Unicamp: Reitor se compromete com acordo e estudantes decidem desocupar Reitoria

Os estudantes da Unicamp (Universidade Estadual de Campinas) se comprometeram a iniciar, ainda na tarde desta quarta-feira, 6, a desocupação do prédio da Reitoria, depois que o reitor José Tadeu Jorge assinou documento onde se compromete a manter todos os pontos do acordo que havia feito com os grevistas anteriormente.

Na segunda-feira, 4, a Comissão de Mobilização Docente da ADunicamp (Associação de Docentes da Unicamp), que tem colaborado na intermediação das negociações, havia comunicado aos estudantes que o reitor assumira o compromisso verbal de manter o acordo. Mas os estudantes, reunidos em plenária na noite de terça-feira, 5, decidiram que desocupariam o prédio, desde que o reitor se comprometesse, por escrito, a manter os pontos negociados.

Finalmente, no início da tarde desta quarta-feira, o reitor assinou o documento elaborado e encaminhado pela Comissão de Mobilização da ADunicamp, que também havia sido aprovado pela Comissão de Negociação dos estudantes.

Documento assinado pelo reitor
Documento assinado pelo reitor

OS COMPROMISSOS

Os três compromissos assumidos pelo reitor no documento são:

  1. Os pontos obtidos no acordo serão absolutamente mantidos e o acordo assinado imediatamente após a desocupação.
  2. No caso de apuração de eventuais atos de excesso por parte dos docentes, estudantes ou funcionários durante o movimento grevista, garante-se o processo democrático, transparente e público, sob acompanhamento da ADunicamp e da Comissão de Mobilização Docente, focalizando a ética da greve.
  3. Todos os processos em andamento encontram-se plenamente contemplados pelo item anterior.

 

 

A DESOCUPAÇÃO

O processo de desocupação será definido na tarde desta quarta-feira, numa plenária marcada para 16h.
A estimativa dos organizadores do movimento é que todos os alunos deixem o prédio até amanhã depois de, possivelmente, realizarem a limpeza do local.

Comunicação ADunicamp

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS