Aprovado PL da pensão vitalícia para bebês com microcefalia

Na tarde de hoje (07), a Comissão de Assuntos Sociais do Senado Federal aprovou o Projeto de Lei 255/2016, do senador e médico Eduardo Amorim (PSC-SE). Segundo Amorim a doença tem consequências graves e permanentes e a iniciativa busca reforçar o orçamento das famílias.

PL 255/16 - microcefalia

A doença

A microcefalia é uma doença congênita em que a cabeça e o cérebro das crianças têm tamanho menor que o normal para a sua idade. Ela prejudica o desenvolvimento mental e está associada a problemas de visão, audição, dificuldades de aprendizado e distúrbios neurológicos.

A recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS), anunciada no dia 09 de março de 2016, é que novos parâmetros sejam adotados para medir o perímetro cefálico de recém nascidos. O diagnóstico de microcefalia se confirmará se, para menino, a medida for igual ou inferior a 31,9 cm e, para menina, igual ou inferior a 31,5 cm. A OMS já confirmou mais de 2 mil casos de crianças com microcefalia, outros 3 mil de bebês com má formação cerebral estão sendo investigados, e pelo menos mil novos casos devem ser diagnosticados nos próximos meses.

Mães e bebês

A criança com microcefalia demanda muitos cuidados e muda a vida dos pais, segundo relatou a psicóloga Jacqueline Loureiro em entrevista ao programa Bem-Estar. Das 41 mulheres que ela aconselha no trato com o estresse e o trauma, somente 10 recebem apoio financeiro ou emocional adequado de seus companheiros.

O site Cabeça e Coração, criado pela Jornalista Maria Clara Vieira, pela estudante Maria Julia Vieira e pela economista e professora voluntária Cida Nicolau, reúne 45 relatos de mulheres, mães de bebês com microcefalia, e tem o intuito de arrecadar ajuda para essas mulheres. Os depoimentos emocionantes contam o processo de descoberta, os desafios do dia a dia e os sonhos de cada uma delas. Sonhos estes que em todos os casos estão relacionados ao bem-estar de seus filhos e filhas.

Leia alguns depoimentos:

Mães de bebês com microcefalia

Mães de bebês com microcefalia

Mães de bebês com microcefalia

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS