Governo Bozo quer censurar chargista

Em mais uma investida do governo Bolsonaro contra a liberdade de expressão, o ministro da Justiça, André Luiz Mendonça, pediu à Polícia Federal e à Procuradoria-Geral da República (PGR) que abram um inquérito para investigar uma charge de Renato Aroeira que associa o presidente Jair Bolsonaro ao nazismo.

“Solicitei à @policiafederal e à “MPF_PGR abertura de inquérito para investigar publicação reproduzida no Twitter ‘Blog do Noblat’, com alusão da suástica nazista ao presidente Jair Bolsonaro. O pedido de investigação leva em conta a lei que trata dos crimes contra a segurança nacional, a ordem política e social, em especial seu art. 26”, justificou Mendonça em uma rede social. A Associação Brasileira de Imprensa (ABI) soltou nota a respeito condenando a censura contra um trabalho humorístico (confira ao lado).

Aroeira, um dos mais consagrados chargistas do país, produziu uma charge em que a cruz vermelha de um hospital é transformada em suástica, símbolo do nazismo, numa alusão ao fato de o presidente ter incitado a invasão de hospitais com pacientes infectados pelo coronavírus. A charge publicada em blogs das redes sociais é uma crítica amparada pela liberdade de expressão, uma cláusula pétrea da Constituição brasileira. Aroeira, que faz parte do grupo Jornalistas pela Democracia, declarou ao portal 247 que “a SeCom deveria se chamar SeCen – Secretaria de Censura”.

Bolsonaro já teve um secretário de Cultura demitido por imitar Goebbels, além de ter recebido críticas da comunidade judaica por usar um slogan nazista.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS