Repórter do ABCDMaior foi expulsa de coletiva de imprensa por pré-candidato do PSDB

Orlando Morando, pré-candidato a prefeito de São Bernardo do Campo. Foto: Amanda Perobelli (via ABCDMaior)

Por Katia Passos

O fato aconteceu nesta segunda (25), quando o pré-candidato a prefeitura de São Bernardo do Campo, São Paulo, Orlando Morando (PSDB) expulsou a jornalista Karen Marchetti, do jornal ABCDMaior de uma coletiva de imprensa.

Karen, mesmo bastante chateada com a atitude anti-democrática de Morando, falou aos Jornalistas Livres: “Não é uma prática isolada e não é problema pessoal. Ele não permite que qualquer profissional do ABCD Maior, por não concordar com a linha editorial da empresa, exerça a profissão. A prática dele é sempre essa: pede para o repórter sair ou ele não concede entrevistas aos outros colegas”

Morando, que é deputado estadual, se afastou do trabalho para concorrer no próximo pleito em São Bernardo do Campo e lidera as pesquisas de intenção de voto na cidade, seguido por Alex Manente, deputado federal pelo Partido Popular Socialista (PPS). Por coincidência ou não, foi um dos parlamentares que votou a favor do impeachment da presidenta Dilma, em 17 de abril deste ano.

Moura Reis, diretor da Associação Brasileira de Imprensa, repudiou o fato e disse que esse comportamento não era visto nem mesmo durante a ditadura militar (1964-1985).

Os Jornalistas Livres prestam todo o apoio a querida Karen Marchetti e lamentam que fatos similares estejam cada vez mais presentes durante o duro golpe que o país vive e ressalta que atitudes como essas só fortalecem a cobertura colaborativa contra a manipulação política da mídia tradicional; pelas narrativas independentes.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS