É hora de largar o dogmatismo fiscal e rasgar a fantasia neoliberal

Por: Pedro Rossi (retirado do seu Twitter):

Como financiar o combate ao coronavírus?

Primeiro é preciso largar o dogmatismo fiscal e rasgar a fantasia neoliberal.

Temos que esquecer aquele papo de que não tem dinheiro, de que o Estado está falido. Por que isso é mito/mentira.
Tem dinheiro. Não há restrições financeiras para o gasto público, além das regras instituídas.

O governo gasta, depois o Banco Central avalia a base monetária/meta de juros e recolhe $ em troca de dívida.
O governo não precisa de dinheiro prévio, nem de taxar pra depois gastar.

Não faz sentido achar que tem que tirar de alguém para poder gastar. Não precisa tirar do policial e do professor, não precisa cortar 25% do salário de funcionários públicos. Isso só vai atrapalhar a recuperação econômica no pós-crise sanitária. A PEC Emergencial é estúpida.

Quem ganha e quem perde?

Qualquer gasto público é redistributivo. Se o Estado garantir renda para o mais pobres, $ para a saúde e para que o sistema econômico não colapse, uns ganham mais do que outros. Mas, ao evitar um caos social, a sociedade como um todo sai ganhando.

O que vai acontecer se a dívida publica subir 10% do PIB, um caos social?

Não, isso vai acontecer se o governo não gastar agora.

O aumento de dívida NÃO precisa ser revertido em seguida.
Aliás, o padrão do comportamento das dívidas soberanas mostra: dívida pública não se paga, se rola. A tentativa de reduzir dívida em seguida da crise sanitária por meio de um forte ajuste fiscal seria trágica.

Além de rasgar a fantasia neoliberal, devemos largar os mitos cultivados pela a esquerda.

A dívida pública não é um problema moral. Não há limite mágico para a dívida pública. Dar calote na dívida em moeda nacional não faz nenhum sentido. NÃO FAZ SENTIDO VENDER AS RESERVAS CAMBIAIS !

Não precisa vender dólar para financiar gastos em reais, isso mantém a dívida líquida constante e aumenta a vulnerabilidade externa. Se for usar, que financie importação de medicamentos ou empresas endividadas em dólar.

Quem acha que serão dois meses de aumento de gastos e depois voltamos para austeridade fiscal, tá enganado. O custo social disso seria enorme. Dívida pública se estabiliza com crescimento. Enquanto houver desemprego e capacidade ociosa, a política fiscal pode ajudar.

Essa crise vai mudar paradigmas em termos de política fiscal.

A realidade é tão chocante que as pessoas abandonam os dogmas. As ideias monetaristas foram por terra depois da crise de 2008/09. Agora é a vez definitiva dos dogmas fiscais.

OBS: Para o pessoal que aponta a Conta Única do Tesouro como nossa solução (tem R$1,2 tri -16% do PIB), isso é questão jurídica/contábil.

Retirando as regras fiscais do caminho usa-se a conta única. Retirando a proibição do Banco Central financiar o Tesouro Nacional, não há limites para o gasto público.

Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do Jornalistas Livres

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS