AMEAÇAS CONTRA O ACAMPAMENTO MARIELLE VIVE

As famílias do acampamento, localizado em Valinhos (SP), denunciam ameaças e tentativas de adulterar provas sobre improdutividade da área

Ocupação Marielle Vive em Valinhos, foto: Fabiana Ribeiro

Após a decisão da justiça (03/05) de suspender a ordem reintegração devido à ausência de comprovação de posse da Eldorado Empreendimentos Imobiliários, que sustentava uma fictícia criação de gado na área, as famílias que fazem parte do Acampamento Marielle Vive denunciam ameaças e o ingresso irregular de bovinos na área ocupada no município de Valinhos (SP).

Segundo atestam testemunhas, desde a última quinta- feira (03/05), homens vinculados aos fazendeiros têm ingressado gado de forma sistemática e certamente irregular nas áreas das fazendas São João das Pedras e Eldorado, ambas comprovadamente improdutivas. As famílias alertam sobre tentativas de forjarem provas para contrapor a decisão do desembargador do Tribunal de Justiça em torno da posse da terra ocupada.

Além disso, a ocupação Marielle Vive tem sido alvo de ataques e ameaças desde seu início. Recentemente as famílias se depararam com homens portando armas de fogo em frente à portaria e em seguida ouviram dois disparos de arma de fogo realizados na madrugada do domingo (06/05). Relatam também que homens armados intimidam cotidianamente os sem terras na entrada do acampamento. Desse modo, as famílias denunciam as ameaças e receiam sobre a segurança do acampamento.

Próximo de completar um mês na próxima segunda-feira, as 700 famílias que moram no Acampamento Marielle Vive continuam se organizando na luta contra a especulação imobiliária e em defesa da Reforma Agrária, amparada constitucionalmente.
Não aceitamos nenhum tipo de violência contra as famílias e denunciamos as agressões e ameaças.

Conclamamos as entidades de defesa dos direitos humanos, partidos políticos, sindicatos, movimentos populares e apoiadores a manifestar o repúdio a este tipo de prática e zelar pela garantia de direitos das famílias sem terra.

Fotos: Fabiana Ribeiro | Jornalistas Livres

Ocupação Marielle Vive em Valinhos, foto: Fabiana Ribeiro

Categorias
AgroecologiaDireitos HumanosDireitos SociaisMarielle FrancoMeio AmbienteMovimentos SociaisMSTOcupaçõesReforma AgráriaRegião de CampinasTrabalhadores
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta