grau, texto muitíssimo bom, pacificador e de chamamento para organização e luta. Parabéns.

  • Antônio Carlos
    18 setembro 2019 at 6:23
    Comente

    Justiça seja feita com clareza e Respeito Parabéns irmãos

  • lcmbahiense
    10 outubro 2019 at 16:23
    Comente

    Apoio, e muito bem embasado, dos Maçons pela Democracia, à Luta por um Brasil mais justo!

  • Deixe uma resposta