Voluntários oferecem tutoria gratuita por whatsApp para estudantes do RN que prestarão o Enem

Por Kamila Tunênia, da agência Saiba Mais 

Em tempos de Covid-19, um dos maiores desafios dos jovens e de suas famílias é o de encontrar maneiras de seguir com os estudos e manter o foco na educação e no futuro, mesmo em regime de quarentena. A apreensão aumenta ainda mais para aqueles que pretendem encarar o Exame Nacional do Ensino Médio, sobretudo quando a realidade de muitos estudantes é a falta de condições para manter uma rotina de estudos em casa, seja pela falta de um computador, internet ou local apropriado.

Foi pensando nesses alunos que um grupo de estudantes universitários criou a iniciativa Enem do Bem, uma alternativa gratuita que oferece tutorias para quem vai prestar o exame. Todos os envolvidos no projeto são voluntários e tem como objetivo tornar o ingresso à educação superior mais acessível.

As inscrições para voluntários e alunos do Enem do Bem seguem abertas e podem ser feitas aqui.

De acordo com uma das organizadoras voluntárias do Enem do Bem, Bruna Muniz, cerca de 150 voluntários já se inscreveram para fazer parte da iniciativa:

“Sabemos que durante a pandemia, muitos alunos não tem computador ou material suficiente, por isso pensamos em reunir pessoas que tivessem algo para contribuir e ajudar. Para propagar os conteúdos, pensamos em usar o Whatsapp, que é uma rede que consome pouca internet e é minimamente acessível, por lá o estudante pode tirar dúvidas e acessar o material”, explica.

O projeto foi criado em meio ao debate sobre o adiamento do Enem, que terá as provas prorrogadas por até 60 dias, de acordo com o INEP. Mas há incerteza quanto ao prazo. O adiamento só foi possível graças à pressão popular dos estudantes e apoio do Congresso. No Senado, a mudança foi aprovada por 79 votos a 1. O posicionamento do grupo que compõe o Enem do Bem é favorável ao adiamento, segundo Bruna.

“Já perdemos quase três meses de aula, e nem todo mundo tem seus meios para estudar de forma qualificada. O ideal seria que adiassem ainda mais a prova, para compensar o tempo perdido e dar mais tempo para que os alunos possam se preparar“, argumenta.

Mesmo com as incertezas sobre o Exame, o Enem do Bem está com inscrições abertas e as tutorias já começam na próxima segunda-feira (1). De acordo com a organização do projeto, mais de 300 inscrições já foram realizadas. Além disso, mesmo após o início do projeto, mais alunos podem ser convocados, isso vai de acordo com o número de voluntários disponíveis.

“A medida que mais pessoas forem se voluntariando, mais alunos nós poderemos atender. E não só professores podem participar, mas qualquer pessoa que tenha a acrescentar conhecimento à nossa rede. Hoje temos muitos estudantes universitários como voluntários, por exemplo, pessoas que já passaram por essa fase de tensão, que fizeram cursinhos, conhecem o conteúdo e tem como repassá-lo”, reforça Bruna.

Além das tutorias sobre as matérias do Enem, o projeto ainda pretende ajudar os estudantes quanto à rotina e dificuldades para estudar, auxiliando na organização dos estudos.

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS