Trabalhador de Supermercado: o que está ruim pode ficar pior

O modelo de mercado americano como alvo do governo federal no Brasil.

Fotografia e Texto: Franci Brito, jornalistas livres

Bolsonaro sempre admitiu que seu fetiche é os Estados Unido e que esse sistema neoliberal, “é um modelo a ser copiado”. Mas o Capitão Presidente nunca explicou que a cópia pode ser só a forma de submeter a classe trabalhadora a ofícios exaustivos para enriquecer os capitalistas.

Na Flórida e nos outros 49 Estados americanos, operadores de caixa trabalham 8h por dia em pé. Exercem também duas funções, a de cobrar e de empacotar, ” é um trabalho exaustivos que nos doem as pernas”, disse uma operadora do supermercado Walmart do Lake Buena Vista (Orlando) que não quis se identificar.

Em 1872 o sociólogo Karl Marx já dizia que em um sistema capitalista “o tempo e o cansaço ficam com o trabalhador e os lucros com o burguês” . E é esse modelo que o Capitão reformado quer implantar no Brasil.

 

Segue abaixo algumas imagens do cotidiano do trabalho nas nesta rede de supermercados dos Estados Unidos.

 

 

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS

Condenado por trabalho escravo financiou presidente da CPI do MST

Tenente-coronel Zucco recebeu doação do fazendeiro Bruno Pires Xavier, condenado por manter 23 trabalhadores em condições degradantes em Mato Grosso; ele é apoiado pela Farsul, que minimizou trabalho escravo em vinícolas e quer punições mais brandas para trabalho infantil