Tornar-se HIPERVISÍVEL

Há quatro meses começamos a conversar com o estúdio Bijari sobre a renovação da nossa identidade visual.
Baseando-se no que já existia eles cuidaram criteriosamente de construir a nossa transição.

Os elementos existentes

As cores
verde/cinza

As Letras em maiúscula
lembrando referenciais de stêncil e uma informação estética de rua.

O ícone do megafone

_bijari-apresentacao-jl_v01-2

A primeira decisão foi mexer nas cores da identidade.

_bijari-apresentacao-jl_v01-4

O conceito na nova da paleta é de ter três tons  VERDE, CINZA E PRETO
e ser HIPERVISÍVEL

Exemplos de referências:

_bijari-apresentacao-jl_v01-5

A escolha da tipografia do logotipo compreendeu a exploração de várias ideias e referências, até que fosse eleita a fonte archive como base.

refs_type _bijari-apresentacao-jl_v01-11

 

As relações originais entre as palavras “jornalistas” e “livres” (um sobre o outro) foram mantidas, mas renovadas na construção da sua proporção e, por fim, o resultado compreende uma interpretação “quase sonora”, traduzida visualmente.

01_bijari-apresentacao-jl_v01-12

Quanto à renovação da linguagem do ícone: Inverte-se a relação anterior. Se antes o ícone era sintético e simplificado, uma representação, agora ele adota uma linguagem mais realista, dentro de uma linguagem de imagens em auto-contraste, como as referências a seguir:

_bijari-apresentacao-jl_v01-16

A desconstrução desta relação de representatividade permite que a palavra jornalistas venha a ser tornar invisível, e passe a representar outro significado.

A partir desta sólida REconstrução, nossos parceiros nos deixaram de queixo caído e cada vez mais próximos do encontro com um refinamento da nossa linguagem, em direção à construção de uma comunicação mais clara e efetiva.

Um passo que precisamos dar em relação ao enfrentamento dos novos desafios.

 

Quem são os nossos parceiros:

Sobre Bijari
Núcleo de criação em artes visuais e multimídia composto por um time de profissionais, como artistas visuais, arquitetos, cenógrafos, designers, planejadores, diretores de vídeo e de arte. Bijari existe desde 1998 e possui um trabalho de pesquisa calcado na convergência entre arte, design e tecnologia, e tem como objeto de interesse as narrativas, poéticas e conflitos que moldam e dão vida à paisagem urbana, seja para a criação conceitual de suas obras públicas ou entregas para o mercado de entretenimento multimídia brasileiro. Mais informações em www.bijari.com.br.

Fernando Sato foi o responsável por fazer esta conexão tão preciosa e descreve por quê:

Foto Divulgação.
Imagem do projeto “Praças (Im)possíveis”. Foto Divulgação.

Bijari? Uns caras vestidos de laranja.

Por Fernando Sato • Jornalistas Livres

Lembro de alguns encontros. Zona de Ação, com seu ringue aberto, Ocupação Prestes Maia, construindo com vários coletivos um primeiro território conjunto com o movimento de moradia.

Também no Largo da Batata, introduzindo a palavra “gentrificação” nas nossas cabeças; jogando uma galinha no Shopping Iguatemi e no Largo da Batata, de novo, para mostrar uma verdadeira diferença de classes; junto com a casadalapa em vários momentos, com a Frente 3 de Fevereiro, lutando contra o racismo e a favor de uma cidade digna para todos, os lambes do Espaço Público, dos Parques e de tantas outras lutas, e também a cruz de cassetetes e a granada-luz dando uma paulada em símbolos antiquados dos tempos pós-dramáticos.

Ah, esqueci. Nas escolas de luta criando novos discursos coletivos e junto aos Jornalistas Livres numa imersão secundarista. Encontros motivados por um posicionamento frente à vida. Uma vida que também enxergo à minha frente. Estamos do mesmo lado.

Qual era mesmo a pergunta? Quem a gente chamou pra fazer a nova identidade visual dos Jornalistas Livres? Sobre apenas isso, não sei dizer.

 

Veja também a matéria Mais luz em defesa dos Invisíveis

 

COMENTÁRIOS

Uma resposta

POSTS RELACIONADOS