28 de Abril: Aumenta solidariedade internacional à luta dos trabalhadores brasileiros

Além da solidariedade de dirigentes e trabalhadores da indústria da construção e da madeira à Greve Geral do dia 28/4 no Brasil, as entidades começaram a enviar cartas de protestos ao governo brasileiro nas Embaixadas do Brasil em Buenos Aires (Argentina), Cidade do Panamá (Panamá), Cartagena (Colombia) e Managuá (Nicarágua).

Por iniciativa do sindicato global ICM – Internacional de Trabalhadores da Construção e da Madeira estão sendo articuladas ações de solidariedade e apoio à luta dos trabalhadores brasileiros.

“A ICM está convocando a todos os seus afiliados na América Latina e Caribe para ações de solidariedade com a Greve Geral Nacional do próximo dia 28, em defesa de suas condições de trabalho e de vida e contra a terceirização irrestrita e precarizadora. É importante que os trabalhadores brasileiros saibam não estão sós: em toda parte do mundo, a grande família da ICM estará se levantando em seu apoio e solidariedade”, explica o representante da ICM para América Latina e Caribe, Nilton Freitas.

Até a tarde desta quinta-feira, foram entregues Carta de Protestos nas Embaixadas do Brasil na Argentina, Colômbia, Nicarágua e Cidade do Panamá (veja relação abaixo). A ICM e sindicatos dos trabalhadores da indústria da construção e madeira no Brasil receberam muitas cartas de solidariedade à Greve Geral de 28 de Abril de entidades da América Latina (Cuba, Peru, Colômbia e Chile).

CLIQUE – NOTA: Argentina UOCRA e ICM LAC

CLIQUE – NOTA: Sindicato Nacional da Indústria de Construção de Nicarágua

CLIQUE – NOTA: Sindicato Construção de CUBA

Cartas de Protesto ao governo brasileiro entregue nas Embaixadas do Brasil:

1. Buenos Aires, Argentina – Entregue por FOCRA – Federación Obrera Ceramista   de la Republica Argentina

2. Buenos Aires, Argentina – Entregue por UOCRA – Union Obrera de la Construcción de República Argentina (UOCRA), afiliada a la ICM

3. Cartagena, Colômbia – Entregue pelo SINTRAGYPLAC – Sindicato de Trabalhadores de GYPLAC/ETEX de Cartagena

4. Manágua, Nicarágua – Entregue pelo Sindicato Nacional da Indústria de Construção de Nicarágua

5 Bogotá, Colômbia – Entregue pela Intergremial da Construção da Colômbia

6. Cidade do Panamá – Entregue pelo sindicato dos trabalhadores da construção SITICEDPA – Panamá

Sindicato dos trabalhadores da construção do Panamá (SITICEDPA), afiliado à ICM, manifesta-se em frente à Embaixada do Brasil, na Cidade do Panamá, em apoio à luta dos trabalhadores brasileiros nesta Greve Geral de 29 de Abril.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS