Seu Davino, de 110 anos, sobreviveu à gripe espanhola e à covid-19

Seu Davino, de 110 anos e morador de Campos-RJ, saiu do hospital no dia 07 de junho, recuperado da Covid-19. A equipe do hospital comemorou. Foram 18 dias de internação e, apesar de ter chegado em estado grave, ele não chegou a ficar internado na UTI. Quando perguntado sobre o que fez para viver tantos anos, Davino diz que não se lembra. São histórias como as dele que nos ensinam sobre a força da vida.

Texto e fotos: Jean Barreto

Foto: Jean Barreto

Há cerca de quatro meses, o mundo enfrenta a pandemia da Covid-19 e em Campos a situação não é diferente. Até o dia 26 de julho, o município contabiliza 2.766 casos confirmados, destes casos, 177 vieram a óbito, segundo a prefeitura.

Histórias de superação estão ai todos os dias

A mais recente é de Davino Cordeiro, de 110 anos, que recebeu alta no dia 6 de julho do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos – CCC. Seu Davino é o primeiro idoso a vencer a doença no Norte Fluminense e segundo no estado do Rio de Janeiro.

O primeiro paciente é de Niterói e também centenário, com 110 anos.
Ele deu entrada no centro, dia 18 de junho com 109 anos, em estado grave, como relata as profissionais que cuidaram do Davino. A saída do paciente de 110 anos foi comemorada pela equipe do Centro de Controle e Combate ao Coronavírus de Campos.

Foto: Jean Barreto

“prestar cuidados ao paciente Davino foi um marco muito grande na minha vida profissional, né?! pq receber um paciente que entrou no hospital com 109 anos e ele fez aniversário aqui de 110 anos, é muito gratificante pra gente – falou Daniela Muniz, enfermeira do CCC.”

Ele ficou internado durante 18 dias na enfermaria da unidade exclusiva para tratamento de pacientes com o novo corona vírus. Ele não chegou a dar entrada na UTI e, agora segue para casa com a família de sete filhos, 11 netos e 18 bisnetos. O filho Damião, alerta sobre a doença e já planeja o Aniversário de 111 anos.

“Eu acho que isso aí é coisa séria, não é uma gripezinha. Você vê, o mundo todo tá se contaminado. Graças a Deus, meu pai se recuperou, vamos agradecer e pedir que ele chegue aos 111 anos dele, para a gente festejar – Afirmou Senhor Damião esperançoso

Foto: Jean Barreto

Gripe Espanhola

Davino nasceu em 1910 e depois da luta contra o Covid 19, relembra momentos marcantes da sua vida e do desenvolvimento da cidade, como quando a gripe espanhola matou milhares de pessoas no Brasil. A gripe espanhola foi o nome que recebeu uma pandemia de vírus influenza que se espalhou pelo mundo entre 1918 e 1919. A doença chegou no Brasil por volta de setembro de 1818 e espalhou-se por grandes centros, sobretudo por Salvador, São Paulo e Rio de Janeiro.

Trabalho

Seu Davino, começou a trabalhar aos 9 anos de idade como cortador de cana de açúcar. Já mais velho, foi trabalhar na estrada de ferro em Campos; depois, trabalhou durante muito tempo na extração de areia do rio Paraíba do Sul. “À época ainda nem havia o cais da Lapa”, lembra ele, inaugurado em março de 1958. Seu Davino ainda trabalhou na construção da Ponte Saturnino de Brito, mais conhecida como Ponte da Lapa, que foi inaugurada em 17 de outubro de 1964.

“Já trabalhei em muita coisa, já trabalhei em linha férrea; trabalhei na usina, aí depois sai e fui trabalhar na leopoldina uns tempos, mas depois deixei, morava muito longe; trabalhei com cavalo e carro de boi, uma porção de coisa. Eu não tenho mais saudade de nada (risos)… a gente lembra daqueles tempo da gente, a gente era novo, fazia tudo.”

Ao ser perguntado,sobre a sua longevidade e lucidez, Seu Davino ri e responde: “Nem me lembro mais”, entre risos.
São histórias de vida como essa que nos ensinam sobre a força da vida, tornando a história de Davino um símbolo de esperança para dias melhores.

Foto: Jean Barreto

COMENTÁRIOS

4 respostas

  1. Por gentileza, vc pode acrescentar qual foi o tratamento fornecido ao sr davino?
    Isso e importante vir a publico aos seus leitores.
    Obrigada
    Ah e ddixar publico tambem esses comentarios…

  2. eita *orra, bora toma uma “ripiuda” pra comemorar….

POSTS RELACIONADOS