PT do Paraná é alvo de tentativa de incêndio

Dr. Rosinha, presidente estadual do Partido dos Trabalhadores. Foto: Gibran Mendes

Por Gibran Mendes, texto e foto, especial para os Jornalistas Livres

 

A sede do PT Paraná foi alvo de um novo ataque na madrugada de quarta para quinta-feira (25). Por volta das 4h da manhã duas pessoas encapuzadas atiraram colquetéis molotov na  casa onde funciona a estrutura administrativa do partido. Um dos artefatos quebrou a janela e atingiu uma das salas, mas não provocou maiores danos enquanto o outro não chegou a ultrapassar a janela. Este é o quarto atentado registrado pela organização desde março do ano passado.

 

O presidente estadual do PT no Paraná, Florisvaldo Fier, o Dr. Rosinha, anunciou que terá um encontro com o secretário estadual de segurança pública ainda na manhã desta quinta-feira (25) para pedir providências e uma apuração conclusiva sobre a tentativa de incêndio. “Vamos ao secretário de segurança para levar a nossa preocupação e pedir uma investigação profunda porque eu não posso admitir esse tipo de intolerância”, assegurou o dirigente.

 

De acordo com ele, é “muito grave” a tentativa de incêndio contra a sede de um partido. “O que eu fico muito indignado é a intolerância. Como há pessoas que não toleram o pensamento distinto, diferente do dele, que não tolera outra ideologia e coloca em risco a vida das pessoas. Em uma madrugada, se queima a sede do PT, enquanto patrimônio e documento nós lamentamos. Contudo, e os vizinhos que são moradores? Que estão dormindo e vivem aqui? Pode ter uma catástrofe com um incêndio atingindo essas residências”, completou.

 

A tentativa de incendiar a sede de um partido, típica de movimentos facistas, também levou o presidente do PT do Paraná a comparar a situação vivida recentemente com a imprensa. “Vou dar um exemplo: Todos aqui são jornalistas. Quando romperam o sigilo da fonte como aconteceu com o Eduardo Guimarães alguns acharam correto porque ele é de esquerda. Agora foi com o Reinaldo Azevedo, quer, dizer não dá para achar que não vai chegar em mim um dia. É o velho poema do Maiakovski ou do Bretch, ‘um dia levaram uma flor do meu jardim e eu não fiz nada, até que colocaram fogo na minha casa’. Então eu acho que a Secretaria de Segurança Pública deve se preocupar sim e investigar a fundo, buscar quem está fazendo isso e punir. Porque se hoje é contra o PT amanhã vai ser contra qualquer outro partido”, relacionou.

 

Violência reiterada – O novo ataque é mais um capítulo da violência contra instituições e partidos em Curitiba, sobretudo as com ligações com movimentos sociais. Em março do ano passado, durante o processo que culminou na retirada da presidenta Dilma Rousseff da Presidência da República, o partido foi vítima de três atentados e um outro caso que de início pareceu assalto a mão armada. Contudo, há dúvida dos dirigentes sobre a real motivação do crime.

 

A sede da CUT Paraná, no mesmo período, foi alvo de três ataques no período de uma semana. Pedras, foguetes que formavam uma bomba caseira e tintas foram lançadas contra a sede da entidade. Todos os ataques ocorreram durante a noite ou na madrugada.

COMENTÁRIOS

POSTS RELACIONADOS