Reforma previdenciária deixará o brasileiro na miséria

Assim como as empresas estatais, a Previdência Social também é um pilar fundamental para economia brasileira. Democraticamente a Previdência garante aposentadoria à população, aposentadoria especial, aposentadoria por invalidez, auxílio-doença além de reduzir a pobreza.

Como parte do processo de conscientização, a coordenadora da associação Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lúcia Fattrelli, foi até o Sindicato dos Eletricitários de São Paulo para apresentar um seminário sobre o sistema previdenciário que atua no Brasil atualmente e contestar as justificativas dadas pelo atual governo federal para que essa reforma tenha o apoio do povo.

Durante a apresentação, Fattorelli, comprovou que a Previdência Social brasileira não está deficitária e que os bancos são os verdadeiros causadores da crise pela qual o país está passando, pois cobram altos juros e querem monopolizar a previdência privada como capitalização que levará o povo brasileiro à fome. Os bancos influenciam no “Sistema de Dívida” para fazer com que países entrem crise e promovam reformas estruturais e perigosas como a da previdência.

Assim os bancos lucram com altos juros e capitalizações.

Os gráficos desmentem a propaganda enganosa que o governo está promovendo para ter o apoio da população para aprovar a reforma. Segundo Fattorelli e 2005 à 2015 sobrou R$1trilhão na seguridade social, dado que comprova que a previdência não está falida.

Juntamente quando os recursos da seguridade social o Brasil possui R$4 trilhões em aplicações sob o poder do governo federal que deveria socorrer estados e municípios, mas infelizmente não pode por causa da PEC do teto de gastos que limitaos investimentos do governo federal em setores fundamentais para o país, como saúde, educação e segurança por 20 anos.

Em entrevista dada para o Seu Jornal da TVT após o seminário, Maria Lúcia afirma que além das precarizações previstas para esse reforma o brasileiro também perderá o regime de solidariedade que ampara o povo em diversas situações de dificuldades.

“Essa reforma da previdência destrói o regime de solidariedade que foi aprovado por unanimidade na constituição de 1988 que além de garantir a aposentadoria também garante proteção nos casos de doenças, afastamentos, invalidez, pensão por morte”.

O que muda com a reforma da previdência

Atualmente as trabalhadoras precisam contribuir com o INSS por 30 anos e os homens por 35 anos. A idade mínima para as mulheres é de 60 anos, para os homens de 65 anos e para os trabalhadores ruais é de 55 anos para as mulheres e 60 para os homens após 15 anos de contribuição.

Com a reforma da previdência a contribuição obrigatória será de 40 anos e a idade mínima para a aposentadoria é de 62 anos para as mulheres e 65 anos para os homens.

Essas contribuições funcionarão como regime de capitalização para servir aos interesses dos grandes bancos e devolverá menos dinheiro ao contribuinte.

Essa medida foi adotada no Chile em 1981 durante o governo ditatorial e prejudica a população que hoje possa fome e vive de maneira precária devido ao sistema de capitalização que acabou com a previdência.

Calcule a idade que você se aposentará caso a reforma da previdência seja aprovada.

https://www.dieese.org.br/calculadoraaposentadoria/index.xhtml

Fontes: Seu jornal/TVT; Auditoria Cidadã da Dívida; Segurança do Trabalho NWN e Brasil de Fato

COMENTÁRIOS

5 respostas

  1. A desculpa é sempre a previdência que está afundando o Brásil, mas nos sabemos que não, pq que prós parlamentar, a mordomia nunca acaba, isso dai pode, manter, eu fico com raiva, dessa pouca vergonha, fazer Vale a lei prap esses colarinhos branco……

  2. O governo faz uma propaganda na tv q parece ser otimo essa reforma.
    Mais na realidade nao é.
    Infelizmente no nosso pais o trabalhador aposentado é tratado como um estorvo, como algo gente q atrapalha o pais. Quando na realidade sao eles q contribuiram para o desenvolvimento do pais.
    E na realidade o câncer do nosso pais sao esse bando de corruptos q estao no poder.
    Eles q fizeram com q o pais chegasse a essa crise q estamos vivendo.
    Se eles nao roubassem o dinheiro publico, ou se roubassem um pouco menos inclusive o da previdencia nos nao estariamos passando por isso.
    Bolsonaro é apenas mais um no bando.
    Se diz o certinho mais na realidade nao esta nem ai para o pais. E esse tal certinho mais cedo ou mais tarde tenho a mais absoluta certeza de q ira cair a sua mascara.
    Mais fazer o q? Se fomos nos q colocamos ele no poder agora aguenta.
    Nao votei nem nele e em ninguem, mais vivemos num pais onde a maioria das pessoas se deixam levar pelo primeiro papinho de um tal bom moço q aparece.
    infelizmente

  3. Mesmo sem essa reforma está difícil se aposentar. Trabalho com produtos químicos a minha aposen tadoria seria especial, 25 anos. Já estou com 36 anos de serviço e o INSS continua negando.Ok

POSTS RELACIONADOS