A Festa do Avante e os valores da Liberdade

Por Bruno Falci e Clara Domingos, de Lisboa, especial para os Jornalista Livres 

Foto de capa: Adja Marcela Barros / Jornalistas Livres 

Foi ao fim de quarenta e oito anos de ditadura, como um grito de alívio, que nasceu a Festa do Avante. O maior festival progressista de Portugal e uma dos maiores do mundo reuniu nos dias 6, 7 e 8 de setembro partidos de esquerda dos quatro cantos do globo, nas proximidades de Lisboa, Portugal, para debater os atuais problemas que o capitalismo tem causado, prestar solidariedade às nações sob ameaças democráticas e ainda festejar a força da unidade de esquerda.

Foto: Adja Marcela Barros / Jornalistas Livres

O festival que reúne centenas de milhares de pessoas todos os anos é organizado pelo Avante!, órgão editado  pelo Partido Comunista Português (PCP). A deputada do PCP na Assembleia da República, Rita Rato, e Sandra Pereira, deputada do PCP no Parlamento Europeu, contaram com exclusividade ao Jornalistas Livres um pouco do que é a Festa do Avante e como surgiu o festival revolucionário, que já teve mais de 40 edições.

 

 

Na Festa do Avante, o  Brasil foi representado pelas tendas do PT e do PCdoB. A barraca do Partido dos Trabalhadores do Brasil teve como objetivo o fortalecimento da internacionalização da campanha Lula Livre. Foram coletadas 1147 assinaturas de pedidos de liberdade do líder popular. O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) também esteve no stand apresentando os produtos produzidos pelos trabalhadores no campo, livros que contam a história do movimento no Brasil e mostram a luta diária dessa classe camponesa.  dos camponeses. Além das intervenções políticas, a barraca do PCdoB também abrigou um restaurante com comidas típicas, onde os brasileiros emigrantes puderam se sentir mais perto de casa.

Stand do Partido dos Trabalhadores na Festa do Avante (Foto: Mauricio Moura / Jornalistas Livres)

A campanha Lula Livre, contudo, não se limitou às tendas brasileiras. Além das camisetas, bonés, adesivos e bottons facilmente (encontrado)  encontrados  em diferentes áreas do festival, a solidariedade ao ex-presidente Lula também  esteve na fala de lideranças políticas de diferentes países e momentos distintos.

Veja o depoimento de Padre Camilo, liderança política na Colômbia, perseguido e exilado no Brasil por Lula quando presidente.

 

No Ato de Solidariedade ao Brasil, realizado na tarde do domingo, toda as atenções estiveram voltadas para os problemas e possíveis soluções propostas para o país, apresentadas por Walter Sorrentino, do PCdoB; Zeca Dirceu, do PT; Igor Felipe, do MST. Sorrentino, o primeiro a ter a voz no ato, agradeceu à festa do Avante por sair em defesa do do Brasil, que, como ele descreve, vive um processo de desmanche nacional de sua soberania, da constituição, da democracia e de direitos alcançados nas últimas décadas.

Foto: Adja Marcela Barros / Jornalistas Livres

O Deputado Federal Zeca Dirceu descreveu a situação atual do Brasil como uma das difíceis já enfrentadas, já que além do desmanche nacional, tem a o autoritarismo, desrespeito e o ódio como marcas. O parlamentar relembrou e citou os números que mostram todo o progresso que as últimas décadas alcançaram até o impeachment da presidenta Dilma Rousseff. Assista na íntegra a transmissão do ato de solidariedade na Festa do Avante, em Portugal:

 

#AoVivo #Portugal#FestadoAvante #Solidariedade Momento de Solidariedade ao Brasil na Festa do Avante, realizada em Lisboa, Portugal. Acompanhe a cobertura ao vivo dos Jornalistas Livres. O festival reune dezenas de milhares de pessoas durante 3 dias.Por Clara Domingos e Bruno Falci / Jornalistas Livres

Gepostet von Jornalistas Livres am Sonntag, 8. September 2019

 

O secretário-geral do PCP, Jerónimo de Sousa, subiu ao palco de encerramento do festival Avante  para lembrar do dever do partido de continuar lutando pelo desenvolvimento de Portugal e para continuar avançando com os direitos dos trabalhadores. A multidão que assistiu o discurso de encerramento participou ativamente, cantando, aplaudindo e balançando as bandeiras vermelhas. O engajamento do público mostra o apoio que a esquerda mantém em Portugal, desde a revolução de 25 de Abril de 1974, a primeira edição da Festa do Avante aconteceu em 1976, na Feira Internacional de Lisboa.

Secretario geral do PCC, Jeronimo de Sousa foto: Adja Marcela Barros

Portugal de hoje é governado por uma histórica aliança entre as esquerdas . O Partido Socialista (PS) governa o país com uma aliança parlamentar com o Partido Comunista Português (PCP), Bloco de Esquerda (BE) e os ecologistas, “Os Verdes”.

 

#FestaDoAvante #Portugal#AoVivoDepois de três dias cheios de debates, encontros políticos, shows musicais e exposições; a Festa do Avante de Portugal chega ao fim.Dezenas de milhares de pessoas passaram pelo Avante, considerado um dos maiores festivais progressistas do mundo. Acompanhe o encerramento ao vivo a fala do secretario geral do PCP, Jeronimo de Souza

Gepostet von Jornalistas Livres am Sonntag, 8. September 2019

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS