Apresentação da Banda Sinfônica no auditório do MASP, em homenagem ao Dia da Consciência Negra. 13/11/2016. Foto: Julian Lepick / Reprodução Facebook @bandasinfonicasp

Alckmin extingue Banda Sinfônica do Estado

Criada em 1989, pela Secretaria Estadual de Cultura, a orquestra é uma das principais do país, com excelência e reconhecimento internacional

Por Bianca Araujo, especial para os Jornalistas Livres

Na manhã desta quinta-feira (9/2), no Instituto Pensarte, em São Paulo, foram demitidos 65 músicos e musicistas da Banda Sinfônica do Estado de São Paulo. Criada em 1989, pela Secretaria Estadual de Cultura, a banda é uma das principais do país, com excelência e reconhecimento internacional.

O governo do Estado de São Paulo afirma que gasta anualmente com a banda R$7 milhões de reais, segundo o governo essa verba será destinada agora para o projeto Guri que atende mais de 53 mil crianças e adolescentes em todo o estado de São Paulo. Carlos trompetista do projeto Guri, explica que sem a banda o projeto Guri também fica ameaçado, pois os músicos do projeto não terão uma banda para tocar no futuro.

Na tarde de ontem (07), foi assinado o documento para impedir a extinção da orquestra em audiência na Assembléia Legislativa de São Paulo. Documento esse que será entregue para o governador Geraldo Alckmin ( PSDB) na tarde dessa quinta-feira (08).
Para a defesa da Banda Sinfônica, foi criado o movimento SOS Banda Sinfônica, que já conseguiu a assinatura de mais de 100 mil pessoas via petição online no site charge.com.

Não podemos isolar o caso de extinção da orquestra com a série de cortes na área da Cultura que ocorre desde 2015. Oficinas culturais foram fechadas, funcionários demitidos, parcerias encerradas, dessa forma deixando de atender ao público participante dessas atividades – a população.

A Cultura é um direito universal garantido na Declaração Universal dos Direitos Humanos, não é um gasto, é um investimento a longo prazo para a sociedade. Não tem como desvincular a Cultura da Educação, ambas são esferas que se complementam para o desenvolvimento

Vale sempre lembrar que o mesmo governo que extingue a banda sinfônica dizendo cortar um custo de 7 milhões, é aquele que investe 30 milhões de reais na compra de seis caminhões blindados conhecidos como caveirões.

Confira a seguir os depoimentos dos membros da Banda Sinfônica, com edição de Joana Brasileiro, dos Jornalistas Livres:

Foto de capa: Apresentação da Banda Sinfônica no auditório do MASP, em homenagem ao Dia da Consciência Negra. 13/11/2016. Foto: Julian Lepick / Reprodução Facebook @bandasinfonicasp

Categorias
CidadesCulturaSão Paulo
Seja o primeiro a comentar

Deixe uma resposta

AfrikaansArabicChinese (Simplified)EnglishFrenchGermanItalianJapaneseKoreanPortugueseRussianSpanish

Relacionado com