Trabalhador de Supermercado: o que está ruim pode ficar pior

O modelo de mercado americano como alvo do governo federal no Brasil.

Fotografia e Texto: Franci Brito, jornalistas livres

Bolsonaro sempre admitiu que seu fetiche é os Estados Unido e que esse sistema neoliberal, “é um modelo a ser copiado”. Mas o Capitão Presidente nunca explicou que a cópia pode ser só a forma de submeter a classe trabalhadora a ofícios exaustivos para enriquecer os capitalistas.

Na Flórida e nos outros 49 Estados americanos, operadores de caixa trabalham 8h por dia em pé. Exercem também duas funções, a de cobrar e de empacotar, ” é um trabalho exaustivos que nos doem as pernas”, disse uma operadora do supermercado Walmart do Lake Buena Vista (Orlando) que não quis se identificar.

Em 1872 o sociólogo Karl Marx já dizia que em um sistema capitalista “o tempo e o cansaço ficam com o trabalhador e os lucros com o burguês” . E é esse modelo que o Capitão reformado quer implantar no Brasil.

 

Segue abaixo algumas imagens do cotidiano do trabalho nas nesta rede de supermercados dos Estados Unidos.

 

 

COMENTÁRIOS

3 respostas

  1. Claro. Se tivermos 100% da população ativa com nível superior, nossa vida vai ser uma apoteose. Esqueceu de dizer onde essa gente toda vai trabalhar. Tens alguma solução mágica?

  2. É isso aí! Votem nos homens de bem, de familia, de Deus, que acabam com a violencia num toque de mágica, dando aos seus eleitores o direito de se defender com uma arma em punho, e que vão ajudar os trabalhadores de supermercados, de Havans, etc.. a serem respeitados e valorizados, dando lucro aos patrões… Quem colocou-os no poder (todos nós), pois neste país a maioria dos “votos válidos” é que manda… Vamos juntos aguardar os acontecimentos… acho que não serão bons acontecimentos para maioria da população..;

POSTS RELACIONADOS

A nova fase do bolsonarismo

Por RODRIGO PEREZ OLIVEIRA, professor de Teoria da História na Universidade Federal da Bahia O ato de 25/2 inaugurou um novo momento na história da